Marinha do Brasil assina contrato para Manutenção dos Submarinos ‘Classe Riachuelo’
A Diretoria Industrial da Marinha (DIM) realizou, no dia 18 de agosto, a cerimônia de assinatura do Contrato de Prestação de Serviços de Engenharia para Manutenção dos Submarinos “Classe Riachuelo”, no Salão Nobre do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O acordo, firmado entre a DIM e a Itaguaí Construções Navais (ICN), tem duração de 22 meses e prevê serviços de manutenção dos Submarinos “Riachuelo” e “Humaitá”, além de serviços adicionais de manutenção corretiva, sob demanda, que se fizerem necessários durante o período de vigência do documento.
O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e teve a participação do Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, que assinou o contrato com o Presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, e o Diretor Industrial da empresa, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho.
“Para mim, esse evento é o primeiro passo para abranger essa cooperação (entre Marinha e ICN), dando continuidade com a Força de Submarinos, e uma cooperação maior com a Diretoria Industrial da Marinha e com a DGMM, para fazer crescer a potência e disponibilidade operacional da Marinha, esse é o nosso foco e nosso desejo”, destacou o Presidente da ICN.
“Os Submarinos ‘Classe Riachuelo’ agregam sistemas, tanto de plataforma como de combate, e sensores no estado da arte, e têm sua complexa manutenção baseada na Gestão do seu Ciclo de Vida”, comentou o Diretor Industrial da Marinha sobre os meios.
Ao final da cerimônia, o Diretor-Geral do Material da Marinha concluiu que “o planejamento do primeiro contrato de prestação de serviços de engenharia para a manutenção dos Submarinos ‘Classe Riachuelo’ foi realizado visando à manutenção da disponibilidade operacional desses meios e ao cumprimento da missão da Marinha do Brasil”.
O Submarino “Riachuelo” (S40), que representa o primeiro dos quatro submarinos da “Classe Riachuelo” previstos no Programa de Submarinos (PROSUB), será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo dia 1º de setembro.
FONTE: Marinha do Brasil
Que mal lhe pergunte, por qual motivo foi assinado contrato pra apenas os dois primeiros, ao invés dos 4 subs da nova classe de vez?
Talvez seja uma indicação de que, nos próximos 22 meses, prazo de duração do contrato, somente teremos os dois em operação.
Olá Eduardo. Não necessariamente. Isso quer dizer que a MB irá receber dois submarinos da classe Scorpene nos próximos meses e era preciso ter um contrato de manutenção assinado pois caso ocorra algum problema durante a operação deles, a MB tem um respaldo para leva-los para manutenção e reparo. Similar á condição de ter um carro novo. O recomendado é só sair da concessionária após o seguro estar vigente. Os outros dois submarinos (s42 e s43) precisam ser lançados e testados, ants de serem entregues para a MB. Quando os testes estiverem concluídos, a MB irá assinar um novo contrato… Read more »
Fazia tempo que eu não lia um comentário seu interessante, continue nessa parte técnica que é mais negócio 🙂
Olá Diego. O teor dos meus comentários depende do conteúdo da postagem e da abordagem dos comentários dos colegas.
Professor manda muito bem. Quem não concorda com as ponderações do Professor Camargo deve ler, reler, pensar, mastigar e, se quiser, ir dormir.
São os ares da Área Norte. 😀
Olá André. Riso.
nem sempre, nem sempre.
Às vezes ele começa a querer defender coisas indefensáveis, como a “nobreza do fundo eleitoral”, por exemplo.
Aí você pode reler, pensar, mastigar, triturar, dormir, sonhar, acordar etc etc. Não rola
Olá Felipe. Continuo defendendo a lógica do fundo eleitoral e do financiamento público de campanha. Sou contra o caixa 2, contra a contribuição por pessoa jurídica e defendo que as contribuições individuais tenha um limite absoluto (um velar determinado) ao invés de um valor relativo como agora (até uma percentagem da renda). Um dos maiores problemas do sistema político brasileiro é o abuso do poder econômico.
Olá Camargo, peço desculpas desde já pelo tremendo off-topic, mas eu acho q perdi a sua justificativa inicial pro fundo eleitoral. Como justificar quase 5bi em financiamento de campanha? Tudo isso é pra poder prover algum tipo de ‘igualdade’ ou proporcionalidade aos candidatos? Pra mim ‘fundo eleitoral’ deveria ser resumido à cessão do horário eleitoral gratuito aos candidatos assim como de um pequeno estúdio, com fundo neutro e uma única câmera para todos os candidatos gravarem seus programas. Assim não tem pagamento a ‘marketeiro’, slogan/música de campanha, logo, super produção, takes de carreata/passeata/beijo em criança/abraço em populares. Tb não tem… Read more »
Olá Índia. A discussão sobre o valor é posterior a questão do financiamento público dos partidos e das campanhas. Em uma democracia, é preciso assegurar que a pluralidade de ideias. Um dos grandes desafios da democracia é combater o abuso do poder econômico no financiamento dos partidos e das campanhas. Acho aceitável e até desejável que cada eleitor possa contribuir diretamente ao seu partido ou candidato de preferencia (há bastante tempo eu mesmo faço isso). Se por um lado a lei brasileira veda contribuição de pessoa jurídica (o que acho certo), ela também permite que uma pessoa contribua com até… Read more »
Como se no atual cenário o poder econômico não continuasse ditando uma enorme diferença entre partidos. A única diferença é que agora dinheiro público está sendo jorrado no caixa dos partidos. Vai dizer que partido que concorre com 500 milhões de dinheiro público na conta não tem vantagem sobre partido que concorre com 50 milhões? Isso aí só serve para: 1) facilitar a viabilidade financeira de campanhas/partidos, com recurso do tesouro. 2) Cláusula de barreira contra a renovação da classe política. Tudo a bagatela de quase 5 bi a cada dois anos + 1 ou 2 BI anuais de fundo… Read more »
Olá Felipe. Como já escrevi dezenas de vezes, são duas discussões importantes. A primeira é sobre o financiamento público dos partidos políticos e das campanhas (o que sou favorável). Outra discussão são os valores e as regras de distribuição de recursos. Por anos, o Brasil permitiu a contribuição de pessoas jurídicas (os EUA ainda permitem) o que causa uma distorção e um favorecimento do poder econômico. No Brasil, a contribuição individual é limitada a 10% da renda da pessoa, o que é em si um fator de favorecimento do poder econômico. Assim como um voto vale um voto no dia… Read more »
Olá Wilber. Porque são os dois submarinos que foram lançados e que serão entregues para a MB nos próximos meses (dizem que o S40 será entregue no início de setembro). Quando o S42 estiver pronto e prestes a ser entregue, a MB assinará um novo contrato. O mesmo para o S43. Seria muito estranho sob o ponto de vista do TCU a MB assinar um contrato para manutenção de submarinos que não foram entregues. A pergunta mais interessante seria por que a MB o contrato não abrange os IKL?
Ok, realmente faz sentido.
“A pergunta mais interessante seria por que a MB o contrato não abrange os IKL?”
Não teve umas matérias no PN a tempos atrás, que supostamente vazaram que a MB quer “passar pra frente” os IKL’s?
Olá Wilber. A MB tem 5 IKL em seu inventário, sendo que dois deles estão “na reserva”. Os outros trẽs estão operacionais. Eu fui um dos poucos que defendeu a venda de dois IKL para a Argentina após o acidente com o submarino deles. O que sabemos é do plano da MB de manter apenas o Tikuna operando junto com os Scorpenes. Será que as relações diplomáticas entre os Brasil e a Argentina ou mesmo com os demais países que teriam interesse em adquirir IKL usados estariam fortes o suficiente para que esta venda fosse realizada? Duvido. Eu defendo que… Read more »
Caro Camargoer, aí depende do money envolvido. Dependendo do valor (de PMG, modernização e operação), na minha opinião, poderia ser mais viável (mesmo que mais caro) contratar pelo menor mais um SBR, manter uma frota mais moderna, padronizada e, principalmente, mantendo a qualificação do ICN até a construção do SNBR. Agora, se os SBR forem muito mais caros de operar que os IKL, aí acho que seria interessante mantê-los.
Olá BK. Segundo notícias antigas publicadas aqui no PN, o PMG de um IKL seria da ordem de US$ 30 milhões. Caso fosse feita a remotorização das unidades mais antigas (que possuem uma unidade diesel de menor potẽncia), o custo seria da ordem de US$ 60 milhões. Um Scorpene novo custa entre US$ 450 e US$ 550 milhões (dependendo da fonte consultada). O Chile gastou cerca de US$ 100 milhões pelas duas fragatas ex-Austrália (incluindo aquisição, manutenção e treinamento da tripulação).
O Chile é outro patamar…
Desculpe Rudi. Não é. Pode até ter sido mas com a entrada dos Scorpenes brasileiros em serviço, o patamar mais elevado , na Arma Submarina na AS , é do Brasil.
Ok….MK48 com você não vou discutir até porque estas com a razão e tem conhecimento na area ! mas eu estava me referindo aos meios de superficie ma Marinha Chilena! Forte abraço.
Oi Rudi !
.
Ai sim !.
.
Nos Meios de superfície são os melhores equipados aqui na AS, de longe !.
.
Abs amigo.
O Chile vai entrar para o time dos paises vermelhos, vermelhos nas contas publicas, Já era.. acabou o que era doce. Agora vem o amargo.
Tem que ver tambem se o resto de vida útil deles compensa.
Sempre dizem por aqui que, em material militar, a metade da vida útil é a mais cara, por conta das manutençcões envolvidas com por causa da idade.
Vale a pena manter IKL com metade da vida útil X um Scorpéne cheirando a carro novo e com toda vida útil pela frente?
Ter duas linhas logísticas distintas X ter apenas uma?
Questões…
Concordo! Mais barato efetuar o PMG dos dois IKL, do que comprar alguma fragata usada, pis geralmente estão no osso.
Pois é . Brilhante ! Os submarinos e as fragatas possuem finalidades táticas iguais não é ?
Se a MB quiser “passar pra frente” todos os IKL, e se o comprador pagar um bom preço, e o PMG deles for feito aqui, por mim, beleza.
O que me deixa “cabreiro” mesmo é que, entra dia, passa dia, e você não vê nenhuma alma da MB falando em segundo lote de Riachuelos…
Especula-se Camargo que o “Tamoio” indisponível desde 2014 para seu segundo “PMG” que originalmente seria concluído em 2019 não retornará mais ao serviço.
.
Acredito que haja pessoas aqui que sabem a verdadeira situação, mas tratando-se de assunto sigiloso não possam revelar, então, teremos que
aguardar o comunicado oficial da marinha como no caso dos dois
que foram para a reserva e que você corretamente elencou.
Vende pro México que também não tem nenhum sub e tem mais condições de pagamento que a Argentina nesse momento. Se depender de BAires e em ano de eleições (2023) essa compra não vai sair tão cedo e os subs ficarão envelhecendo ainda mais á espera de los hermanos.
Olá Filipe. A venda de um equipamento deste tipo depende de alguém ter para vender e alguém querer comprar. Nada me faz pensar que o Mexico queira comprar IKL usados do Brasil. Além disso, o governo brasileiro prejudicou irremediavelmente as relações com a Argentina. Será preciso um novo governo no Brasil para este assunto ser retomado.
Polônia interessada, já era, fertilizantes da Rússia.
Indonésia e Tailândia tem interesse, esqueçam, China.
É Camargo estamos juntos, faz o PMG e ponto.
“A pergunta mais interessante seria por que a MB o contrato não abrange os IKL?”
.
Simples e óbvio.
.
O contrato é para os dois primeiros Scorpenes, DNS.
.
OS TUPI são alemães. Outro contrato, outra realidade.
Isso Esteves explicou. Mantenha-se lendo e compreendendo os comentários do Esteves.
Bom caminho.
Tranquilo !
“A pergunta mais interessante seria por que a MB o contrato não abrange os IKL?” Tenho algumas suposições: Como o colega Willber disse acima, talvez a MB não tenha mais interesse em manter esses navios por muito mais tempo; O contrato pode ter especificidades para o modelo SBR Scorpene, talvez teria que ser assinado outro para os IKL; Salvo engano é o AMRJ que mantém os IKL, correto? Como já estão acostumados, talvez mantenham eles por lá até serem aposentados. Imagino que deve haver algum treinamento para manter os IKL, então talvez a ICN, focada nos SBR, ainda não esteja… Read more »
Olá BK. De fato, hoje a manutenção dos IKL é feita no AMRJ, contudo as oficinas de Itaguaí são maiores, mais modernas e melhor equipadas. Apesar de serem projetos diferentes, as operações de engenharia são similares para a manutenção dos dois tipos de submarinos (corte e solda do casco, inspeção hidráulica e elétrica, etc). Em termos operacionais, seria mais adequado e barato centralizar o trabalho de manutenção de toda a frota de submarinos em Itaguaí.
Eu achava que apenas o tikuna e o tupi estavam operacionais?
Concordo! Esse é o melhor caminho caso mantenham os IKL.
Camargo, apesar das oficinas de Itaguai serem mais modernas, ainda não receberam o ferramental necessario para a manutençao dos IKL.
.
ABS.
Nao abrange os IKL porque são subs de fabricantes distintos !.
.
O contrato é para os dois primeiros Scorpene, com a DCNS.
.
Os IKL são alemães!!!
.
Como vc acha que pode juntar isso tudo no mesmo saco ????
.
Explica ai, por favor.
Caro MK, foi justamente isso que eu disse:
“O contrato pode ter especificidades para o modelo SBR Scorpene, talvez teria que ser assinado outro para os IKL” – (Especificidades tanto contratuais quanto físicas [peças, processos, etc.])
“Imagino que deve haver algum treinamento para manter os IKL, então talvez a ICN, focada nos SBR, ainda não esteja capacitada.” – Por treinamento leia-se instrução, partes, participação, maquinário, etc., proveniente da TKMS/AMRJ ou seja lá quem for.
Beleza BK!.
.
Abs
Deve ser porque os 2 ainda não estão prontos… A MB não vai pagar por um serviço que não será efetuado. Quando os 2 estiverem prontos, aí sim faz-se os contratos…
abraços
Já?
Nem navegou ainda rsrs.
Você faz seguro no teu carro depois de quantos anos de uso?
Ninguém rouba submarino. Acho.
Olá Esteves. O risco nunca foi roubarem o submarino mas afunda-lo enquanto estiver atracada. Riso.
Bom dia Professor Camargo,
Vosso nome, não sei se foi por tal motivo escolhido, remete a uma luta constitucional e constitucionalista no Largo de São Francisco (aonde mais poderia ter ocorrido?). Os meninos Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo deixaram suas vidas. Houve um quinto, sempre esquecido, Alvarenga.
Todos homenageados no Bairro do Butantan com nomes de ruas, região aonde ocorreram combates contra as forças de Vargas.
Voltando ao submarino…tudo que é sólido desmancha no mar.
Durante uma festa de fim de ano.
Ops, já aconteceu com um dos Tupis !
Até ironizando vc não tem a menor noção do que fala.
.
Foi um Oberon que afundou no cais ds BNRJ.
Não importa a nomenclatura, classe etc do navio, o fato é que aconteceu conforme descrito.
Não cansa dessa cegueira ideológica, partidária, corporativista e burra?
Para mim, sem noção é você!
Nao importa para vc porque não sabe o que fala! Ridiculo. O dia em que banana for igual a laranja , ai vc vai ter razao.
.
Por enquanto, fica quieto e pára de passar vergonha com o que escreve.
.
Já recebeu sua carteirinha do “Clube dos não sabem nada mas detonam a MB” ?
.
Tem um colega seu que já recebeu, e até mostrou todo orgulhoso para a Fofinha.
.
Hahahaha.
.
Uma dica final. Para entender assuntos navais, começa com um patinho boiando na sua banheira.
Tu não tem carteirinha. Azar o teu. Perde vantagens no Clube de Assinantes. Não leva brinde.
Esteves não fica sócio de clube assim…mas a devida insistência levou o Esteves a reconsiderar.
Tem QR code. Acesso à clube com piscinas, kiosks. Concorre a passeio em escuna…Mestre Esteves.
Bem bacana. Morra de ódio!
Que bom
.
Espero que você finalmente aprenda alguma coisa relacionada a assuntos navais nos seus passeios de escuna.
.
Pelo menos colocar o colete salva-vidas voce vai aprender!.
.
Bom proveito!
Chora querido.
Perdeu nós argumentos e parte para apelação.
Típico de mentes menos desfavorecidas de capacidade intelectual , raciocínio lógico própria.
Apenas mais um ruminante.
Exatamente.
.
Como voce adivinhou, ser privilegiado intelectualmente ?
Triste !
Dever ser da turminha dos “come quieto” da MB.
Aí até caga$#@&da de almirante o infeliz bate palma.
Última dica, um dia papai fica velho, vai para a reserva e acaba a mamata em.
Estuda para deixar de ser sangue suga !
O Oberon que afundou no Natal estava atracado no cais do AMRJ.
Foi o que eu disse, mas o ser inteligente aqui do blog acha que não.
Olá Fox. O S40 quase afundou também.
Não.
.
Ao menos que vc esteja melhor informado que a propria MB.
.
Você estava lá na hora do incidente ?
.
Não creio.
.
Olá Mk48. Segundo a nota da MB “A Marinha do Brasil informa que hoje, cerca de 10h45, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o Submarino Riachuelo, atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí, adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa”. Se tivesse entrado mais água teria afundado. Não afundou. Foi quase. https://www.naval.com.br/blog/2021/03/12/nota-da-marinha-do-brasil-sobre-incidente-com-o-submarino-riachuelo/
Ele não sabe ler Camargo.
Lê e manda áudio para ele rsrsrs.
Faz isso vc, o dia que terminar o primário.
Camargo, tenho fontes em Itaguaí. Disseram que entrou uma boa quantidade de água no compartimento de vante, mas o mesmo foi estanqueado rapidamente, graças a prontidão e treinamento da guarnição de serviço. Assim não iria afundar nunca.
.
No entanto , lendo a Nota, dá a impressão que iria mesmo
Olá Mk. Entrou água. Se deixassem entrar mais ia afundar. Como o processo foi interrompido. Foi “quase” no melhor sentido da palavra.
“Não creio”
Além de Tietê analfabeta é especulativa também.
Mãe Diná ainda vive gente !
Depois eu fui quem perdeu o argumento ?
.
Você é fraco rapaz, muito fraco.
.
Vai jogar bolinha de gude com teus amiguinhos.
.
Melhor do que ficar passando vergonha aqui.
Tietê Analfabeta? Issobé coisa de paulistano pobre. Pobre de espírito, de vida, de dinheiro.
.
Va se lascar, otário.
Pois é Camargo.
Fala isso para a Tietê rasga tanga do MK-48.
Acho que como ele não sabe ler, deve ter perdido essa matéria.
O infeliz não tinha ninguém para ler isso para ele kkkkk.
Kkkkk boa.
Mas no Brasil não se pode duvidar viu !
Foi uma pergunta Cel.
Realmente não sabia que o contrato de manutenção era assinado tão precisamente.
Mas só aqui no fórum para criticarem e negativarem dúvidas e questionamentos válidos.
Precocemente.
Exatamente, maldito corretor de textos !
Obrigado pela correção exata.
Entendo. Mas como será ¨comissionado¨ no próximo dia 1° de Setembro, também imaginei que já devesse ter algo relativo à manutenção. Imaginei que a própria MB o fizesse, mas não entendo muito de navios. Surpresa pra mim também que o fabricante assumisse essa parte, tal qual aeronaves. Não havia pensado nisso. Mais um aprendizado
Pois é Cel.
Se contratos militares são assim, vou mudar de ramo de atuação.
No mercado civil, qualquer máquina ferramenta que vendo, sou obrigado por lei dar garantia de no mínimo 3 meses.
Aí na garantia está incluso a manutenção, caso necessite.
Gastamos uma fortuna para montar os Scorpones aqui, e não aprendemos a fazer a manutenção no processo ?
Do que adiantou então o contrato de T.O.T ? O que nós repassaram e o que aprendemos sozinhos no processo ?
Se o mercado militar é assim, estou no ramo errado.
Essa forma de contratar a construção naval, juntamente com as manutenções, vem ocorrendo. Postagens sobre estão publicadas no PN tendo acontecido em vários países. O TOT refere-se ao comando do navio…sistemas de navegação + sistemas de combate + aprendizado durante a construção. O navio, uma classe Scorpene rebatizada como classe Riachuelo por conter mais uma sessão ou alongamento, ainda é um navio francês de propriedade e licenciamentos do Naval Group. Isso foi abordado na ótima sequência de matérias sobre o PROSUB publicados no PN…as dificuldades com o MEP, com as baterias, com as calotas, com a BID local, com a… Read more »
Sim Esteves, garantia é uma coisa e manutenção é outra.
Porém acabam se encontrando e misturando quando se oferece um bom pós venda.
Não é raro as vezes que tive que dar a manutenção no equipamento devido a garantia, e de quebra passar alguma informação para as equipes de manutenção das empresas (quando há nas mesmas).
Só após término de garantia é que celebramos o contrato de manutenção, quando se faz necessário.
Bom ao menos é assim na minha área de atuação l.
Acredito que a MB faça alguma coisa, e a DNS outra. Assim é, por exemplo, com os E/R-99, onde a FAB faz a maior parte da manutenção. Mas há um contrato com a EMBRAER, chamado CLS. O Cheque C é realizado em Anápolis, mas com apoio de pessoal da EMBRAER. Acredito que no caso dos submarinos seja semelhante. E fica mais barato dessa forma.
Obrigado pelas explicações Cel.
Rinaldo ,
.
Até onde sei, é algo muito semelhante a isso que vc falou.
“Mas só aqui no fórum para criticarem e negativarem dúvidas e questionamentos válidos”.
Ahaha
O que seguramente não é o seu caso.
Kkkk triste.
Não cansa de passar vergonha ?
Eu ? Ou voce, que não sabe o que fala?
.
Hahaha
“Para mim, esse evento é o primeiro passo para abranger essa cooperação (entre Marinha e ICN), dando continuidade com a Força de Submarinos,” o que almirante fala não se guarda
Isso aí é o seguinte…. É um contrato possivelmente assim: itens que sofrem desgaste e que são trocados ou sofrem manutenção em intervalos de tempo pré programados. É um Empenho ordinário (o valor é pago a empresa) para execução destes serviços pelos 22 meses de vigência do contrato. itens que não são cobertos pela garantia do fabricante e que podem sofrer quebra durante este período. É feito um registro de preços destes itens e serviços, que não significa necessariamente a execução do serviço. É um Empenho estimativo (o valor só é pago se algum serviço previsto no contrato e com… Read more »
Basicamente toda manutenção é contratada dessa forma. A parte preventiva (fixa) e a parte corretiva (sob demanda). É importante separar, no entanto, a garantia do fabricante (inerente a eventuais problemas na fabricação) da necessidade de manutenção (questões que surgem durante o ciclo de vida do equipamento). Esses dias foi divulgado que a Noruega estava numa pelenga com a fabricante de seu helicóptero NH90 em razão de problemas que nunca haviam sido sanados desde a entrega do produto. Ou seja, por todo esse tempo, com base na garantia da fabricante, a empresa atuou para sanar as questões. Por fim, salvo engano,… Read more »
Boa noite, alguém sabe dizer como está andamento dos submarinos classe “Reis” da Turquia?
Será que já lançaram torpedo?
https://www.navalnews.com/naval-news/2022/05/turkey-launches-second-reis-class-type-214-aip-submarine/
O segundo foi lançado este ano, o primeiro já deve estar operacional. Depois a cada ano será lançado outro.
O PAEMB previa 15 SSK e 6 SUBNUC.
A ICN é um negócio 51% governo brasileiro, 49% Naval Group. Não vejo como possível uma empresa que nasceu para construir e manter 4 submarinos diesel Scorpene + 1 submarino nuclear oferecer manutenção para submarinos alemães IKL. Se a MB contasse com recursos orçamentários para manter os submarinos IKL operativos e aprestados…eles estariam operativos e aprestados. Se não estão é porque além dos recursos orçamentários devem existir impedimentos de peças e partes como periscópios, alças, baterias, motores e todo o resto que sofre obsolescência. Não deve ser possível contratar manutenção de máquina que ainda não existe. Existem dois, contratam para… Read more »
É por ai mesmo.
.
Problema de custeio.
.
Outro problema : Tripulação.
.
Tripulante de submarino é voluntário.
.
Não temos hoje na MB tripulantes suficientes para guarnecer 5 IKLs e 4 Scorpénes.
.
Oficiais tem muitos, querendo um comando no mar, o problema são os praças.
.
Alem do custeio, como ja disse acima.
ODEBRECHT Defesa e Tecnologia (51%) e pela francesa DCNS (49%)
ICN Itaguaí Construções Navais – Empresa privada.
Acredito que o governo não comprar do governo frances, adquirindo os 49%, nem tão pouco a Construtora brasileira.
Reze para que não se torne estatal na mão da MB, tornaria-se um um segundo estalerio do AMRJ, um despedicio de dinheiro, um cabide de emprego, mais um desvio das funções superiores da MB.
4 Tamandarés. Talvez 4 + 2.
Eu, no seu lugar, ficaria com as 4 mesmo. Dificilmente irá além disso.
Ajuda aí MK !!!
4 é pouco !!!🤷♂️
Ideal seria de 6 a 8 Tamandarés
Fala aí Burgos !!!.
Tudo bem contigo ?
Correu tudo bem na cirurgia ?
Abs.
Tô na fila !!!
Mas tô baixado aqui no HNMD , só conseguiram me encaixar pro procedimento pro dia 31/08.
A demanda pelo procedimento é muito grande, pra vc ter uma ideia a agenda de Setembro já tá lotada pq ele é rápido e menos invasivo (a laser)
Senti falta da informação sobre o valor do contrato.
Marinha. Tradição é teu nome.
Alguém sabe dizer que quadro é esse atrás do Almirante Liberal? É original? Reprodução?
Uma coisa boa no blog é que alguém faz uma pergunta e muitas vezes nos obrigamos a sair do conforto e aprender um pouco mais.
.
O que descobri Esteves é que trata-se da reprodução da Batalha de Lara – Quilmes ocorrida na Guerra da Cisplatina.
Grato, Dalton.
Pela quantidade de navios imaginei a ida (ou fuga) da Família Imperial, Trafalgar, Riachuelo (nesse caso descartei pela quantidade e porque os retratos daquela mostram cenas épicas).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Lara-Quilmes
Boa!
MK….larga do pé. Vai pentear. Vá.
Esteves, não leve tão a sério quando implico contigo.
.
Na verdade faço isso com você porque acho engraçadas as suas réplicas.
.
Você replica sem baixar o nível.
.
O lance da “fofinha” foi otimo.
.
Bom que desopila o fígado.
.
Fica na Paz.
A vida é tranquila. Fofinha é mais jovem…17 anos. E só a pizza baixar que lá vem a Fofinha atrás do Esteves.
Segue o enterro.
HAHAHAHA.
.
BOA!
Noticia véia!!! Próxima redação!?
como dissia a musica ” Ler jornal de ontem com noticias de anteontem”.
Maurice White foi muito cedo. Ficou entre nós somente 74 anos. Garoto.
Gênio.
https://youtu.be/Lrle0x_DHBM
Tambem acho.
Maurice foi compositor, cantor, arranjador, produtor, letrista, multiinstrumentista (gostava de bateria) e fundador do Earth, Wind and Fire em 1969. Essa turma ainda toca para presidentes e aonde se apresentam lotam espetáculos.
A vida dos negão nos EUA é dura. Quem faz sucesso como o Earth ainda faz, estudou, ralou, esforçou, enfrentou fomes e tempestades até serem recebidos em tapetes vermelhos.
O Brasil dará certo se perseguir a lei do máximo esforço.
Disse o Esteves.
https://youtu.be/hI1UcHIxK1Y
Comprei meu primeiro disco do Earth em 1979 !!!
Ouvia mto no alojamento, no 1° ano da EPCAR, em 1980.
Vergonha. Uma vergonha. Um candidato disse algo sobre recuperação industrial. Um. Os outros nada. Pior. Nenhum candidato mostrou conhecer a realidade da Defesa da Pátria. Não tocaram no assunto do sucateamento das Armas. Nada. Nem PROSUB, nem Tamandarés, nem Gripen, nem MTB. Menos ainda Antártica, ZEE, tráfego e transporte marítimo, fronteiras do Oeste, alianças, interesses, estratégias. Reator…vichi. Nada de nada. Parece que a Defesa é uma caixa que abrirão pra ver se tem Pandoras, ventos e tempestades…quando um deles assumir a condução executiva do País…já que a condução política é da conta do Congresso e…e…até a PF vai se queixar… Read more »
Esteves, sim. Vergonha mesmo. Sabe por que ? Porque Defesa, como saneamento e outras coisas que não são de acompanhamento do grande público, não dão voto. Simples assim, no meu modo de ver. Agora, Vales de diversas finalidades, Auxilios mil, preço de gasolina, etc, isso sim dá voto. Que percentual da população brasileira entende a necessidade do País ter uma Defesa (no amplo sentido) forte, ou ao menos adequada ? Veja o caso que o Rudi falou mais acima, com relação ao Chile. Não é por falta de dinheiro que o Brasil não investe em Defesa. Quando investe, é por… Read more »
O próprio Ex-Presidente do EUA Barak Obama em seu tempo de mandato já falava: “País sem Forças Armada, não é um País é somente um território”.
E ele é democrata hein!!!
Ele sempre enfatizou a importância dos militares e das FFAAS de seu País. Mas tem gente aí que não gosta, vai fazer o que ?! 🤦♂️🤔🤷♂️ Né ?!
Boa lembrança do Obama !
Avante!!
Não sei quem é o responsável pelo planejamento da Marinha, mas é péssimo, o gerenciamento de projetos é uma piada. Vamos lá, temos 5 submarinos IKL e construindo outros 4 Scorpene e 1 Nuclear, para que tanto submarino se não temos nem navios-patrulha básicos. Aviação Naval sem porta-aviões, o qual não existirá tão cedo, mas já falam em substituir os A-4. Talvez, a cereja do bolo, adquirir aviões de guerra anti-submarina para serem embarcados sem termos um porta-aviões, são decisões que beiram uma conduta quase criminosa com dinheiro público. Por fim, o mais grave é saber que estas decisões absurdas… Read more »
Vamos lá : . 1) “Vamos lá, temos 5 submarinos IKL e construindo outros 4 Scorpene e 1 Nuclear, para que tanto submarino se não temos nem navios-patrulha básicos.” Nada a ver. Empregos táticos TOTALMENTE distintos. . 2) “Aviação Naval sem porta-aviões, o qual não existirá tão cedo, mas já falam em substituir os A-4.” . A MB pode, e deve, manter a sua aviação Naval, mesmo sem um PA. Várias marinhas no mundo fazem isso. Alguns exemplos : Uruguai, Noruega, Chile, etc. . A decisão de ter um PA passa necessariamente por um planejamento estratégico : Queremos ter uma… Read more »
1. Os empregos claramente são distintos, mas o orçamento é um só e como não cabe tudo que a MB almeja ter, escolhas tem q ser feitas. Qual a prioridade? Me parece claro que um submarinista veja sua arma como prioridade e não vejo problema algum nisso, mas acredito q outros tem o direito de discordar. Quando do início do prosub o MLU dos IKL estava bem delineado e entre outras coisas a transição do Tigerfish pro Mk48 (opa) estava sendo um salto muito significativo. Comparativamente a atualização da ForSub estava muito melhor encaminhada que a da força de superfície,… Read more »
India, primeiramente, quero dizer : excelente comentário.
.
No mais, podemos discutir , saudavelmente, todos os pontos derivados do comentario inícial do colega pgusmão.
.
Abs
Boas a todos não seria interessante termos uma segunda frota de submarinos no nordeste aproveitando esses subs classe tupi/ tikuna já que não teremos escoltas suficientes para tal
Para isso precisaria contruir uma base de apoio as operações, seja em que cidade for.
.
E ai ?
.
Economicamente seria inviável !!! O Tupi já está na 3ª abertura do cone da popa por retirar toda a parte de hélice, eixo , motores, geradores e acumuladores para retífica/troca desses equipamentos (parece que essa abertura pode ser efetuada somente 5 vezes) aí depois já era !!! Aí vai construir base pra Submarino pra um futuro não muito distante serem retirado da ativa ?! Vende que é melhor que roda por mais 15/20 anos em outra Marinha que navega sem problema algum depois de um belo PMG. Tem vários Países aqui na América do Sul interessado 👍 Sou favorável da… Read more »
É isso.
Ressuscitaram o “estudioso”…