A Lockheed Martin integrou o High Energy Laser with Integrated Optical-Dazzler and Surveillance (HELIOS) no destróier de mísseis guiados USS Preble (DDG 88).

A empresa anunciou em 18 de agosto que o laser de alta energia da classe 60+ kW com optical-dazzler integrado foi entregue à Marinha dos EUA.

Uma foto da Marinha dos EUA mostra o HELIOS instalado na posição à vante do passadiço do navio. Este local é ocupado com o Phalanx CIWS em outros destróieres da mesma classe.

O laser de alta energia fornecerá ao navio de guerra uma capacidade de baixo custo por abate, enquanto o faz na velocidade da luz.

o HELIOS é candidato a substituir o Sistema de Armas de Defesa Aproximada MK-15 (CIWS – Close-in Weapons System) e o sistema de mísseis RIM-116 na frota dos EUA.

O HELIOS tem alcance comparável ao RIM-116 (cerca de 5 milhas náuticas) e munição potencialmente ilimitada, assumindo que a questão da geração de energia seja resolvida, tornando-se um substituto potencial para as armas gatling e sistemas de mísseis que atualmente fornecem defesa de curto alcance.

Concepção artística do HELIOS a bordo de um destróier da classe Arleigh Burke
Concepção artística do HELIOS de um destróier da classe Arleigh Burke destruindo um alvo

Maquete do USS Preble equipado com o HELIOS

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments