Porta-aviões ‘São Paulo’ parte hoje rumo à Turquia para desmanche
O porta-aviões São Paulo (ex-PA Foch) deve partir hoje rumo à Turquia para ser desmanchado.
Imagens feitas hoje mostram o rebocador Alp Centre de bandeira holandesa se posicionando para levar o São Paulo até Aliağa.
Segundo o site Airway, o casco do navio-aeródromo foi arrematado em março de 2021 por R$ 10,5 milhões por representantes do estaleiro turco Sok Denizcilikve Tic, especializado no desmonte de navios desativados.
O Instituto São Paulo/Foch no Brasil tentou impedir o NAe São Paulo seguisse para a Turquia para desmontagem, visando transformá-lo em um museu.
O Navio-Aeródromo São Paulo, entrou em serviço originalmente como PA Foch na Marinha Francesa em 1963, como o segundo navio da classe “Clemenceau”. A construção começou em 1957.
O PA Foch foi desativado em 2000, quando a Marinha Francesa recebeu o porta-aviões Charles de Gaulle. Em seguida, foi transferido para o Brasil e rebatizado NAe São Paulo – A12.
Na Marinha Nacional da França, o PA Foch participou de diversas operações navais, das quais se destacam:
- A Operação “OLIFANT”, no ano de 1982, quando atingiu a marca de 178 dias de mar, com períodos de até 37 dias consecutivos entre atracações, com a finalidade de assegurar a presença francesa próxima ao Líbano;
- Missão de ajuda humanitária “CAPSELLE”, em agosto de 1989, próximo ao Líbano;
- Operação “BALBUZARD”, no período de 1993 a 1995, quando, supriu a ausência do “Clemenceau”, que se encontrava em prolongado período de reparos;
- Operação “TRIDENT”, realizada entre os anos de 1997 e 2000; e
- Operação “MYRRHE” 2000, conduzida nos Oceanos Índico e Atlântico, e no Mar
Mediterrâneo.
Em 37 anos de serviço na Marinha Nacional da França, o NAe “Foch” atingiu as expressivas marcas de 3.000 dias de mar e 1.009.095 milhas navegadas.
Substituto do NAeL Minas Gerais
O NAe São Paulo foi adquirido pela Marinha do Brasil para substituição do NAeL Minas Gerais.
Em sua vida ativa na MB, o NAe São Paulo se destacou nas seguintes operações:
- URUEX I / ARAEX VI, em abril de 2002, realizadas em águas uruguaias e argentinas;
- TROPICALEX-02, realizada em setembro de 2002, quando visitou o porto de Santos e operou com as seguintes aeronaves: AF-1 Skyhawk, três SH-3A/B Sea King, três UH-14 Super Puma, dois UH-12 Esquilo, dois IH-6B Jet Ranger e dois S-2T Turbo Tracker da Escuadrilla Aeronaval Antissubmarina da Armada Argentina;
- CATRAPO-02, realizada em novembro daquele mesmo ano;
- ASPIRANTEX-03, em janeiro de 2003, capitaniando um Grupo-Tarefa (GT) constituído pelas Fragatas Constituição, União, Rademaker, Contratorpedeiro Pernambuco, Navio de Desembarque Doca Ceará, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta e o Submarino Tapajó, ocasião em que visitou o porto de Fortaleza;
- TROPICALEX-03, em maio de 2003, realizada na área entre o Rio de Janeiro e Salvador, como capitânia da Força-Tarefa 705, composta por um Navio de Desembarque de Carro de Combate (NDCC), cinco Fragatas, dois Contratorpedeiros, três Submarinos, dois Navios-Tanque, dois Navios-Patrulha, além de aeronaves do 1º Esquadrão de Esclarecimento e Ataque, do 1º Esquadrão de Instrução, 1º Esquadrão Antissubmarino, do 1º e 2º Esquadrões de Emprego Geral e do Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque;
- HELITRAPO e CATRAPO, em fevereiro de 2004;
- Operação PASSEX-RONALD REAGAN, em junho de 2004, quando fez parte do GT 706.1, junto com o Submarino Tapajó, sob o Comando da 1ª Divisão da Esquadra, operou com o NAe Nuclear USS Ronald Reagan e o Cruzador AEGIS USS Thomas S. Gates; e
- ESQUADREX-04, em agosto de 2004, realizada na área marítima entre o Rio e Vitoria.
O NAe São Paulo permaneceu 18 anos em serviço na MB, fazendo 206 dias de mar, 53.024,6 milhas navegadas e 566 catapultagens.
Por 18 anos a cada voltinha no quarteirão 31 dias na garagem. O maior salão de festas do MUNDO.
Esse posto vai para o Almirante Kuznetsov, não que o São Paulo não tenha sido uma bosta também.
Deveria ser renomeado para NAe piada de péssimo gosto.
“Ninguém segura esse novo braziu”, esse é o slogan que move a nossa república presente…
Ele aparece no início do filme Maré Vermelha, quando ainda era o Foch.
Olha, eu realmente espero que ele vá ser desmanchado.
Pois se a Turquia fizer com ele o mesmo que os chineses fizeram com o Liaoning será uma humilhação estelar.
Tudo bem que já estamos acostumados a vergonha que é nossa força naval e ao modo criminoso como o poder politico lida com nossa soberania.
Agora isso serviria apenas para expor de forma clara para o mundo inteiro o tamanho de nossa mediocridade como nação…
Poder político? quem faz as aquisições da Marinha não são os almirantes?
Pois é, os políticos são uma desgraça mas não são culpados pela penúria das forças armadas. O pessoal aqui adora passar um paninho para milicos.
Longe de mim fazer tal coisa.
Já disse antes e repito aqui, a mentalidade medíocre esta também na caserna.
Prova disso é que o EB só teve aviação no Governo Sarney, a Marinha só teve aviação no governo FHC e a maior compra depois da feita no governo Sarney para o EB de helicópteros ocorreu no governo Lula.
São três governantes civis, entreguistas mas que fizeram mais que os militares para a modernização de nossa doutrina operacional…
Obs: Não canso de repetir que em plena ditadura nos tínhamos 23/25 Mirages III para defesa aérea de uma nação continental!!!
Isso é culpa das próprias Forças Armadas.
Governo entreguista do Bolsonaro que deu Alcântara para os estadunidenses investiu bastante em defesa.
E o que vimos foi lombo de bacalhau, cerveja,picanha e uísque 12 anos…
Tem muita gente na MB, muito oficial, muitas cerimônias, é uma piada de mal gosto essa força. Precisa de reestruturação urgente.
Colega, quem é o dono do cofre são os políticos… rs
Mas o dinheiro tá saindo. O orçamento a defesa é um dos maiores, e isso é até difícil de justificar pra um país sem nenhuma ameaça real há décadas mas cheio de problemas econômicos e sociais.
A questão central é que esse dinheiro não vai pra onde deveria ir.
Defina ameaça real?
Só para lhe ajudar, o risco de um incêndio em sua casa ou prédio é uma ameaça real ainda que não tenha ocorrido? rs
Ameaça real tem a ver com probabilidade, não com possibilidade. O Brasil não tem disputas territoriais. Não tem problemas diplomáticos com ninguém. Nosso espaço aéreo não é invadido regularmente por aviões militares, mísseis balísticos não são lançados para nos ameaçar e ninguém fala abertamente em nos riscar do mapa. Nossa última guerra foi há mais de 70 anos atrás, e 100% dos nossos problemas atuais são internos. Quem tem ameaça real é Taiwan, é Índia, Coréia do Sul, Israel, Irã, Paquistão, Síria, parte da Europa, etc… Esses países sim têm muitos motivos para acreditar que uma guerra pode começar a… Read more »
Parabéns, vc devia ganhar o prêmio Alda Marco Antônio da paz para nações. Uma tragédia alguém realmente conceber a ideia que o Brasil não tenha inimigos como Israel ou Taiwan. São comparações absurdas pois do ponto de vista geopolítico Brasil e Taiwan são completamente distintos. Caso você não tenha percebido o Brasil é uma nação com claro potencial para ser uma potência, e o fato de não ser uma de forma alguma o tira da mira das nações centrais. O ataque ao território brasileiro como ocorreu contra a China no fim do Séc. XIX só não ocorreu ainda por falta… Read more »
Excelente comentário bjj, mas, podemos arrematar com esse investimento descabido para o “submarino nuclear”, até agora, o almirantado “detonou” R$ 30 BILHÕES nessa “barca furada!”
Importante os brasileiros debruçarem-se sobre a história do submarino nuclear espanhol!!
Espero que antes de enviar pra desmanche a MB tenha removido todas as catapultas e sistemas que fazem elas funcionar e aprender como faz , e instalar em terra , assim como o sistema dos cabos de parada
Se isso acontecer, será a cereja no bolo da total incompetência do almirantado brasileiro.
E sim, será uma vergonha para toda a nação brasileira e um chute no s@co do contribuinte. Porque um s0co na cara a gente já levou com o NA São Paulo.
Vocês não entendem.
Se não existissem os São Paulo da vida, o que então iria fazer a alegria do almirantado ($$$).
Só o salário não dá
Concordo, mas ao mesmo tempo penso q tanto faz se a Turquia vai fazer panela ou porta-drones do ex-São Paulo, pois a partir desse casco não damos conta de fazer nenhum dos dois. Já vai tarde
Meu caro a marinha turca está em festa, pois o dono do estaleiro que arrematou o nae sao paulo é o cara que deu a ideia de a marinha turca fazer uns upgrade nele e usar como plataforma de testes para pilotos navais, eu acredito que na verdade a marinha turca vai fincar bufunfa gorda nele e vão operar o nae no estado da arte e o pior é que vai ficar bom, porque eles tem o que nao temos aqui, 1 vontade, 2 dinheiro, 3 estrutura e 4 pq sim quem manda é o erdogan e se ele der… Read more »
O PIB do Brasil é o DOBRO do da Turquia.
O problema do Brasil não é falta de dinheiro, é falta de outra coisa (vergonha na cara).
Como nação não,como Marinha!
Melhor se livrar logo dessa bomba. Dava um gasto absurdo só manter essa coisa no cais. Um problema a menos pra MB. Que se dane o que a Turquia vai fazer.
Agora MB tem que ficar em reduzir efetivos e abrir no máximo concurso pra.temporarios nós próximos 10 anos. Se seguir a cartilha certinho, logo vai começar sobrar verba pra terminar o projetos das Macaé novinhas e das Tamandaré, modernizar os fuzileiros comprando os Piranha e artilharia de tubo mais moderna, e mais unidades do Astros.
Duvido que seja de fato desmantelado! Não dou 5 anos e já começam a fazer teste de mar, e mais 5 para deixar operacional com algum tipo de drone ou até mesmo com caças leves… China fez escola. Os mais loco de tudo vai ser eles arrumarem os problemas que o pessoal disse que ficaria muito caro para arrumar e conseguirem fazer por menos… P.S Isso é um achismo meu! Não tem obrigação de acontecer… mas a meu ver tem muita chance sim. P.S 2 – Uma pena os chineses não terem de fato feito o casino… Teria sido interessante… Read more »
Não sei como a India não se interessou em compra-lo. E tenham certeza que em 5 anos estaria renovado, e em serviço mais 25-30 anos.
O Brasil, sendo otimista, só daqui 50 anos, terá novo porta-aviões. Pois acredito que não o tenha mais.
Tem grandes chances dos turcos fazerem o mesmo, ele é velho mais para treinamento ele deve dar conta do recado.
Não vejo nenhuma indicação de que os Turcos fariam isso, além do comentário de um militar turco aposentado sugerindo que deveriam fazer isso.
Ou então eles estão todos calados justamente pra comprar e revitalizar ele.
Tchau. Tá levando tudo na mala, agasalho e remédio? Não se esqueça da gente: mande um cartão postal ou escreva um cartinha, quem sabe um telefonema ou mensagem de zap. Quando chegar lá, mande uma fotim pelo face ou insta. Dê lembranças pros parentes distantes e lhes assegure visita nossa pra breve. Tchau, bon voyage mon amie.
Só faltou o almirantado brasileiro ir junto com o navio.
Preferiram ficar aqui no coquetel e apertando o pobre do AR.
Não tiveram a capacidade de usar o casco e a partir dai construírem um porta-aviões. É muita mediocridade da engenharia naval brasileira.
Pegar um Fusca e fazer um tesla logo então né?
permaneceu 18 anos em serviço na MB, fazendo 206 dias de mar…. Gzuis
Quem sabe a China não adquire do comprador e reforma todo!!! Terão um 3º Porta-aviões em tempo recorde. Essa compra pela Marinha do Brasil foi uma das piores já concebidas, acho que só perde para os S-2 Tracker reformados.
Por falar nisso…onde estão os Traders? E vão servir para que mesmo?
Como todo o respeito a quem serviu nele, mas…
Tchau. Que ótimo. Um gasto a menos pro contribuinte manter isso aí flutuando.
“18 anos em serviço na MB, fazendo 206 dias de mar”, serviu para algo além de gerar despesas financeiras?
Só para ferir e matar marinheiros nos acidentes.
Um Fiasco!
Foi uma aposta que deu errado. Se tivesse sido reparado durante o recebimento na França, tinha durado até o previsto (2025), “morrendo” junto com os últimos Escoltas.
Menos um sorvedouro de recursos sem utilidade prática. Agora, considerando quem somos e os programas vigentes (subs e Tamandaré), não há perspectiva de um novo PA Operacional em ao menos 20 anos, sendo otimista. Ou seja, não faz o menor sentido em manter operacional o AF1 e seus A5 para “manter doutrina” por esse prazo. Doutrina com uma remota, quiçá inverossímil, possibilidade desta ser efetivamente utilizada no futuro. Quanto custa manter o AF1 operacional por cinco anos, dez anos? Esse recurso deveria ser utilizado para atender necessidades urgentes hoje! Como mais NPOcs. Quantos mais meios de superfície poderíamos ter redirecionando… Read more »
Precisa chamar de volta os pilotos marinheiros que estão nos EUA. Custam milhões por ano.
Realmente nada justifica essas aeronaves na minha opinião. Elas são mantidas operacionais por questão de ‘orgulho’…
E o ainda mais absurdo esquadrão COD que há mais de 7 anos atrás começou a formar nos EUA pilotos para os Traders que (com a benção de Deus) nunca chegarão?
Se os helicópteros da Marinha e os gripen dos fabianos podem lancar mísseis anti navio. Pra que manter uma metralhadora aérea? Melhor seria marinizar o super tucano?
Só fico no aguardo de uma notícia Turca, ( talvez não ) o ex São Paulo, será reformado. Segundo especialistas não serve mais pra nada. Mas china comprou um que estava sucatiado. Vai entender o mundo da tecnologia moderna.
Esteve incorporado na marinha por 18 anos, mas efetivamente ficou “disponível” 10 anos ainda quando podia navegar. Mas só navegou 206 dias, ou seja, somente 5,64% dos dias que poderia ter navegado. Não precisa maiores explicações, um grande peso de papel.
206 dias no mar e 566 catapultagens. Dá menos de 3 catapultagens para cada dia no mar.
Isso é “manter doutrina”?
E agora acabou mesmo…….
Sem dinheiro para nada….
Não temos um planejamento para nada…
Não temos agora nem uma esquadra…
E o porta aviões que nunca foi modernizado..
Vai embora ….
Ainda lembro do A11 o MINAS GERAIS.. sendo levado embora…
Meu Deus… 200 e poucos dias de mar em 18 anos…
O Brasil morreu em 1889, nessa data deixamos de existir como Nação um povo soberano e passamos à condição de “Mendigos Latinos” apenas. De lá pra cá tivemos alguns querendo acertar as coisas , outros fazendo de contas, e a maioria causando caos para manter tudo como uma bagunça generalizada e naufragada pois assim se ganha mais com facilidade não importando a quem vai matar , esfolar, corromper ou prostituir!!!
Bons tempos da Monarquia com país escravocrata, agrário, e com mais de 90% da população analfabeta! Ê saudade!
Aposto com qualquer um que a Turquia irá revitalizar o São Paulo e colocar na ativa, o Problema da marinha do Brasil só será resolvido se sair do RJ, infelizmente essa cidade maravilhosa está contaminada com os virus da milícia, soberba, procrastinação, corrupção e vagabundagem.
Aposto com qualquer um que a Turquia irá revitalizar o São Paulo e colocar na ativa, o Problema da marinha do Brasil só será resolvido se sair do RJ, infelizmente essa cidade maravilhosa está contaminada com os virus da milícia, soberba, procrastinação, corrupção …
Um presidente que passa 3 anos e meio fazenda motociata, marcha pra jesus formaturas de cabo, sargento, tenente, etc. Criando caos todo santo dia falando M..rda todo santo dia como esse pais progride??
É isso. O velho populismo típico de República das Bananas…
Poderíamos como os turcos usá-lo como plataforma de vôo escola, alugando uns caças russos de países da otan.
Poderiam ter vendido junto aqueles tanques fumacentos do FNs, daquele desfile fiasquento pro mito tentar assustar o STF.
“Desmantelado”… Uhum, sei… Como aquele porta-aviões da Ucrânia que iria virar Cassino, né?
E o mais longe que ele foi: Acompanhar o navio aeródromo americano até o Estreito de Magalhães e um rolé em Fortaleza. Já vai tarde “ralo sem fundo”!
O Instituto São Paulo/Foch deve ser composto por PASPALHOS ou estudaram tanto que tornaram-se DEMENTES. O “pau velho” “São Paulo”, porta-aviões, é inservível, nem deveria ter sido incorporado à frota, só prejuízos!!