Marinha planejava modernizar o porta-aviões ‘São Paulo’ de 2015 a 2019 e operá-lo até 2039
O plano estratégico da Marinha do Brasil previa o emprego do Navio-Aeródromo São Paulo – A12 (ex-PA Foch da Marinha Francesa) como uma solução intermediária até que o País tivesse condições de construir um navio novo.
A modernização do NAe São Paulo permitiria um tempo maior para projetar e construir seu substituto – com deslocamento entre 50.000 e 60.000 toneladas –, aguardando condições orçamentárias mais favoráveis.
O planejamento divulgado em dezembro de 2014 visava modernizar o navio com novos sistemas de propulsão e de energia, e repotencializar os sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves.
O navio-aeródromo (NAe) São Paulo iniciaria em junho de 2015 o Período de Modernização de Meio (PMM), depois da conclusão do projeto detalhado de modernização. O PMM durararia cerca de 1.430 dias.
Desta forma, o NAe São Paulo deveria retornar ao Setor Operativo em 2019, permanecendo em operação por mais 20 anos, até 2039. As principais pontos do PMM do NAe “São Paulo” seriam:
- a reforma de seu interior, melhorando significativamente as condições de habitação para sua tripulação;
- substituição de tubulações e fiações;
- implementação de um novo sistema de propulsão, geração e distribuição de energia;
- revitalização das fontes de geração de vapor;
- revitalização geral (com substituição de diversas peças) das duas catapultas, permitindo o lançamento de aeronaves com até 20,5 toneladas;
- revitalização (com substituição de diversas peças, incluindo os cabos) do aparelho de parada, permitindo o pouso de aeronaves mais pesadas e de alto desempenho;
- revitalização (com substituição de diversas peças) de ambos os elevadores de aeronaves, para a capacidade superior a 20 toneladas;
- modernização do sistema ótico de pouso;
- modernização dos sistemas de controle de avarias do convoo e do hangar;
- modificações e modernização dos sistemas de tratamento de águas servidas;
- modificações e modernização do sistema de ar condicionado;
- modificações e modernização das câmaras frigoríficas;
- modificações e modernização nos sistemas de ar comprimido;
- instalação de novos sistemas de defesa de ponto;
- substituição dos radares de busca combinada e de aproximação, integrando-os ao SICONTA Mk. IV; e
- instalação de novo sistema integrado de comunicações.
O custo da modernização foi estimado em torno de R$ 1 bilhão.
Novo grupo aéreo
Depois da reforma, o NAe São Paulo iria operar com os jatos AF-1 e KC-2 Turbo Trader modernizados, além dos helicópteros.
O grupo sueco Saab chegou a oferecer o desenvolvimento de uma versão navalizada do caça Gripen NG (conhecida como Sea Gripen ou Gripen Maritime), que foi selecionado pela Força Aérea Brasileira para o Programa F-X2.
As maquetes do NAe São Paulo e dos caças Gripen navais foram expostas nas feiras LAAD 2013 e 2015.
SAIBA MAIS:
‘Embarque’ no NAe São Paulo e nos detalhes de sua modernização
Ajuste Técnico entre Brasil e França para modernização do NAe ‘São Paulo’
“O planejamento divulgado em dezembro de 2014 visava modernizar o navio com novos sistemas de propulsão e de energia, e repotencializar os sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves.”
Esse mesmo planejamento falava que o Álvaro Alberto seria comissionado…
Ano passado.
Praticamente nada do que a MB planejava nessa época se concretizou, ou se concretizou na data prevista…
Eterna fase de sonhos e devaneios, PROSUPER, Segunda Esquadra e etc…
Ainda lembro dessa época.
A MB sonhando com 12 escoltas com o dobro de deslocamento das FCT, novos navios logísticos, 2° esquadra, 6 Subnuc’s, uma ala aérea de Sea Gripens…
Quando você visita as matéria do PN dessa época, é só pra dar umas risadas tristes…
A trajetória do NAe São Paulo e de sua ala aérea, na MB, servem como um retrato fiel das ilusões acalentadas pelo almirantado e do contraste com a realidade de penúria de nossa força naval.
Compraram tudo baratinho, em oportunidades que pareciam coisa do Baú da Felicidade.
Mas, como nos ensina um dos comentaristas da Trilogia, “comprar não significa operar”.
É o que acontece quando você ignora a realidade pra se basear em sonhos megalomaníacos e impraticaveis.
Exato…
O problema é que esses devaneios não acabaram. Tem quem acredite que a capitalização da Emgepron é milagrosa e que vai produzir uma receita ‘regenerativa’ de forma infinita, permitindo uma grande renovação da marinha. Mas se conseguir compensar a inflação e as perdas cambiais de forma a finalizar as 4 Tamandarés já será um grande feito. A MB não tem condição de operar, nem mesmo, a estrutura que tem atualmente. E por isso vai encolher ainda mais. Quanto mais rápido isso for aceito internamente, mais otimizado vai ser esse necessário processo. Mas se ainda continuarmos sonhando com SSN, escoltas de… Read more »
Se vc tivesse errado não estaríamos cancelando exercícios por falta de combustível ou não estaríamos tentando vender dois IKL que deveriam ter passado por PMG e deveriam estar operacionais na MB (isso só pra começar a falar, pq se começar a listar aí o comentário vai ficar bem longo).
OrOrçamento forças armadas usd 25 bi, entre os 10 maiores do mundo. Dinheiro tem. Reforma seria usd 300 mi, mais barato que uma frangueta para uso de 20 anos, fora aprendizado tecnico/operacional.
Na teoria, não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática há muita diferença…
Eu disse que não ia rolar…
Essas não são as prioridades por aqui. Nesse momento a maior preocupação das nossas autoridades militares é com a confiabilidade de nossas urnas eletrônicas…
Isso, nossas forças fazem questão de não se assemelhar com as da Suécia, Inglaterra, Austrália, Canadá, EUA e outros lugares desenvolvidos. Gastam tempo e dinheiro com o processo eleitoral, deve ser pra se igualar aos países mais atrasados do mundo.
Na cara não! Que não é pra estragar o velório…
Uma coisa não exclui e nem deveria excluir a outra… Quem deveria ter as melhores mentes da área de segurança cibernética/eletrônica? Ao meu entender, as Forças Armadas, pois em uma guerra moderna, o ataque/defesa cibernética é essencial, sendo assim, quem mais estaria apto a verificar a integridade das urnas eletrônicas? Outro questionamento que sempre fiz (desde o surgimento das urnas eletrônicas no Brasil) é o seguinte: Sempre fomos atrasados em relação a tecnologia, por que raios somos tão avançados no processo de votação? Agora comecei a fazer um segundo questionamento: Qual o motivo de tanta resistência em relação ao comprovante… Read more »
Que baboseira, daonde milico são os melhores em segurança cibernetica…milico é ultrapassado não conseguem enviar segunda via de alistamento via online…vão faze isso…. Militares são bom em capina e passa cal em arvore e deu…e gasta mal dinheiro….na verdade planejamento e serviço publico são duas coisas que não combinam
Deixa de viagem as melhores praticas de segurança, estao no sistema bancario, pois a LGPD exije, sou engenheiro de dados, consultor em banco digital, e sei como funciona de fato criptografia at rest ou at transit, proteção de dados…
Vc nao sabe o que diz. O exercito eh responsavel por seguranca cibernetica e o pessoal eh bom. Varias vezes melhor do que vc encontra e encontrara em um banco na media pela simples razao de que tem um foco mais estreito e muito mais tempo pra se especializar. Nao seja juvenil de ficar repetindo essas coisas.
“…sendo assim, quem mais estaria apto a verificar a integridade das urnas eletrônicas?”
Várias universidades federais brasileiras tem excelentes cursos e professores da área de computação científica. Eles são extremamente capacitados pra fazer uma auditoria no código fonte das urnas eletrônicas.
Nada mais justo que uma entidade civil e pública para validar o sistema e dar transparência ao processo.
Lugar de militar é no quartel.
Pena que as universidades estão dominadas pelo sincretismo comunista, então pedir para a raposa tomar conta do galinheiro já é demais não acha?
Diz o tiozão que se formou em uma universidade privada e nunca foi em uma universidade pública. Senta do lado e fica quietinho para não passar vergonha.
Pois é André,
Ia dizer a mesma coisa. Esse povo que nunca entrou em uma universidade federal criou um imaginário de um universo de doutrinação comunista.
Uma ameaça comunista que só existe na cabeça deles.
É importante citar também que muitos desses professores universitários atuam direta e indiretamente em projetos das forças armadas (como através de parcerias e orientação de alunos de pós-graduação), além de prestarem consultoria a instituições diversas (públicas e privadas).
Essa semana mesmo recebemos oficiais da Marinha na COPPE/UFRJ. Saíram de lá todos comunistas, procurando o contato da Pablo Vittar no Tinder e mandando as (ex)esposas abortarem! Incrível a doutrinação comunista!
Vixe…..senta lá Cláudia. Esquentar defunto é o fim da picada. Jesus, como tem gente que gosta de passar o pano. Triste.
O código fonte estava disponível a dez meses, ai vai ministro defesa fazer requisição pública do mesmo a duas semanas atrás. Ou e falta de organização ou e movimento político. Muito triste esta vertente de nossas forças, vergonhoso até, pois não está na sua definição constitucional, 4 linhas Ross. Porém concordo que seria fácil imprimir voto para posterior auditoria.. vota, imprimi, confere e põe urna.
O motivo de não ter voto impresso é para o eleitor não ser chantageado por coronéis e milicianos, por exemplo. O motivo das forças armadas não terem de se meter com eleições é simples: não é atribuição constitucional. Além do mais, ministros militares desse governo são partidários, participam de manifestações golpistas, postam barbaridades em suas redes sociais. Não são isentos. Não tem nem nunca tiveram a atribuição de fiscalizar urnas, eleições ou o poder judiciário. Deveriam ter vergonha na cara e se inspirar nos militares norte-americanos , britânicos, franceses e se afastar da política. Vergonha.
Igual a seleção brasileira no mesmo ano.
Acabou já dinheiro. Abrem concurso todos os anos. 80 mil de efetivo, sem navios, pra pintar meio fio
Vira o disco.
Reduzir o efetivo, não é garantia de que os recursos ficaram disponíveis para novas aquisições ou mesmo a manutenção dos meios. O atual comandante da FAB reclamou disso recentemente.
Reduzir o efetivo, não é garantia de que os recursos ficaram disponíveis para novas aquisições ou mesmo a manutenção dos meios
Já tentaram fazer para saber se não daria certo? Esse argumento é o mesmo que dizer “estou doente mas não sei se o remédio vai me ajudar então é melhor não tomá-lo e continuar doente”. Só sendo muito burro para acreditar que a MB ter 80k homens é aceitável enquanto que marinhas de águas azuis como a britânica e a francesa possuem 34k e 37k respectivamente. Use o seu cérebro, se é que tem um.
A FAB tentou, por isso que citei que o atual comandante da FAB reclamou disso. Todo orçamento público é dividido em gastos obrigatórios e discricionários, todos os gastos com pessoal(efetivo) é gasto obrigatório e não pode ser contingenciado, já os gastos com aquisições, manutenções e operações é gasto discricionário esse pode ser contingenciado e pode ser manipulado com um pouco de liberdade pelas entidades, já o origatório não pode ser mexido, somente o Ministério da Economia com aprovação do legislativo é que teria como fazer isso. Ou seja, pela estrutura atual das leis orçamentárias brasileiras, se for definido um gasto… Read more »
Uma possível redução de efetivo teria que passar pelo Congresso, não seria uma simples canetada dos comandantes das forças. O problema que você enxerga é inexistente, até porque se o gasto obrigatório fosse para 80k de homens, a MB ficaria impossibilitada de reduzir o efetivo já que deveria haver necessariamente 80k de homens em seus quadros. A redução de efetivo faria parte de uma reforma orçamentária muito mais profunda e de longo prazo, o Congresso aprovaria uma lei para diminuir o efetivo, limitando a abertura de concursos públicos e investindo na contratação de temporários para as funções que exigem menos… Read more »
Tão inexistente, que o COMANDANTE DA FAB reclamou que mesmo tendo reduzido o efetivo os valores passados como gastos obrigatórios não diminuíram.
Qual redução, camarada? Eu deixei bem claro no comentário anterior, uma reforma profunda e de longo prazo baseada em uma lei aprovada pelo Congresso. A saída de meia dúzia de gatos pingados do serviço ativo não é uma redução que trará algum resultado prático, até porque não se pode extinguir direito adquirido, mesmo se o quadro das forças armadas fosse cortado pela metade hoje, o resultado só seria percebido dentro de no mínimo uns 20 anos. Desculpe mas o seu argumento não tem qualquer fundamento. Ao usar um comentário vago do comandante da FAB como base da sua linah de… Read more »
Oxe, que loucura é essa que você está escrevendo? Está dizendo que se há previsão para os 80 mil cargos, não há o que fazer, já que a despesa é obrigatória e o orçamento irá para esse custeio de toda forma? Que viagem. Volte imediatamente às aulas de direito administrativo e de orçamento público. Não existe isso. Se o cargo não está ocupado, não haverá despesa com ele. Simples assim. O orçamento é único. Há rúbricas obrigatórias e rúbricas discricionárias. Se a razão de ser da despesa obrigatória deixou de existir (cargo ocupado), o recurso fica livre pra alocação em… Read more »
É que temos que cuidar da costa do pacífico também? Kkkk nada muda nesse país senhor
Brasil e um país continental, olha tamanho da França e olha o do Brasil, precisamos e fazer um reforma militar que orçamento defesa seja para pagamento dos militares da ativa, compra de equipamentos, pesquisa,e um aumento para 3% do PIB na defesa.
E os militares da reserva seja pagos pelo INSS.
Quer dizer que é melhor ter gente atoa?
uau, parabéns.
Não.
Quero dizer que depende da boa vontade dos políticos brasileiros, autorizar a transferencia de recursos destinados a gastos obrigatórios para os gastos discricionários.
Todos os órgãos da Administração Pública, ao menos do executivo federal, estão com “déficit” de pessoal por n motivos. Seguindo sua lógica, nas leis orçamentárias de cada ano, há recurso sendo destinado para o total de cargos existentes na estrutura funcional de cada órgão, presos nessas rubricas orçamentárias, sem possibilidade de utilização. Isso não existe. Pegando o exemplo da Receita. O déficit de pessoal deles é de milhares de cargos. Salvo engano, em 2014, eles pediram concurso para preencher parte desse déficit. O pedido foi de milhares de vagas. Nunca tinha sido autorizado. Esse ano autorizaram um concurso com, salvo… Read more »
Isso até é verdade, pois o dinheiro é carimbado. Mas qq acordo que consiga ser feito para redirecionar essa verba — poderiam até negociar um 50/50 com o governo onde 50% do valor ‘economizado’ seria retornado aos cofres da união e a outra metade repassada para as despesas discricionárias dentro do MinDef — já seria muito bem vindo. E mesmo que 100% desse valor seja retornado à união isso já seria benéfico por dois motivos: 1. possibilitaria que a verba fosse repassada a outros ministérios que (com certa boa vontade) fariam um uso melhor do que sustentar marinheiro que nunca… Read more »
E olha, a MB vai ter que andar muito com o pires na mão nos próximos anos… Excetuando-se os meios fluviais, temos cerca de 66 navios na MB. Dentre esses, 25 já passaram dos 40 anos de serviços prestados (o que não é uma regra, mas é considerado um limite tanto para a integridade estrutural como para a obsolescência de um navio). Dentro dos próximos 15-16 anos esse número vai subir para cerca de 52 embarcações, incluindo aí navios caros de repor como Bahia e Atlântico. Significa que, se fossem repostos na proporção de 1/1 (mas é claro que não… Read more »
Fazendo uma conta de padaria: Pega uma redução de efetivo de 80 mil para 60mil, com demissões em massa, infelizmente é assim que funciona o mundo capitalista, não é produtivo, não produz? Os piores saem. Deveria ser assim também com a MB ela não tem nada demais comparada a uma empresa estatal pra ser livre de reforma, de reestruturações. Claramente a mesma já não atende a necessidade do país, que é defende-lo com meios modernos. Abre um PIDV (Plano de incentivo a demissão voluntária). 20mil X 120 mil reais/ano = 2,4 bilhões reais por ano. Em 3 anos de economia,… Read more »
Por favor estudem a lei de diretrizes orçamentária de cada ano
Complementando
Tem um tal de Poder Judiciário, que deixa mandar militar concursado ruim pra fora, com muuuuuuuita dificuldade. MUITA!!!
Imagina mandar 20 mil com bom comportamento e cumprindo o dever dele.
Quem não está em navio, está nas capitanias, está em exercício, ainda q “fora d´água” etc
A Estratégia Nacional do governo q “inventou” uma 2ª Esquadra deu nisso…. agora, anos pra solucionar….
Nossa MB deveria ter de 30 a 40 k homens tem 80 k, vc deveria pesquisar qto custa salário,manutenção, locação meios, equipamentos, treinamento para tudo isto. Com este valor vc consegue treinar e equipar a tropa com qualidade.
Pois é Para o fundo eleitoral tem bastante dinheiro disponível: O montante de R$ 4.961.519.777,00 representa a maior soma de recursos já destinada ao Fundo desde a criação, em 2017, e foi distribuído entre os 32 partidos políticos registrados no TSE com base em critérios específicos. Mais uma vez, o Partido Novo (Novo) renunciou ao repasse dos valores para financiar as campanhas políticas de candidatos e sua cota será revertida ao Tesouro Nacional. O União Brasil (União), sigla resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL), receberá o maior montante, com mais de R$ 782 milhões.… Read more »
Quando é pra instituir um R O U B O legalizado o politico tralha 24/7 pra fazer acontecer
Pensei o mesmo, 1 bilhão para um país como o Brasil é tranquilo, mas doi d+ ver esse dinheiro tão mal gasto como nesses fundos partidários… Depois esses deputados vem com a maior cara de pau dizendo que o custo da democracia…
Rodrigo,
O orçamento militar brasileiro é de 85 bilhões de reais por ano.
Então, essa desculpa que não tem grana pra nada realmente não cola.
E sim, o fundo partidário é uma vergonha.
Orçamento q inclui, o q em outros países não é incluído.
Desproporcional comparação.
Isso não é fato, pois a maioria dos países q possuem regimes especiais incluem despesas como previdência militar, pensões, plano de saúde etc em seus orçamentos. Agora, se o militar quer ter previdência diferenciada, saúde diferenciada etc etc vc acha justo q essa despesa não saia do seu próprio orçamento? ‘Mas o militar é descontado na folha de pagamento por esses benefícios’ dirão alguns. É verdade, mas mesmo assim estes são (muito) deficitários. Para se pagarem, o desconto deveria ser muito superior. Mas isso o militar não quer. Entrar no SUS e se aposentar pela previdência pública como a imensa… Read more »
Acho q deveria ir pra aposentadoria normal igual a todos.
E ganhar o q não ganha de benefícios ou trabalhar só 40 hrs, sem disponibilidade.
Seria um sonho
Agnelo,
Você pode citar exemplos?
Caro Agnelo. Os gastos com pessoal ativo e inativo são contabilizados como gasto de defesa no mundo todo, assim como o gasto de pessoal ativo e inativo dos profissionais da área de saúde são contabilizados neste setor e do pessoal ativo/inativo é contabilizado na área de educação. A gente já discutiu isso inúmeras vezes.
Achei a estimativa extremamente barata. Substituir geração de energia, vapor, cablagem, elevadores, aparelho de recuperação e sistema de lançamento… praticamente um navio novo, aproveitando quase que só o casco.
De fato. Mas o maior problema para terem abandonado a modernização, foi que o risco do navio não atingir o desempenho esperado ficaram muito altos assim como os custos.
No fim a MB considerou que os riscos eram grandes demais.
Sim, eu me lembro. Mas acho que eles pediram consultoria no lugar errado heheheheh
O problema todo foi que os ingleses ofereceram um porta helicópteros semi novo pelo valor que a marinha iria gastar para modernizar o sao paulo !!!!
Ai a proposta foi irrecusável !!!
Na mesma hora a marinha deu baixa no são Paulo !!!!
Um não exclue o outro, até pelo nr irrisório de meios de ‘combate’ que temos.
Asumiu a incompetência. Risco sempre tem, veja classe inhauma. Submarino espanhol, australiano, classes de navios americanos. Se tem medo de assumir riscos e trabalhar forte para minimizar os mesmos, vai pra reservae seja honesto, pois não pode ser mandado embora. Maldito corporativismo que não afasta estes aboletados serviço público.
Isso sem considerar o maior custo que seria o de montar a ala aérea e a força de escolta. Um NAe operando com A4, fraco de defesas AA e com escoltas insuficientes ou inadequadas não é nada além de um caixão mega caro para pobres marinheiros.
é que vc esqueceu o coefiente de multiplicação BR x coef. de metas alcançadas, planeja-se com um valor e com um prazo, aí multplica-se por 3 tanto o prazo qto o valor inicial e qto as metas alcançadas aí multplica-se por 0,7! Pronto aí chegamos na realidade.
Em entrevista alegando porque a MB desistiu da modernização do Nae A12, o comandante da marinha disse, se não me engano, que o Naval Group pediu 1,5 bi e o entrevistador disse: 1,5 bi de reais…. o comandante o interrompeu, dizendo: quem falou em reais, estou falando em dólares.
Portanto essa estimativa de 1 bi de reais esta completamente fora da realidade.
A conta era US$ 1 Bilhão…e não em reais….
A MB é a que mais sonha e a que mais rasga dinheiro.
Uma força que não adquire nada fabricado no país
Quando fez as corvetas da classe Inhaúma, ficou aquela porcaria que todos conhecemos.
Olá Pangloss. Por outro lado, pelo que sabemos, a Barroso ficou muito boa Mesmo que as Inhaumas tivessem sido fabricadas no Japão, elas teriam os mesmos problemas de projeto. Assim como se a Barroso tivesse sido feita na França, ela teria as mesmas características.
HaHAaHaHaAHAHaHaHaHAAHAHaHaAHaHaHAAHaHaHahaAHAHAHaHaHaHaHaHAAHaHaHaHAAHaHaHaHAAHAHaHaHAAHAHaHAAHaHAAHAHaHaAHAHAhaHAAHAHAHaAHAHAHaHaAHAHaHaAHAHAHaHaAHAHaHaAHAHaHaHaAHAhAHaHAaHa
*respira*
HaHAaHaHaAHAHaHaHaHAAHAHaHaAHaHaHAAHaHaHahaAHAHAHaHaHaHaHaHAAHaHaHaHAAHaHaHaHAAHAHaHaHAAHAHaHAAHaHAAHAHaHaAHAHAhaHAAHAHAHaAHAHAHaHaAHAHaHaAHAHAHaHaAHAHaHaAHAHaHaHaAHAhAHaHAaHa
Essa nossa Marinha é uma ótima contadora de piadas.
US$ 1 bilhão era uma estimativa barata para essa modernização, e se a MB tivesse uma governança bem estruturada, a reforma do A12 seria bastante exequível…
Só não consigo engolir essa proposta de Sea Gripen…
O gripen, como descendente do Viggen, e a Saab, como engenharia de ambos, possuem pontencial factível para isso.
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Dinheiro tinha e a prioridade foi dada os Subs. Não se pode ter tudo. O scorpenes ainda teriam sua equlizacao financeira operacionalizado no tempo.
Plano de reforma perfeito. Não deixando nada para trás.
E tornando o Sao Paulo zero bala.
Por que não saiu?
Porque seria desprotegido, a Marinha não teria um grupo correto de escoltas e apoio para ele.
Quando comprado foi uma pechincha e serviu o que deu para servir.
Agora é bola pra frente com novas doutrinas… O que acredito ser melhor…Fundamentalmente… SubNucs e mísseis.
Na verdade, não saiu porque os custos subiram muito mais que o esperado assim como o risco do navio não entregar um desempenho satisfatório. Com isso concluíram que o risco não valia a pena.
Essa conversa da reforma do São Paulo me lembra o paradoxo do navio de Teseu. Trocariam quase tudo do navio original.
“A modernização do NAe São Paulo permitiria um tempo maior para projetar e construir seu substituto …aguardando condições orçamentárias mais favoráveis…”
Tais condições nunca irão acontecer enquanto continuar essa mentalidade ultrapassada e esse gerenciamento porco dos recursos da arma.
_As principais pontos do PMM do NAe “São Paulo” seriam: a reforma de seu interior, melhorando significativamente as condições de habitação para sua tripulação; substituição de tubulações e fiações; implementação de um novo sistema de propulsão, geração e distribuição de energia; revitalização das fontes de geração de vapor; revitalização geral (com substituição de diversas peças) das duas catapultas, permitindo o lançamento de aeronaves com até 20,5 toneladas; revitalização (com substituição de diversas peças, incluindo os cabos) do aparelho de parada, permitindo o pouso de aeronaves mais pesadas e de alto desempenho; revitalização (com substituição de diversas peças) de ambos os… Read more »
Valores da época, possivelmente.
Não. A Proposta Especial entregue pelo Naval Group à MB previa o montante de US$ 1,5 bilhão
Olá L.M. De fato, eu lembro que a proposta era superior a US$ 1 bilhão.
1 bilhão só pra parte de motor, casco, propulsão e geração de energia pro navio poder empurrar água.
Se for pra parte eletrônica, radar, sensores, catapultas e instalar algum sistema de defesa de ponto meia-boca, pode colocar mais 1,5 ou 2 bilhões nessa conta aí.
E isso pra não falar na ala aérea…
A MB tem que parar de querer navio – tem que querer botar um homem em Marte. Isso ela consegue…
Daqui a 10 anos a MB sera maior que a Marinha Chinesa….em numero de marinheiros não de navios!
Dá época do Brasil Puthenfia ainda.
Não, do Brasil do Plano Real.
você não sabe do que eu falei, a ideia de reformar era de 2014, e antes disso já era pra ter se livrado desse encosto sugador de dinheiro assassino
Sugestão de leitura sobre o assunto…
AS GARRAS DO CISNE!
É uma baita comédia!
Só o título já garante o posto de “A MAIOR PIADA SE TODOS OS TEMPOS EM TODO MUNDO!
A MB tem que focar em submarinos, principalmente no nuclear, esses sim fariam total diferença em cerco marítimo, esse PA mesmo modernizado seria um excelente alvo para uma marinha do nível da OTAN.
Não acredito que a MB conseguirá concluir o SSN. Parece que o que interessa, mesmo, é manter o programa em coma induzido, tragando recursos de toda ordem, indefinidamente.
Planejava isso..mas temos algumas bandas de música na marinha mais de 300 dentistas…e algo único a maior marinha em terra do mundo…
Maior marinha em terra do mundo. 80 mil de efetivo.
Com esse 1 bilhão torrado nesse elefante dá pra fazer umas 12 patrulhas Classe Macaé novinhas, que é o que precisamos.
Esse 1 bilhão, foi o valor estimado na época caso a modernização fosse adiante, como não foi esse dinheiro não foi sequer pedido. Diferente do dinheiro para construir as Macaé, que foi sim pedido e foi autorizado, só não veio mais porque o estaleiro faliu.
Eu até entenderia que um plano otimista como este, fosse pensado e divulgado durante os eufóricos anos Lula, mas em 2014 já estávamos na era Dilma e a economia já ia mal, descendo ladeira sem freios.
Ou seja, já na época a Marinha vivia de devaneios…
Fizeram bem. Com drones disparando mísseis por uma relativa ninharia, um porta-aviões é um alvo valioso demais, em vidas e valores. Careceria de escoltas à altura, além do que um só não resolveria, e não temos recursos humanos ou materiais para mais de um.
Na humilde opinião deste curioso, o melhor que fazem é armar o Atlântico e os escoltas que temos com UAVs e atualizar a doutrina de acordo.
Não faz sentido. 1 bilhão de reais não passa de 300 milhões de dólares.
Dotar um navio aeródromo com defesa de ponto custaria em torno disso.
Ala aérea com capacidade de levar e lançar mísseis. Mísseis anti navio. Escoltas. Exercícios. Navios de apoio logístico. Navios anfíbios para desembarque.
Quem sonhou isso? Houve uma comissão? Existiram estudos além desses sonhos marinheiros?
Essa era a idéia, foi pra isso que FHC o comprou, juntamente com os Skyhawks do Kuwait, mas aí vieram o Lula, o PT, o Jobim, e…
Olá Cançado. E depois veio a Dilma, o Temer e o Bolsonaro…. veja só.
Tem os Tracker chegando, MB e muito…. sei la o que.
Se não gastassem tão mal o orçamento com certeza não seria algo impeditivo. De tudo descrito acima, o mais difícil seria um novo sistema de defesa de ponto (que poderia ser uma versão naval da TORC-30mm com sua munição 3P). Aposto que quando os Turcos receberem o navio ele será modernizado, reequipado e rearmado com sistemas locais. Depois disso, muito em breve eles fabricarão um novo navio local. Quanto ao grupo aéreo, uma pena a MB não ter aceito os Vikings 3B, Cobra, e com um pouquinho mais de esforço mental, apostar no Tejas naval ou Hurjet naval (que com… Read more »
também acredito nisto.
duvido que ele seja desmontado.
será posto para navegar novamente
E tem mais…aposto que irão colocar o Nae São Paulo para operar novamente, e não vão gastar nem US$ 1,5 bi…. e representará um enorme valor militar na região. Catobar ou Stobar….
Veremos.
Exatamente Carvalho.
Infelizmente estamos no Brasil e nada aqui é levado a sério.
Também acredito que os Turcos farão isso com investimentos muito menores, sem falar na enorme variedade de armas e sistemas de EW autóctones da indústria turca.
Não querendo duvidar da capacidade da MB de fazer um orçamento adequado da modernização, mas esse valor de 1 bilhão de reais saiu da terra de Nárnia? Até porque, fosse custar só isso, não faria sentido algum desativá-lo – um NAe, mesmo que operando com uma ala aérea composta por A4s modernizados, ainda é um NAe.
A cotação do dólar em 2014 era de cerca de R$2.35 então isso seria mais de R$2bi em valores de hj. Seria próximo ao valor de uma Tamandaré. Não vou entrar na discussão se valeria a pena ter apenas 3 FCT para ter o São Paulo de volta operacional (sem incluir os custos operacionais dele… apenas a reforma) mas acredito que um fator que pesou muito na época foi o risco da operação. Lembro de ter lido coisas como ‘50% de chance de sucesso’…
Olá India. Exato. Pelo que lembro da entrevista do comandante da MB na época era que a incerteza sobre o resultado. Havia uma grande risco do navio ainda ter problemas operacionais após a reforma. Caso a MB tivesse uma garantia ou certeza do resultado, teria valido a pena a reforma, sem dúvida. E se desse errado?
O sensato seria a reforma propulsão na França e aqui retirar catapultas ( mantendo sistema de cabos ) e colocar rampa. Daria para operar caças, tracker, reabastecimto, helicópteros ataque/transporte. Sairia com menor custo, sem risco e com projeção defesa em todo Atlântico Sul.
Nossa Marinha não tem nem o básico para ser considerada uma marinha de verdade e queria gastar 1 bilhao na reforma de um navio com mais de 50 anos de idade?? O almirantado escarra e cospe na cara dos contribuintes
Sempre tive uma dúvida referente ao tamanho das forças armadas em número de pessoal e o quanto isso impacta na verba destinada a mesma, em matéria de Marinha e Força Áerea vejo um número de formaturas de praças por ano em uma quantidade muito elevada para poucos meios navais e aéreos, boa parte desse efetivo permanece no sudeste então qual a utilidade na quantidade desse pessoal dentro das forças ? Acredito que a mentalidade de hoje dos jovens que buscam entrar nas forças é apenas buscando a estabilidade financeira enquanto que assuntos relevantes como o emprego fim das forças armadas… Read more »
Calma, calma, pessoal, nossos “prestigiados” militares e seu comandante chefe estão trabalhando duro “no tocante” às urnas eletrônicas. Isso não é suficiente pra vocês? Prioridades, como dizem… Haha, bem típico de república bananeira mesmo. E tem gente que aplaude esse circo de horrores. Inacreditável.
Mesmo assim, vamos ver o lado bom: a MB fugiu de uma encrenca ainda maior. A decisão pelo Atlântico foi muito mais acertada, aparentemente.
E tem outra aberração…
Se não tem um Porta Aviões ativo, para que manter os A4 em operação?
Aviões desatualizados, sem autonomia, não tem onde decolar/pousar sob o mar, sem capacidade de misseis anti navio e por ai vai..
Esse é só um caso de mal uso ou incompetência com dinheiro público!
O dinheiro pode até não ser suficiente, mas é muito mal gasto, beira a improbidade administrativa.
Porta aviões é caro de adquirir e de manter. Só a ala aérea demanda bilhões em aquisição e manutenção e a embarcação nem se fala…. e ainda precisa de uma grande escolta com submarinos, fragatas, navios-tanque e etc… NÃO É PARA POBRE!!!!!
Nosso país não pode ter/manter um e nossa esquadra, está perdendo unidades que não serão repostas tão cedo, imagina manter um GT capitaneado por um NAe.
Repito:
NAe NÃO É PRA POBRE!!!!!!!!
Mais um devaneio da MB… Então que construísse um novo ao invés de trocar quase tudo, exceto o casco. Típico exemplo da Série Delírios dos Almirantes. Agora, dinheiro para escolta, já é um outro problema, nunca encarado de frente.
Ola Galante. Pelo que lembro, em uma entrevista do comandante da MB, o custo seria de US$ 1 bilhão. Não reais.
Exatamente. U$ 1 Bi ou U$ 1,5 bi.
Esse $$ era de entrada.
Quem já parou pra fazer uma reforma em casa sabe que o orçamento planejado não paga toda a reforma. Abre-se mão de algo, injeta-se + $$. Um navio desse porte possui orçamento muito maior e possibilidades de problemas na execução igualmente grandes.
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Bom dia, é o que me lembro tambésm, se a memória não estiver com tilt…
Faz muito tempo, mas se não engano foi até ventilado que valeria mais a pena 1 novo, a diferença seria mínima….
abraços
Todas as vezes nesse país que dizem querer ” apurar” alguma coisa, criam diversas ” comissões”. Imediatamente já sabemos que não vai dar em nada. Na Marinha, por falta do que fazer, os nosso bravos almirantes sentam-se numa grande mesa para criarem “planos” decenais, livro brancos, pretos ou azuis. Já sabemos que não vai dar em nada. Como os anos vão passando e a esquadra vai diminuindo até a extinção, resta o Alto Comando nas suas reuniões mandar fabricar maquetes de navios que pretendiam construir e distribuir na Força. O nosso subnc voraz devorador de recursos que consumiu quase toda… Read more »
Boa tarde, sinceramente espero muito que você esteja errado… Nossa sobrevivência dependerá disto…
Abraçosa
Olá Saldanha, O problema era que havia uma incerteza muito grande em relação ao resultado final da reforma do A12. Havia um elevado risco do não estar abaixo da condição operacional mesmo após a reforma.
Realmente não dá para levar a sério nossas Autoridades Navais. Descolocados e nem um pouco preocupados da realidade sombria que vivem os navios da nossa Esquadra.
Não há nenhuma previsão de melhora no curto e no longo prazo.
Preparar para mau tempo !!!!!!!!!!!
Como gostaria de ter essas maquetes
Cá entrre nós, 1 bilhão para ter um porta-aviões operativo em excelente nível é muito pouco!!! Deveriam ter realizado essas melhorias sem dúvida, mas é uma falta total de planejamento, a cada novo grupo de almirantes roliços muda tudo, trocam os quitutes e vinhos por outros marcas.
O fato é que afundaram milhões de dólares num material bélico muito comprometido..
Ficou apenas no delírio…
A gente não tem nada, mas sabemos fazer maquetes.
Melhor se livrar logo dessa bomba. Dava um gasto absurdo só manter essa coisa no cais. Um problema a menos pra MB. Que se dane o que a Turquia vai fazer.
Agora MB tem que ficar em reduzir efetivos e abrir no máximo concurso pra.temporarios nós próximos 10 anos. Se seguir a cartilha certinho, logo vai começar sobrar verba pra terminar o projetos das Macaé novinhas e das Tamandaré, modernizar os fuzileiros comprando os Piranha e artilharia de tubo mais moderna, e mais unidades do Astros.
Se tivermos 12 tamandarés eu ficaria imensamente feliz
Entrei no Chão Paulo uma única vez.
Parecia um navio mal assombrado.
Foi depois do acidente da catapulta.
O orçamento que a MB tem está entre os 10 maiores do mundo, 25 bilhões de dólares, então alguma coisa está muito errada, porque dinheiro não falta, para onde está indo todo esse dinheiro se não é para reforma, compra, e finalizar projetos? A reforma do São Paulo custaria certa de 187 milhões de dólares (1 bilhão de reais), é mais barato que comprar um novo porta-aviões com as mesmas capacidades, para vocês terem uma ideia, o orçamento militar do Paquistão, é menos da metade do nosso, e eles estão uma posição acima de nós no ranking, então o problema… Read more »