Cerimônia de corte de chapa da Fragata ‘Tamandaré’ é realizada em Itajaí (SC)
Em 5 de setembro de 2022, decorridos dois anos do início da execução do contrato, período em que foram elaborados documentos, estudos e desenhos técnicos do Projeto Executivo, além da necessária mobilização e preparação das instalações fabris do Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí (SC), teve início naquele estaleiro a fase de construção dos navios com o corte da chapa do casco do primeiro da classe, a futura F200 – Fragata “Tamandaré”.
A chapa cortada se destina à confecção do primeiro bloco de uma série de 55 blocos e unidades de edificação que, uma vez unidos, comporão o casco e a superestrutura da fragata. A cerimônia de batimento da quilha, simbolizada pela união dos dois primeiros blocos do navio, está prevista para ocorrer em março de 2023. O lançamento da Fragata “Tamandaré” está estimado para junho de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil em dezembro de 2025.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) contempla ainda a entrega subsequente de mais três navios até dezembro de 2029, importantes e tão necessários meios de operação para a garantia dos objetivos estratégicos do Poder Naval.
O contrato
Após dois anos de um longo e minucioso processo conduzido pela Marinha do Brasil, conhecido como Request for Proposal – RFP, para escolha de um consórcio para a obtenção, por construção no Brasil, de uma classe de navios-escolta, de elevada complexidade tecnológica e significativo poder combatente, destinada à renovação dos meios da Esquadra, teve início a fase de negociação do contrato entre a EMGEPRON, com apoio técnico da Marinha do Brasil, e o então consórcio vencedor, hoje constituído como Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, formado pela empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) e as brasileiras Embraer e Atech. Após um ano de negociação, o contrato foi assinado em 4 de março de 2020 e teve seu início de execução em 4 de setembro do mesmo ano.
-
Comprimento: 107,2 m
-
Boca: 15,95 m
-
Calado: 5,3 m
-
Deslocamento: 3.455 t
-
Velocidade Econômica: 14 nós
-
Velocidade Máxima: 25 nós
-
Raio de Ação > 5.000 mn
-
Autonomia: 28 dias
-
Acomodações: 141
-
combater diversos tipos de ameaças (superfície, aéreas ou submarinas)
-
atuar na prevenção e combate ao contrabando, tráfico de drogas, pesca predatória, pirataria, tráfico de armas e fiscalização contra a poluição do meio ambiente marinho
FONTE: Marinha do Brasil