O Chefe do Estado-Maior da Marine Nationale da França, em uma observação surpreendente, observou que a Marinha Chinesa está fazendo um enorme progresso, mas uma coalizão de forças seria capaz de derrotá-la.

Em uma sessão de audiência parlamentar em 27 de julho, o almirante Pierre Vandier, chefe da Marinha Francesa, alertou que a Marinha Chinesa será “2,5 vezes maior que a Marinha dos EUA”, mas estava confiante de que uma coalizão de forças poderia vencê-la.

“Passei os últimos dois anos explicando em todos os lugares que estamos testemunhando um movimento de rearmamento naval sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2030, a tonelagem da Marinha Chinesa será 2,5 vezes maior que a da Marinha dos EUA que, apesar de seus esforços, permanecerá estável ou mesmo continuará encolhendo, enquanto a frota chinesa crescerá geometricamente.”

O porta-voz do chefe da Marinha disse mais tarde ao site Politico: “Nós nunca dissemos que a França está em guerra com a China. ‘Contra a Marinha Chinesa’ queremos mostrar com nossa presença que queremos navegar livremente por lá. Se, em algum momento, tivermos que entrar em um ciclo de competição, contestação e até confronto, devemos ter uma marinha muito livre e para isso treinamos com outras nações litorâneas.”

Os militares da China disseram na quarta-feira (10/8) que “concluíram várias tarefas” em torno de Taiwan, mas realizarão patrulhas regulares potencialmente sinalizando o fim dos dias de jogos de guerra, mas também que Pequim manterá sua pressão sobre a ilha.

FONTE: The Economic Times – Índia


NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments