USS Vella Gulf se torna o primeiro de cinco cruzadores da classe Ticonderoga a serem desativados este ano
Quase 29 anos atrás, o USS Vella Gulf (CG-72) estava nas águas ao redor de Norfolk, Virgínia, esperando para ser comissionado na Marinha dos EUA.
O navio estava nas mesmas águas na quinta-feira (4/8), desta vez para sua cerimônia de descomissionamento, enquanto sua atual tripulação e sua primeira tripulação se despediam do navio.
Quando o Vella Gulf foi comissionado, todo marinheiro queria estar em um cruzador da classe Aegis, disse o capitão Constantine Xefteris, o primeiro comandante do navio. Esses cruzadores definem o padrão de desempenho.
“Não importa se você está praticando um esporte, se você está tocando um instrumento musical, se você está jogando xadrez, você quer ser o melhor”, disse Xefteris. “Você quer jogar com os melhores e quer jogar contra os melhores. E os cruzadores Aegis eram simplesmente os melhores.”
Durante seu tempo na Marinha, o Vella Gulf foi desdobrado várias vezes, visitando Malta, Chipre, Itália, Escócia, Israel, para citar alguns, disse o capitão Mike Desmond, atual comandante do navio.
“E pelos meus cálculos, o Vella Gulf navegou quase meio milhão de milhas”, disse Desmond.
As milhas cobraram seu preço no Vella Gulf, com Desmond dizendo que em seus últimos anos, o navio se tornou temperamental.
“Quando todos os sistemas estavam funcionando, operando conforme projetado, ela era sem dúvida a nave de guerra mais confiável, capaz e letal do planeta”, disse ele. “E certamente o mais divertido de navegar.”
O Vella Gulf teve duas comissões durante a COVID-19, observou Desmond.
Isso inclui um dedobramento com o Eisenhower Carrier Strike Group em fevereiro de 2021. No entanto, o Vella Gulf foi logo afastado devido a problemas mecânicos.
O navio também foi desdobrado com o Eisenhower CSG em 2020, navegando para o Oriente Médio e Europa, disse o contra-almirante Brendan McLane, comandante das Forças Navais de Superfície do Atlântico.
“Duzentos e cinco dias seguidos. Ninguém saiu. Ninguém saiu ”, disse McLane, referindo-se ao período em que a Marinha interrompeu as escalas nos portos para impedir a propagação do COVID-19.
O Vella Gulf é um dos cinco cruzadores que serão desativados no ano fiscal de 2022. O navio será rebocado para as instalações dos Navios Inativos da Marinha em Filadélfia, Pensilvânia, em 11 de outubro. Ele será colocado no status de Ativo de Apoio Logístico.
FONTE: USNI News