Ambos os porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) saíram de seus portos de origem, em meio à possível visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan, que a mídia informou que poderia acontecer na noite de terça-feira.

O porta-aviões Liaoning zarpou no domingo em uma viagem de seu porto de origem em Qingdao, província de Shandong, no leste da China, e o porta-aviões Shandong partiu na segunda-feira de seu porto de origem em Sanya, província de Hainan, no sul da China, acompanhado por um navio de assalto anfíbio Type 075, informou a mídia na ilha de Taiwan na terça-feira.

Imagens de satélite comerciais estrangeiras obtidas pelo Global Times na terça-feira também mostram que o porta-aviões Liaoning não estava em seu porto de origem no domingo, um navio de assalto anfíbio Type 075 estava navegando no Mar da China Meridional no domingo e o porta-aviões Shandong estava navegando em Mar da China Meridional na segunda-feira.

Porta-aviões Liaoning CV-16 em operações aéreas

Uma reportagem da emissora estatal China Central Television (CCTV) na segunda-feira mostra que o Liaoning estava navegando no mar quando os marinheiros a bordo comemoraram o Dia do Exército.

Xu Ying, imediato do Shandong, disse em outra reportagem da CCTV na segunda-feira que o porta-aviões estava realizando uma missão de treinamento regular na época.

O PLA conduzirá mais treinamento duplo de porta-aviões no futuro, disse Xu.

As atividades dos dois porta-aviões ocorreram em um momento em que a mídia estrangeira informou que Pelosi poderia pousar na ilha de Taiwan na noite de terça-feira.

Especialistas e analistas disseram que o PLA poderia enviar aviões de combate e navios de guerra para escoltar, interceptar e afastar o voo de Pelosi se ele realmente tentar pousar na ilha de Taiwan.

Porta-aviões Shandong CV-17

De acordo com o site de notícias do U.S. Naval Institute, o USNI News, o grupo de ataque do porta-aviões Ronald Reagan da Marinha dos EUA navegou perto do lado sudeste de Taiwan no Mar das Filipinas, com analistas dizendo que poderia fornecer escolta para o voo de Pelosi.

A mídia local na ilha de Taiwan disse que o Liaoning poderia seguir para o sul e o Shandong poderia seguir para o norte, cercando a ilha de Taiwan de ambas as direções para deter Pelosi.

Ainda não se sabe se os movimentos dos porta-aviões da PLA Navy estão relacionados a Pelosi, mas semelhante à forma como a Marinha dos EUA usa seu porta-aviões para mostrar dissuasão, os porta-aviões da PLA Navy também podem servir a esse propósito, um especialista militar chinês que pediu anonimato disse ao Global Times na terça-feira.

Os porta-aviões do PLA são construídos para salvaguardar a soberania, a integridade territorial e os interesses nacionais, e cumprirão resolutamente suas missões quando o dever exigir, disse o especialista.

FONTE: Global Times – jornal apoiado pelo Partido Comunista Chinês, comentando questões internacionais de uma perspectiva nacionalista

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments