O Navio-Aeródromo São Paulo (ex-PA Foch) finalmente deixou o Rio de Janeiro hoje por volta das 12h levado pelo rebocador Alp Centre de bandeira holandesa.
O São Paulo será levado até Aliağa na Turquia, onde será desmantelado.
Falando nisso…
O que a MB fez com toda a parte eletrônica ( radares, sensores ) e a catapulta dele?
Desmontaram e guardaram, ou tava tão defasado que deixaram no navio pra ser desmanchado junto?
Não existe parte eletrônica sensível no São Paulo. Os franceses retiraram todo o equipamento, pois a MB não quis pagar o preço.
Quanto a catapulta a vapor, inservivel.
Não existe mais* parte eletrônica sensível, não porque os franceses retiraram e sim porque hoje em dia são inservíveis. Tecnologia de décadas atrás. E eles retiraram sim os links de comunicações da OTAN, coisa normal que também aconteceu no NAM Atlântico.
“Quanto a catapulta a vapor, inservivel.”
Sei não viu.
Para uma boa equipe multi disciplinar pode se conseguir milagres.
Se conseguem engenharia reversa de destroços de equipamentos, imagina o equipamento completo!
Já ouvi isso de um ex-tripulante do A12. Ele dizia que as máquinas eram forçadas em demasia.. sem necessidade. E que a manutenção era de má qualidade…
Essa “pessoa” era da equipe de mecânicos…
Verdade,
Nossas FFAA não conseguem manter 12 Mi-35 comprados novinhos e com 10 anos de uso, coisa que Peru, Nicarágua e Cuba fazem a décadas. Agora dinheiro pra reformar carros blindados com 50 anos têm… As coisas andam estranhas nas FFAA brasileiras. Acho que é o resultado de misturar militares com política…
Se não tivermos nenhum equivalente no país, então vale sim o esforço de estudo e engenharia reversa desses equipamentos, mesmo que eles não sejam mais o estado da arte.
Wilber poderíamos sim….mas acho que perdemos o timing….talvez o Brasil deveria ter feito isso lá em meados de 2000 quando adquiriu a embarcação….no mesmo molde que a China fez com o Varyag/Liaoning…esses sim compraram usado, revisaram e atualizaram. “então vale sim o esforço de estudo e engenharia reversa desses equipamentos” Os estudos precisam acompanhar a tendência mundial para diminuir esse gap com 1º mundo e quem sabe um dia o Brasil vire um player que além de acompanhar, possa ditar a tendência mundial de defesa… A verdade que grande parte da população e a classe política não leva a sério… Read more »
Rui Chapéu
Visitante
2 anos atrás
ufa!
Ainda bem que foi essa jabiraca antes que mate outro marinheiro por aqui eioahioaeh
Para operar o quê nele, helicopteros?
Para para isso melhor fazer como fizemos e comprar um navio adequando. Se tivéssemos comprado o PA espanhol não teríamos como comprar os caças Harries e muito menos F-35 para operar nele.
Eu sei q é piada, mas a título de informação o São Paulo ficava atracado no AMRJ ao contrário dos demais navios da esquadra que ficam no Mocanguê – do outro lado da Baía da Guanabara. No AMRJ ficam apenas os navios em manutenção, e ali no lado norte da ilha das cobras é reservado para os NAes. O Minas tb ficava ali e hoje é espaço exclusivo pro Atlântico.
Quem pousa no aeroporto Santos Dumont vindo de Congonhas ou Guarulhos por exemplo, pode sentar-se no lado direito da aeronave e observá-lo em detalhe na aproximação ao aeroporto.
João Adaime
Visitante
2 anos atrás
O São Paulo vai ficar em boa companhia pelo menos.
Henrique
Visitante
2 anos atrás
vai…. com pouco de sorte algum peixe vai ganha uma casa pelo menos um final digno ushasuahsu
Last edited 2 anos atrás by Henrique
Agressor's
Visitante
2 anos atrás
O próximo que será trilhado por esse mesmo tipo de caminho é o nosso submarino atômico, escrevam isso que eu estou dizendo. Pois como um ditado popular já diz: “Quem não te conhece, que te compre”….. 😀
Quem realmente deveria virar museu é a Niterói, pelas décadas de serviços prestados e pela sua história.
Qual a história do São Paulo na MB, que o faça merecer virar museu?
Exato, se for pra virar museu que vire na França… Ta na hora de se encostar na India ou China e pagar o preço e tentar nacionalizar algo e depois da-lhe engenharia reversa… pais desse tamanho nao ter um NAe é vergonhoso.
A Marinha quer fazer o Museu naval na Praça XV. Poderia tê-lo feito no São Paulo. Eu concordo com seu argumento, a Niterói tem uma bela história na MB e merece mais do que o São Paulo virar um museu, mas o São Paulo oferecia excelente espaço para exposições e outros eventos que poderiam fomentar o interesse pela Marinha, pelo Mar e pela defesa nacional.
Respeitosamente, discordo de você por dois motivos:
1- qual a história do São Paulo? O que de relevante ele trouxe pra MB, que o faça merecedor de virar museu?
2- imagine o preço pra se manter o São Paulo flutuante e servir de museu…o custo/benefício valeria a pena?
matou os marinheiros, consumia recursos mesmo não sendo utilizada, uma vergonha internacional, se ele fosse museu seria para lembrar ao governo a dar valor ao dinheiro público.
Mais ou menos nesta época FHC tornou-se proprietário de um apartamento numa tal de Avenue Foch em Paris. Apenas uma coincidência. Ele nega a propriedade do imóvel, mas seu filho reconhecido com a Miriam Dutra frequenta o apartamento.
Isso só demonstra o quanto nossos políticos são hábeis em jogar pedras nos telhados de vidro dos outros, sem se preocuparem com o seu próprio telhado de vidro. Discussão sobre defesa e segurança em nosso meio político chega a ser ingênua. Falta instrução e conhecimento para a maioria. 200 anos de (in)dependência!!!
Aéreo
Visitante
2 anos atrás
Meus sentimentos aos familiares dos marujos brasileiros que perderam a vida nesta arapuca francesa. A França fez com o Brasil a mesma coisa que aquele esperto que doou um Gol avaliado em 6000 reais para a igreja. Tempos depois o pastor descobriu que o carro tinha 9000 em dividas. Este verdadeiro sonho de uma noite de verão que a MB teve cerca de 2 décadas atrás, quando seus almirantes viajavam na maionese petista de porta aviões nacional, segunda esquadra, escolta de 6000 ton, contratos com a Odebrecht e toda sorte de fantasia$. A conta chegou, na forma de um programa… Read more »
Quanta besteira heim colega. Será que só o PT fez besteira com as forças armadas? Se fosse o problema exclusivo da era PT nas forças armadas, estaríamos defasados somente uns 10 anos. O nosso problema com a defasagem das nossas forças armadas vem desde o período imperial e continua com o governo atual.
Só refrescando a sua memória, essa compra foi no governo FHC
Sem duvida Fernando, os problemas são antigos, muito antigos mesmo. Cada governo tem uma forma de lidar com as FA´s, alguns desenvolvem programas de compras (quando o período econômico permite), outro são mais benevolentes com os soldos (como este atual por exemplo), e cada governo a seu modo e ao seu contexto vai desenvolvendo relações com as FA´s, que normalmente caminham para empurrar velhos problemas com a barriga. O que me refiro ao período do PT eu estou contextualizando um período onde a MB embarca de um projeto megalomaníaco que resultou na triste situação que temos para o futuro previsível.… Read more »
Esses problemas nada tem haver com os governos do PT. O buraco é bem mais em baixo.
O único período da história do Brasil em que se tentou criar uma indústria militar com tecnologia nacional e um lampejo de projeto de nação, foi no governo do Ernesto Geisel e durou somente até o Governo do Figueiredo.
Quando entrou o Sarney, as coisas começaram a desandar e o Collor botou a pá de cal (literalmente) no assunto.
acho que o melhor ano para a MB foi 2003 onde o Nae São Paulo estava operacional e as Niterói recém recebidas do programa MODFRAG, pelas minhas contas estavam na ativa…o sao paulo,6 niteroi, 3 greenhalgh e as 4 inhauma
Deveríamos ter feito aquisições de novas embarcações nessa época para que fossem sendo substituídas gradativamente, mas….
Não que faça muita diferença na sua conta Rafael, mas em 2003 apenas duas das 6 Niteróis haviam sido entregues modernizadas a última foi em 2006 e havia também os 2 contratorpedeiros classe Pará remanescentes e 4 “Greenhalgh” totalizando 16 combatentes de superfície principais ou escoltas. . Em 2004 logo após um discurso do Presidente Lula a bordo do “São Paulo” onde se enfatizou a importância de mais e melhores meios dois dos escoltas foram retirados de serviço, uma Greenhalgh e um Pará enquanto a corveta Barroso que já estava sofrendo atrasos teve sua construção interrompida por uns 3 anos… Read more »
Em 18 anos no Brasil ele este 206 dias no mar… equivalente a 11,4 dias por ano. Isso para um navio não é nada!!!!
Tem 59 anos de uso e quando chegou ao país já era objeto para descarte. Nem deveria ter sido comprado.
E lá se vai o dinheiro do contribuinte a navegar.
Quem comprou essa lata velha, não percebeu que era uma bomba?
Quem foi vistoriar e dar um parecer, não viu que era lixo flutuante?
Franceses rindo……
Nem tanto, lembro que a venda do Foch não era unanimidade na Marinha francesa pois ele seria um backup para o Charles De Gaulle quando este faria sua primeira grande revisão e troca de combustível nuclear.
Marcelo Andrade
Visitante
2 anos atrás
Pronto, acabou essa celeuma!!! Obrigado SP / Foch !!! Já fui um defensor da MB ter PAs, mas agora prefiro uma Força de Subs convencionais e nucleares, escoltas modernas mescladas entre Fragatas leves e pesadas (Mekos e FREMMs), Navios de Apoio Logísticos e navios de Propósitos multiplos, além de uma Aviação Naval baseada em terra!! No máximo aviões com capacidade STOVL, tipo F-35B, qualé pessoal, sonhar não custa nada!!!
Marcelo
Visitante
2 anos atrás
É possivel acompanhar a trajetória dele, tal qual como acompanhamos a de aviões pelo “Flight Radar” ?
Falando nisso…
O que a MB fez com toda a parte eletrônica ( radares, sensores ) e a catapulta dele?
Desmontaram e guardaram, ou tava tão defasado que deixaram no navio pra ser desmanchado junto?
Boa pergunta.
Não existe parte eletrônica sensível no São Paulo. Os franceses retiraram todo o equipamento, pois a MB não quis pagar o preço.
Quanto a catapulta a vapor, inservivel.
Sério, que a França, fez isso?………kkkkkkkkkkk
Não existe mais* parte eletrônica sensível, não porque os franceses retiraram e sim porque hoje em dia são inservíveis. Tecnologia de décadas atrás. E eles retiraram sim os links de comunicações da OTAN, coisa normal que também aconteceu no NAM Atlântico.
“Quanto a catapulta a vapor, inservivel.”
Sei não viu.
Para uma boa equipe multi disciplinar pode se conseguir milagres.
Se conseguem engenharia reversa de destroços de equipamentos, imagina o equipamento completo!
Eu sempre achei isso… Em pleno século XXI e não tem como conseguir uma solução?
Esse navio poderia ser transformado em um hospital navegável, atender várias cidades ao redor da nossa orla marítima!
Dois motores e grupo gerador de navio mercante mesmo e um skyjump e pronto teríamos um porta aviões.
Rapaz… Do jeito que estavam com vontade se livrar desse porta-aviões e como esta defasado deve ter ido com tudo!
Verdade!
Nem acredito que to concordando com vc… rsrsrsrs
Já ouvi isso de um ex-tripulante do A12. Ele dizia que as máquinas eram forçadas em demasia.. sem necessidade. E que a manutenção era de má qualidade…
Essa “pessoa” era da equipe de mecânicos…
Verdade,
Nossas FFAA não conseguem manter 12 Mi-35 comprados novinhos e com 10 anos de uso, coisa que Peru, Nicarágua e Cuba fazem a décadas. Agora dinheiro pra reformar carros blindados com 50 anos têm… As coisas andam estranhas nas FFAA brasileiras. Acho que é o resultado de misturar militares com política…
Calmae, além de defasado não compensava o reparo, o reparo ficou muito caro para o q o navio entregaria em retorno, portanto foi descomissionado
Mesmo que tenha virado objeto de estudo aos engenheiros, não deixa de ser material obsoleto…
Se não tivermos nenhum equivalente no país, então vale sim o esforço de estudo e engenharia reversa desses equipamentos, mesmo que eles não sejam mais o estado da arte.
Wilber poderíamos sim….mas acho que perdemos o timing….talvez o Brasil deveria ter feito isso lá em meados de 2000 quando adquiriu a embarcação….no mesmo molde que a China fez com o Varyag/Liaoning…esses sim compraram usado, revisaram e atualizaram. “então vale sim o esforço de estudo e engenharia reversa desses equipamentos” Os estudos precisam acompanhar a tendência mundial para diminuir esse gap com 1º mundo e quem sabe um dia o Brasil vire um player que além de acompanhar, possa ditar a tendência mundial de defesa… A verdade que grande parte da população e a classe política não leva a sério… Read more »
ufa!
Ainda bem que foi essa jabiraca antes que mate outro marinheiro por aqui eioahioaeh
Deveria ter comprado o porta avioes espanhol.
deveriam era ter feito a manutenção completa dele na época da compra…. assim como feita com NAeL Minas Gerais na Holanda.
Para operar o quê nele, helicopteros?
Para para isso melhor fazer como fizemos e comprar um navio adequando. Se tivéssemos comprado o PA espanhol não teríamos como comprar os caças Harries e muito menos F-35 para operar nele.
Se é dessa forma como vai ser com o Sub-nuclear ? Vão se matar!?
Vai tarde. Traste velho.
agora vamos ocupar o espaço no cais com duas Fremm?
sonho meu…
Ali vai estar logo logo, o Bahia, uma ou duas Niterói
Eu sei q é piada, mas a título de informação o São Paulo ficava atracado no AMRJ ao contrário dos demais navios da esquadra que ficam no Mocanguê – do outro lado da Baía da Guanabara. No AMRJ ficam apenas os navios em manutenção, e ali no lado norte da ilha das cobras é reservado para os NAes. O Minas tb ficava ali e hoje é espaço exclusivo pro Atlântico.
Quem pousa no aeroporto Santos Dumont vindo de Congonhas ou Guarulhos por exemplo, pode sentar-se no lado direito da aeronave e observá-lo em detalhe na aproximação ao aeroporto.
O São Paulo vai ficar em boa companhia pelo menos.
vai…. com pouco de sorte algum peixe vai ganha uma casa
pelo menos um final dignoushasuahsuO próximo que será trilhado por esse mesmo tipo de caminho é o nosso submarino atômico, escrevam isso que eu estou dizendo. Pois como um ditado popular já diz: “Quem não te conhece, que te compre”….. 😀
É mais ou menos assim, querer um CAMARO, de alguma forma consigo adquirir, tudo bem.
Porém na hora de arcar com os gastos, cadê os meios financeiros.
Se bater, aí lascou de vez!
Tchau, e não volte mais…!
Uma boa oportunidade de museu flutuante perdida.
Quem realmente deveria virar museu é a Niterói, pelas décadas de serviços prestados e pela sua história.
Qual a história do São Paulo na MB, que o faça merecer virar museu?
Exato, se for pra virar museu que vire na França… Ta na hora de se encostar na India ou China e pagar o preço e tentar nacionalizar algo e depois da-lhe engenharia reversa… pais desse tamanho nao ter um NAe é vergonhoso.
A Marinha quer fazer o Museu naval na Praça XV. Poderia tê-lo feito no São Paulo. Eu concordo com seu argumento, a Niterói tem uma bela história na MB e merece mais do que o São Paulo virar um museu, mas o São Paulo oferecia excelente espaço para exposições e outros eventos que poderiam fomentar o interesse pela Marinha, pelo Mar e pela defesa nacional.
Respeitosamente, discordo de você por dois motivos:
1- qual a história do São Paulo? O que de relevante ele trouxe pra MB, que o faça merecedor de virar museu?
2- imagine o preço pra se manter o São Paulo flutuante e servir de museu…o custo/benefício valeria a pena?
matou os marinheiros, consumia recursos mesmo não sendo utilizada, uma vergonha internacional, se ele fosse museu seria para lembrar ao governo a dar valor ao dinheiro público.
se fosse com dinheiro privado por mim não teria problema. mas com dinheiro público sseria contra.
adeus
Tchau Desgraça, e não volte nunca mais
deixa o carteiro e padeiro longe disso, os culpados são os almirantes com ideias megalomaníacas
K@gada dos Almirantes na era Petê.
Quanta desinformação. Governo de Fernando Henrique Cardoso. Que por sinal também criou e implementou as bolsas sociais no nosso país.
Mais ou menos nesta época FHC tornou-se proprietário de um apartamento numa tal de Avenue Foch em Paris. Apenas uma coincidência. Ele nega a propriedade do imóvel, mas seu filho reconhecido com a Miriam Dutra frequenta o apartamento.
Isso só demonstra o quanto nossos políticos são hábeis em jogar pedras nos telhados de vidro dos outros, sem se preocuparem com o seu próprio telhado de vidro. Discussão sobre defesa e segurança em nosso meio político chega a ser ingênua. Falta instrução e conhecimento para a maioria. 200 anos de (in)dependência!!!
Meus sentimentos aos familiares dos marujos brasileiros que perderam a vida nesta arapuca francesa. A França fez com o Brasil a mesma coisa que aquele esperto que doou um Gol avaliado em 6000 reais para a igreja. Tempos depois o pastor descobriu que o carro tinha 9000 em dividas. Este verdadeiro sonho de uma noite de verão que a MB teve cerca de 2 décadas atrás, quando seus almirantes viajavam na maionese petista de porta aviões nacional, segunda esquadra, escolta de 6000 ton, contratos com a Odebrecht e toda sorte de fantasia$. A conta chegou, na forma de um programa… Read more »
Quanta besteira heim colega. Será que só o PT fez besteira com as forças armadas? Se fosse o problema exclusivo da era PT nas forças armadas, estaríamos defasados somente uns 10 anos. O nosso problema com a defasagem das nossas forças armadas vem desde o período imperial e continua com o governo atual.
Só refrescando a sua memória, essa compra foi no governo FHC
Sem duvida Fernando, os problemas são antigos, muito antigos mesmo. Cada governo tem uma forma de lidar com as FA´s, alguns desenvolvem programas de compras (quando o período econômico permite), outro são mais benevolentes com os soldos (como este atual por exemplo), e cada governo a seu modo e ao seu contexto vai desenvolvendo relações com as FA´s, que normalmente caminham para empurrar velhos problemas com a barriga. O que me refiro ao período do PT eu estou contextualizando um período onde a MB embarca de um projeto megalomaníaco que resultou na triste situação que temos para o futuro previsível.… Read more »
Qual a megalomania que veio depois? Pode enumerar?
Esses problemas nada tem haver com os governos do PT. O buraco é bem mais em baixo.
O único período da história do Brasil em que se tentou criar uma indústria militar com tecnologia nacional e um lampejo de projeto de nação, foi no governo do Ernesto Geisel e durou somente até o Governo do Figueiredo.
Quando entrou o Sarney, as coisas começaram a desandar e o Collor botou a pá de cal (literalmente) no assunto.
Belantonio em seu último passeio !
Ciao !
É a Marinha do Brasil indo embora. Mas sem tristeza, ficam os benefícios e os privilégios…
acho que o melhor ano para a MB foi 2003 onde o Nae São Paulo estava operacional e as Niterói recém recebidas do programa MODFRAG, pelas minhas contas estavam na ativa…o sao paulo,6 niteroi, 3 greenhalgh e as 4 inhauma
Deveríamos ter feito aquisições de novas embarcações nessa época para que fossem sendo substituídas gradativamente, mas….
Não que faça muita diferença na sua conta Rafael, mas em 2003 apenas duas das 6 Niteróis haviam sido entregues modernizadas a última foi em 2006 e havia também os 2 contratorpedeiros classe Pará remanescentes e 4 “Greenhalgh” totalizando 16 combatentes de superfície principais ou escoltas. . Em 2004 logo após um discurso do Presidente Lula a bordo do “São Paulo” onde se enfatizou a importância de mais e melhores meios dois dos escoltas foram retirados de serviço, uma Greenhalgh e um Pará enquanto a corveta Barroso que já estava sofrendo atrasos teve sua construção interrompida por uns 3 anos… Read more »
obrigado pela resposta caro Dalton, acredito que esforço não faltou para colocar essas embarcações em operação….já não digo o mesmo da verba…rsrsrsrs
Parabéns aos Turcos que com certeza tirarão melhor aprendizados dele !
Lá se vai nosso estoque de Amianto.
Kkkkk
Kkkkkkkkk boa
Se você quer amianto não se preocupe, a Eternit produz toneladas e faz um lobby pesado para esse produto não ser proibido no Brasil.
Valeu!!!
Em 18 anos no Brasil ele este 206 dias no mar… equivalente a 11,4 dias por ano. Isso para um navio não é nada!!!!
Tem 59 anos de uso e quando chegou ao país já era objeto para descarte. Nem deveria ter sido comprado.
E lá se vai o dinheiro do contribuinte a navegar.
Quem comprou essa lata velha, não percebeu que era uma bomba?
Quem foi vistoriar e dar um parecer, não viu que era lixo flutuante?
Franceses rindo……
iniciativa privada é demissão dos incompententes, mas milico faz cagada e vai para reserva
Nem tanto, lembro que a venda do Foch não era unanimidade na Marinha francesa pois ele seria um backup para o Charles De Gaulle quando este faria sua primeira grande revisão e troca de combustível nuclear.
Pronto, acabou essa celeuma!!! Obrigado SP / Foch !!! Já fui um defensor da MB ter PAs, mas agora prefiro uma Força de Subs convencionais e nucleares, escoltas modernas mescladas entre Fragatas leves e pesadas (Mekos e FREMMs), Navios de Apoio Logísticos e navios de Propósitos multiplos, além de uma Aviação Naval baseada em terra!! No máximo aviões com capacidade STOVL, tipo F-35B, qualé pessoal, sonhar não custa nada!!!
É possivel acompanhar a trajetória dele, tal qual como acompanhamos a de aviões pelo “Flight Radar” ?
O site similar para navios se chama Marine Traffic. É só buscar pelo nome do rebocador, que se chama Alp Centre:
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:758869/zoom:10
https://oglobo.globo.com/google/amp/brasil/noticia/2022/10/porta-avioes-sao-paulo-retorna-ao-brasil-mas-nao-recebe-autorizacao-para-atracar-em-pernambuco-por-causa-de-risco-ambiental.ghtml