Porta-aviões USS Ronald Reagan e navio de assalto anfíbio USS Tripoli com jatos F-35B estão operando perto de Taiwan
Dois navios-capitais dos EUA e seus escoltas estão operando no Pacífico Ocidental perto de Taiwan, apurou o USNI News.
O porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN-76) e o navio anfíbio de grande convés USS Tripoli (LHA-7), com os F-35B Lighting II Joint Strike Fighters ds Marines embarcados, estão operando nas proximidades de Taiwan, no limite do Mar do Sul da China antes de uma visita ao Pacífico Ocidental da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi (D-Calif.) à região.
O USS America (LHA-6) está no porto de Sasebo, Japão, informou a Frota do Pacífico dos EUA ao USNI News na tarde de segunda-feira.
Um porta-voz do Pentágono disse ao USNI News na segunda-feira que os navios estavam operando normalmente na região e não detalharia as medidas de proteção da força para a visita do terceiro oficial de mais alto escalão dos EUA à região.
No entanto, um alto funcionário da defesa disse ao USNI News que os navios, escoltas e suas alas aéreas – já na região – estavam preparados para permanecer como uma opção de contingência. Na segunda-feira, Pequim deu a entender que haveria uma resposta militar se Pelosi viajasse para Taiwan.
A China tem “séria preocupação com a potencial visita da presidente Pelosi a Taiwan e nossa firme oposição à visita. Temos enfatizado que tal visita levaria a sérias consequências”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, a repórteres na segunda-feira, quando perguntado sobre a viagem.
“Queremos mais uma vez deixar claro para o lado dos EUA que o lado chinês está totalmente preparado para qualquer eventualidade e que o Exército de Libertação Popular da China nunca ficará de braços cruzados, e daremos uma resposta resoluta e tomaremos fortes contramedidas para defender a China. soberania e integridade territorial”.
A China vê Taiwan como uma província separatista e desencoraja os governos de lidar diretamente com Taipei. Pelosi seria a mais alta autoridade dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos.
Pelosi chegou a Singapura na segunda-feira como parte de uma delegação do Congresso à região após uma parada no Havaí que incluiu um briefing com o Comando Indo-Pacífico dos EUA, disse seu escritório em comunicado.
“Em Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão, nossa delegação realizará reuniões de alto nível para discutir como podemos avançar ainda mais nossos interesses e valores compartilhados, incluindo paz e segurança, crescimento econômico e comércio, a pandemia de COVID-19, a crise do clima, direitos humanos e governação democrática”, lê-se no comunicado.
Seu itinerário oficial não inclui Taiwan, no entanto, autoridades em Washington e Taipei disseram que uma visita é esperada, segundo a CNN.
Na segunda-feira, o Reagan, com sede no Japão, estava no Mar das Filipinas depois de transitar pelo Estreito de San Bernardino no sábado, após uma visita ao porto de Singapura e operando no Mar da China Meridional. O USS Tripoli, com sede na Califórnia, estava ao sul de Okinawa. O Tripoli tem embarcados até 20 F-35Bs. Oficiais da Marinha disseram ao USNI News na sexta-feira que seus F-35Bs não foram aterrados como parte dos problemas contínuos do assento ejetável.
Lotes específicos de assentos ejetáveis na Força Aérea, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais – incluindo F-35s – foram encontrados com componentes defeituosos. Os serviços estão em processo de liberação dos assentos para atendimento com reparos.
“Atualmente, os F-35Bs do Corpo de Fuzileiros Navais não estão aterrados, e mais de 90% das inspeções nos dispositivos de acionamento do cartucho de assento ejetável do Corpo de Fuzileiros Navais estão concluídas”, disse o major fuzileiro Jay Hernandez ao USNI News na sexta-feira.
FONTE: USNI News