Huang Xuhua suportou as privações do Grande Salto Adiante e da Revolução Cultural para ajudar a realizar uma ambição nacional

Por mais de três décadas, Huang Xuhua era pouco conhecido além da pequena equipe de pesquisadores com quem trabalhou para projetar o primeiro submarino nuclear da China.

Mas em 2017, Huang foi uma das mais de 600 pessoas homenageadas no Grande Salão do Povo em Pequim por sua contribuição como “trabalhador ético”.

O engenheiro, então com 93 anos, foi colocado no centro das atenções quando o presidente Xi Jinping convidou Huang para se sentar ao lado dele para uma foto de grupo, informou a mídia estatal.

O secretário-geral Xi Jinping se aproximou do cientista sênior Huang Xuhua para ocupar o assento da frente na sessão de fotos do grupo, em 18 de novembro de 2017. Xi até removeu sozinho uma cadeira às pressas para dar lugar ao bastante hesitante Huang,  mostrando um gesto muito caloroso, bem como um grande respeito ao homem considerado o “Pai do Submarino Nuclear da China”, que completava 93 anos. Mais tarde, Huang admitiu que preferia permanecer discreto como costumava ser, mas ficou muito emocionado com a grande cordialidade demonstrada pelo principal líder do país

Foi uma marca de reconhecimento do valor de seu trabalho, mas o Wuhan Evening News citou Huang dizendo que preferia permanecer discreto.

Agora diretor emérito do Second Ship Design Institute da China Shipping Building Industry Corporation, também conhecido como Instituto de Pesquisa No 719, em Wuhan, Huang se juntou à equipe de 29 membros selecionada para desenvolver o primeiro submarino nuclear da China em 1958.

O projeto foi lançado para reforçar a dissuasão nuclear da China contra o Ocidente, bem como a União Soviética depois que Pequim e Moscou se desentenderam por causa de uma disputa ideológica.

Huang disse ao jornal estatal Xinhua Daily Telegraph no ano passado que o líder militar Nie Rongzhen sugeriu a Mao Zedong que a China deveria ter seus próprios submarinos “para romper o monopólio da tecnologia de submarinos nucleares dos Estados Unidos e da União Soviética”.

Na época, ninguém na China sabia muito sobre a tecnologia e havia poucas perspectivas de ajuda do mundo exterior. A China também estava nas profundezas de uma fome provocada pelo Grande Salto Adiante.

Mas Mao teria gostado da ideia e instado os militares a experimentá-la “mesmo que levasse 10.000 anos”.

Huang disse que ele e seus colegas usaram os escassos recursos que tinham para criar um projeto no papel. Eles usaram ábacos para fazer os cálculos e vasculharam jornais estrangeiros em busca de informações sobre desenvolvimentos na área. Com sede em Huludao, na província de Liaoning, no Mar de Bohai, a equipe trabalhou 24 horas por dia para resolver os principais problemas, incluindo os sistemas de energia, comunicações e suporte à vida da embarcação, informou o Xinhua Daily Telegraph.

O trabalho da equipe foi validado inesperadamente quando um diplomata chinês trouxe dos Estados Unidos dois modelos de brinquedo de submarinos da classe “George Washington”. Huang ficou “extremamente feliz” quando descobriu que os designs dos modelos eram quase os mesmos que os chineses haviam elaborado no papel, disse a reportagem.

O trabalho continuou durante a Revolução Cultural, a década de turbulência em que os intelectuais eram alvos frequentes de ataques. Huang disse que era denunciado durante o dia e trabalhava em seu escritório à noite, informou o Xinhua Daily Telegraph.

Por dois anos, porém, o engenheiro foi enviado ao campo para criar porcos.

“Esse é o único momento fácil da minha vida”, disse ele. “Eu não tinha responsabilidades nem fardos. Tudo o que eu precisava fazer era cuidar bem dos porcos.”

Em 1970, o primeiro submarino movido a energia nuclear da China passou por testes de mar e em 1974, o navio, batizado de Changzheng 1 (Longa Marcha 1), foi comissionado, tornando a China a quinta nação, depois dos EUA, União Soviética, Grã-Bretanha e França, a ter um submarino nuclear.

Changzheng 5, o quinto submarino nuclear chinês da classe Type 091
Submarino nuclear chinês Type 091

Mas havia um preço pessoal a pagar. A esposa e três filhas de Huang o seguiram em suas muadanças, mas sua missão altamente secreta significava que ele só conseguia manter contato esporádico com seus pais na província de Guangdong.

“Dado o trabalho que fiz, tive que tornar os laços familiares menos prioritários”, lembrou Huang na reportagem do Xinhua Daily Telegraph. “Eles sempre me perguntavam o que eu fazia, mas como eu poderia dizer a eles?”

Em 1987, uma revista chinesa publicou uma longa reportagem sobre os nomes desconhecidos por trás do desenvolvimento da China e se referiu a Huang como o designer-chefe do projeto de submarino nuclear da China.

Sua mãe leu a reportagem e logo entendeu por que seu filho raramente voltou para casa nos 30 anos anteriores.

Designer-chefe do primeiro submarino nuclear da China Huang Xuhua (à direita) com sua equipe – Foto Xinhua Daily Telegraph
Huang Xuhua, designer-chefe do primeiro submarino nuclear da China, embarca no navio.- Foto Xinhua Daily Telegraph

2018: Huang Xuhua, com 94 anos, visitou o submarino museu Changzheng 1 que projetou com sua equipe

FONTE: South China Morning Post


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments