Mísseis Kalibr da Rússia destroem navio de guerra ucraniano e armazém com mísseis Harpoon dos EUA no porto de Odessa
O MoD da Rússia acrescentou que mísseis de precisão de longo alcance baseados em navios foram usados para atingir esses alvos, informou o Sputnik.
Além de destruir a embarcação militar não especificada e o armazém, o ataque russo destruiu uma fábrica localizada no porto, que a Ucrânia usou para modificar e reparar seus navios de guerra, disse o Ministério da Defesa russo.
Embora o Ministério da Defesa não tenha dado detalhes sobre o tipo de navio de guerra que foi destruído pelo ataque, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, especificou que era uma embarcação de ataque rápido.
Os mísseis Harpoon armazenados no armazém nivelado pelo ataque russo são fabricados pela Boeing, gigante da indústria de defesa dos EUA, e foram fornecidos por Washington juntamente com outros armamentos. Eles podem carregar uma ogiva de até 225 quilos e atingir alvos a até 280 quilômetros.
Moscou pediu repetidamente ao Ocidente que pare de enviar armas para a Ucrânia, alertando que elas podem ser usadas indevidamente para atingir objetos civis ou cair em mãos erradas.
O Kremlin condenou esses carregamentos, pois apenas prolongam o conflito na Ucrânia e enfatizou que os países ocidentais não se preocupam em salvar a vida dos ucranianos. A Rússia cita a ajuda militar do Ocidente como uma das razões pelas quais Kiev abandonou as negociações para encerrar o conflito mais rapidamente.
FONTE: FARS News Agency