Radar Artisan 3D

Radar Artisan 3D

A BAE Systems assinou um contrato de cinco anos para apoiar seu radar ARTISAN no navio-capitânia da Marinha do Brasil, o navio-aeródromo multipropósito (NAM) Atlântico

O novo contrato fornecerá suporte vitalício para o radar BAE Systems ARTISAN e o DNA2 Combat Management System (CMS) associado instalado no NAM Atlântico, oferecendo disponibilidade operacional líder de classe para o navio-capitânia.

O aspecto radar ARTISAN do contrato fornecerá manutenção corretiva e preventiva, incluindo o fornecimento de peças de reposição, que serão fabricadas pela BAE Systems no Reino Unido e realizadas no Brasil. Também fornecerá uma instalação de help-desk, que será operada remotamente do Reino Unido para auxiliar a equipe no Brasil.

Um acordo de transferência de habilidades e conhecimento fará com que a equipe de radar da BAE Systems forneça treinamento prático para a Marinha do Brasil como parte de visitas regulares de engenharia ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O Almirante Cunha da Marinha do Brasil disse: “A assinatura deste contrato representa um passo relevante para garantir a total disponibilidade do sistema de combate e radar ARTISAN a bordo do NAM ATLÂNTICO.

“É um importante compromisso assumido pela BAE Systems com a Marinha do Brasil não apenas na manutenção da capacidade operacional de nosso navio-capitânia, mas também na transferência de conhecimento para nosso pessoal.”

Laurie Ellis, Head of Radar, setor marítimo da BAE Systems, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter assinado este contrato de serviço de suporte com a Marinha do Brasil.

“Nossas equipes de engenheiros estão ansiosas para trabalhar e fornecer suporte ao ARTISAN Radar e DNA2 Combat Management System para permitir que o NAM Atlântico continue seu papel vital como navio-capitânia.”

Fornecemos suporte em serviço para o radar ARTISAN que está atualmente em serviço com a Marinha Real a bordo dos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth e fragatas Tipo 23 e selecionado para o Global Combat Ship Type 26 da Marinha Real.

O radar de vigilância naval ARTISAN fornecerá ao NAM Atlântico vigilância de superfície e aérea e gestão de tráfego aéreo de aeronaves de asa fixa e de asa rotativa.

O Brasil se tornou um operador do radar com a compra do LPH HMS Ocean do Reino Unido em 2018. O elemnto DNA2 do contrato também entregará um pacote planejado de modernização do CMS do navio para lidar com a obsolescência.

NAM Atlântico – A140, ex-HMS Ocean – L12

FONTE: BAE Systems

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Camargoer.

Olá Colegas. Excelente noticia. Lembrei de quando visitei o A12, conversei com um técnico que trabalhava nele que explicou que o radar do A12 era tão potente que era preciso desliga-lo quando o navio estava próximo ao litoral para evitar interferência com os sistemas de comunicação (TV e celular). Pode ter sido conversa…. mas ele disse também que o radar do A12 foi o mais potente que operou na América do Sul (não lembro se ele disse que era o radar naval mais potente ou se era o mais potente mesmo)

Willber Rodrigues

Que inveja, adoraria visitar esse navio um dia.

Camargoer.

Olá Wilber. Foi na última vez que o A12 esteve em Santos. Depois disso, ele foi aposentado. Caso tenha chance, visite o A140 que é muito legal também. Eu perdi a chance de visitar o G40. Espero que ele volta á Santos.

Willber Rodrigues

Ops, confundí o A12 com o Atlântico, erro meu.
O Atlântico eu só conseguí vê-lo de.londe, ao lado do São Paulo, quando estava de viagem e passei de ônibus na Rio-Niterói. Achei ambos imponentes, mesmo de longe, impossível não olhar pra eles.

Salim

Tambem perdi o G40, espero que volte a Santos para visitar o mesmo. Este ano sem combustivel acho que nao vai rolar. Quanto a manutenção artsan, necessária, porem perdemos confidencialidade dados e rastreabilidade do mesmo.

Esteves

Navio precisa do radar ligado próximo ao litoral brasileiro? Potente…potente é…é o Esteves.

Adriano Madureira

“Lembrei de quando visitei o A12, conversei com um técnico que trabalhava nele que explicou que o radar do A12 era tão potente que era preciso desliga-lo quando o navio estava próximo ao litoral para evitar interferência com os sistemas de comunicação (TV e celular). Pode ter sido conversa…. mas ele disse também que o radar do A12 foi o mais potente que operou na América do Sul “ agora me veio a cabeça : E oque aconteceu com esses sistemas do A-12? “Se” ainda estiverem em posse da MB, não poderia ser usado em terra? Pois lembrei que os americanos… Read more »

Foxtrot

Olá Camargo.
Pois é, e perderam a oportunidade de aprendizados técnicos com mais esse potente instrumento.
Com certeza os Turcos aprenderão com o A-12 o que a MB não quiz aprender com os A-11 e A-12.
Já deveriam estar estudando uma versão naval do Saber-M200 etc.
Mas aqui só há integração nas FAAs, na “farra do boi” com o dinheiro público.

Esteves

O A12 não partiu. Ainda.

Foxtrot

Não sei, mas já está adquirido !

Sensato

Você é do Almirantado? Abin? MinDef? Do contrário, como tem essas certezas todas?

Esteves

Não posso dizer de onde sou. O A12 continua por aqui.

Foxtrot

Basta ler nas entrelinhas.
Uma visão crítica e criteriosa dos fatos !
Me responda, o que desenvolvemos baseado em algum equipamento ou sistema do A-11 ?
Você realmente acredita que com o A-12 foi diferente ?
E todos os equipamentos que operamos não aprenderam nada ou quase nada, aí da noite para o dia se muda.

Mk48

Quanto a potencia do radar , é verdade sim.

Camargoer.

Olá Mk48. Obrigado. O A12 era impressionante em diversos aspectos.

Esteves

Outras bandas. Frequências diferentes.

Burgos

Grande MK 48 !!!
Seja bem vindo de volta !!!
As coisas andam mais light por aqui !!!

Last edited 2 anos atrás by Burgos
Mk48

Grande Burgos !

Estou percebendo. Bom para todos !

Abs.

Camargoer.

Ola Mk48. O PN é diferenciado. Por isso é o meu favorito

Rinaldo Nery

Menos crianças aqui.

Willber Rodrigues

A MB parece que está tomando boas decisões no tocante aos cuidados e manutenção com o Atlântico, pagando pra quem sabe fazer e nos ensinando a fazer.
Tomara que aconteça o mesmo com o Bahia.

Eduardo

Se o reino unido faz correções remotas, ele acessa tudo remotamente (espionagem). Tá certo não tem nada demais para espionar, o navio mal pratica exercícios mas, mostra como são dependentes os países sem tecnologia. Não à toa existem os rumores sobre os F-35 exportados…

Camargoer.

Olá Eduardo. São coisas diferentes. A fornecedor por acessar o sistema remotamente por meio da autorização do cliente. Isso é bom porque reduz o tempo e o custo da manutenção. Este canal pode ser interrompido pelo cliente. No caso do F35 existe a mesa situação. Eu não sei dizer se o cliente pode selecionar o que o F35 enviar para a Locheed (deveria) ou se o governo dos EUA tem acesso ao que o cliente do F35 envia para a empresa. Por isso é tão importante que o cliente tenha acesso irrestrito ao código-fonte do equipamento militar, até para auditar… Read more »

Esteves

Programa fonte ou código fonte pertence ao desenvolvedor. É possível fazer checagens garantindo o funcionamento mas…acesso irrestrito ao fonte não acredito que alguém conceda.

Salvo se o programa Estiver obsoleto.

Camargoer.

Olá Esteves. Bom ter noticias suas. Estava preocupado. No caso do FX2, o edital previa acesso irrestrito ao código-fonte. Eu uso vários softwares de pesquisa que tem o código aberto para os usuários. Tudo depende do acordo entre o fornecedor e o cliente.

Esteves

Olá Professor.

Acho que depende.

Abraço e…sinto-me lisonjeado com a preocupação. Grato.

Nilo

Esteves….Esteves….Estivis em Jaú semana passada, lembrei de vc, Sorocaba, rsrsrsrsr,…..

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Putz.

Jau é longe. Depois de Araraquara. Cidade dos calçados quando os calçados vinham de Jaú. Hoje os sapatos vem da China.

Niloooooo…por que nessa terra gigante cheia de bois e boiadas não tem mais sapatarias?

Nilo

Segundo um jauense cidade referência na região, agora só abre mercado grande dizimando os pequenos, trabalho, só serviços, fenômeno na cidade “os faz tudo”, alto o custo de vida , IPTU, o mínimo para serviços de água e luz.

Esteves

A região teve queda de atividade econômica. Essa lenda do agronegócio…extremamente mecanizado, dependente de máquinas, sementes, defensivos e fertilizantes importados…bela lenda.

Por fora bela história. Por dentro…

Esteves

Bem…na guerra eles decifraram a Enigma. Vai saber se esse help desk quer dar uma espiadinha nas nossas praias.

Camargoer.

Olá Esteves. A Enigma era um dispositivo analógico com tecnologia do Sec XIX. Essencialmente, uma caixa de engrenagens que permitia um enorme número de combinações. Ao longo do Sec XX acompanhamos trẽs revoluções. A primeira foi a eletrônica (baseada nas válvulas). A segunda foi o transistor e a terceira (que ainda estamos mergulhados) é o software. Fico curioso quanto tempo levaria hoje para decifrar a Enigma usando um smartphone. Por outro lado, um bom algoritmo impõe restrições de criptografia muitas vezes superior ao que a Enigma era capaz de fazer.

Esteves

Contam a história. A HBO está reprisando. O professor que decifrou a Enigma sofreu todo tipo de perseguições e acusações. O que contam, no filme, é que haviam infiltrações de alemães e de russos e que os ingleses jogaram com isso.

Poderiam ter interrompido N ataques de UBoats contra os navios mercantes mas…mas…com o poder de escolher e decidir quem deveria viver ou morrer…preferiram processar o professor por…por…preferências sexuais. Gostava de um rebu.

A humanidade. Bela humanidade.

Camargoer.

Olá Esteves. Pelo que lembro, os poloneses tiveram papel fundamental para quebrar o código da Enigma, Inclusive, eles contrabandeara uma máquina para a Inglaterra um pouco antes da invasão nazista. Outro ponto interessante é que o código da Enigma foi quebrado por matemáticos poloneses anos antes de começar a II Guerra. Turing usou este trabalho dos poloneses para construir um dispositivo eletromecânico que decodificava as mensagens.

Esteves

Ingleses…sempre reinventando a roda.

LucianoSR71

Pior que a Enigma era a americana SIGABA, enquanto a 1ª usava 3 e depois 4 rotores a SIGABA usava 15, além de outras características que tornavam a tarefa de decifrar suas mensagens infinitamente mais difícil. Tinha ainda o sistema que misturava sons usando discos gravados e alterava frequências p/ permitir a comunicação por voz, foi utilizado p/ que Roosevelt e Churchil tivessem um canal seguro p/ conversarem, a versão portátil ocupava um caminhão.

Willber Rodrigues

Uma maneira eficiente de não se preocupar com isso seria termos nossa própria tecnologia de radares e sensores.
Mas como não temos…

Rinaldo Nery

Acho que temos. Os SABER 60 e 200 são nacionais.

Willber Rodrigues

Ok. E ambos poderiam ser usados em navios? Poderiam ser usados na, digamos, Tamandarés?
Se sim, porque ainda não foi feito?

Rinaldo Nery

Creio q podem. A pergunta é: o fabricante dos navios e a MB querem? Eu não sei. Dá p integrar o SABER 60 ao armamento antiaéreo? Também não sei.

India-Mike

Meu entendimento desse trecho do texto é completamente diferente do de vcs. O acesso remoto é entre as equipes brasileiras e o fornecedor britânico. Não entre o radar e o fornecedor.

Então se tiver alguma dúvida ou mal-funcionamento, nossas equipes terão uma assistência imediata a distância. Isso é um help-desk.

Esteves

“remotamente do Reino Unido para auxiliar a equipe no Brasil.”

Equipe de manutenção.

Mk48

Exatamente.

O cidadão que comentou sobre fazerem espionagem através do help desk é muito criativo e certamente anda vendo muito filme de ficção cientifica.

Rinaldo Nery

007 ou Missão Impossível.

Allan Lemos

Já foi decidido se é esse o radar que equipará as Tamandaré?

Bardini

TRS-4D.

Heinz

É o mais top de linha?

Alvaro

Boa tarde, muito boa essa notícia, pois é essencial a manutenção dos Radares nos navios, e ainda melhor com a passagem de ferramentas que aperfeiçoarão a área de logística da nossa Marinha. 🇧🇷

Mk48

Exato.

Aéreo

Tem alguma previsão de que este navio recupere a sua capacidade CIWS perdida quando na retirada deste tipo de armamento, na ocasião da venda para a MB?

Esteves

Phalanx presente. A29, KC390, F35, Astros…e outros, que se mostrem.

Henrique

Não… o CIWS que ele tem, e vai ter, é o Bushmaster II e a Escolta

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Mk48

Não.
Não há necessidade de um CIWS aqui onde o navio opera.
Sistema caro de manter, necessita autorizações para uso e aqui só serviriam para enfeitar o navio

Burgos

Mattoso Maia que o diga !!!🤷‍♂️

Fabrízio

Só falta ver a defesa anteaérea!

Alguma esperança ou novidade?

Esteves

Tem um tal de Phalanx na fita.

Carlos Campos

Apesar de um bom radar, ainda prefiro o da Helsoldt para as tamandaré, o que foi escolhido.

Marcelo Baptista

Oi Carlos, porque? Quais os pontos em que o Helsoldt é melhor?
Só para desenvolver o assunto.
E obvio, aprendermos.

Carlos Campos

Marcelo segundo minhas pesquisas, o Artisan é bom, mas ele é não é de GaN, esse característica, faz com que um radar seja muito mais potente com a mesma quantidade de energia gasta por radares de tecnologia anterior, além de que a Hensoldt diz que o TRS4D pode monitorar até mesmo objetos em altíssimas velocidades.

Foxtrot

Meio que fora do assunto. Mas hoje estava vendo um vídeo no YouTube sobre o aniversário a divisão de C&T da MB. Em certa parte do vídeo mostraram o SONAT. Ao que parece ele já se encontra pronto e passou por vários testes. Não entendo o porquê até hoje a MB não produziu algumas unidades do mesmo. Fico absmado como jogamos fora a imensa capacidade que temos e que é sub utilizada SONAT/SONAP, Gaivota-X, Siconta Fênix etc etc etc. Quanto ao suporte ao Artisan, realmente é impressindivel, pois é um tremendo instrumento. Uma pena não termos meios eficientes de defesa… Read more »

Thor

O SONAT e o SICONTA Fênix estão sendo instalados em três das fragatas classe Niterói.

India-Mike

Thor, vc pode por favor informar quem são as felizardas?

Foxtrot

Ótima notícia Thor, tem as fontes ?
Infelizmente a MB não divulgou isso (bom ao menos eu não li).
Graças a Deus nem tudo está perdido nesse país !

Grifon Eagle

Pessoal, não se iludam, aqui não é um portal bolsonarista e nem de direita, aqui é um portal de esquerda.

Esteves

Acho que foi em 2016. Ou 2018. Estávamos (Esteves e fofinha) dentro do carro. O carro estacionado em frente a um restaurante em cujo qual havíamos almoçado. Tranquilos. De súbito, para um veículo ao lado. O passageiro pergunta por uma rua. A fofinha, ao meu lado, prontamente explica: — Você vira pra lá e depois vira pra cá. Esteves olhou e viu as duas mãos da fofinha entrelaçadas como se tivessem dado um nó marinheiro em si. Enroladas. Pra explicar que era pra virar a primeira à direita e a primeira à esquerda…a mulher enrolou-se nesse pra lá e pra… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Marcelo Baptista

Fantástico Esteves, ótimo resumo do Brasil. heehhehe.
Mas um conselho, não zoe com a patroa, ela pode fazer vc dormir na casinha do cachorro. ehehe.

Quanto ao comentário do colega acima, huum, não alimentemos os trolls!

DanielJr

o que tem a ver com a manutenção de radar embarcado?

Deveriam mesmo é deixar um pouco de lado essas politicagens na trilogia e focar mais no assunto técnico mesmo, a conversa fica bem melhor.

Alguns fóruns mais antigos eram desse jeito e funcionava super bem, pouca briga entre os participantes, só ficavam os torcedores de cada ponto de influência/venda de armas, Rússia, EUA, Europa etc.

Esteves

Aqui não tem. Uma vez pôr vezes aparece uma opinião destoando da postagem mas os moderados tem removido com agilidade.

O que há é informação. Vinda dos editores ou dos comentaristas…informação é sempre bem vinda.

Esse radar aí da matéria tá bem limpinho. Quanto o Atlântico chegou o radar Estava bem emporcalhado.

Burgos

Só não consegui entender até hoje pq apagaram todo o banco de dados e informações salvas de Contatos inclusive da OTAN e de missões realizadas pelo navio quando ainda pelo Reino Unido !!!
Entregaram pra gente meio que “apagado” esse belo radar !!!
Como se fosse começar do zero ?!
Seria isso ?!🤷‍♂️
Ou por questão de ter informações sensíveis e que até não diz respeito a MB ?👀
Vai saber agora !!!⚓️

Leandro Costa

Até onde eu consigo ver, o portal é apolitico e apartidario.

Esteves

.

Mk48

Cadê o nosso Douto editor para responder ao rapaz ai. ?

Camargoer.

Olá Mk48. Será que precisa responder? Eu sugiro ignorar.

Carlos Campos

uma idiotice dessa e não barram o comentário, o meu as vezes por nada fica retido

Leandro Costa

Só uma dúvida, possível problema de tradução. Mas se o contrato é de cinco anos, como pode ser vitalício?

Esteves

Suporte vitalício. Contrato de manutenção de 5 anos. Como casamento. Depois renova as bodas.

Fábio

Gostei 👍🏻

Fagundes

Boa aquisição de radar de longa distância, isso ainda é um gargalo tecnológico brasileiro, torço para que a bradar e outras empresa estratégicas consigam vencer esse desafio : 3

Carlos Crispim

Euacho bizarro um país continental como o nosso possuir uma marinha que só tem 1 radar 3D , um, somente um, em toda força, é inacreditável isso!