A França poderia construir submarinos para a Austrália, afinal
Um ano após o anúncio da aliança Aukus entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, Canberra ainda está longe de receber uma nova frota de submarinos movidos a tecnologia nuclear americana. A França, que perdeu um grande contrato para fornecer submarinos, está pronta para intervir e preencher as lacunas
Quando a Austrália, os EUA e o Reino Unido divulgaram a aliança Aukus, que havia sido negociada em segredo, também romperam um acordo multibilionário com a França para a entrega de 12 submarinos convencionais.
Um ano depois, a Austrália ainda não decidiu o que tomará em seu lugar.
O ministro da Defesa, Richard Marles, ainda precisa ouvir a força-tarefa de submarinos nucleares e receber os resultados de uma revisão estratégica de defesa.
Seja qual for a decisão, os submarinos precisam ser construídos – com os oito primeiros a serem entregues em 2040.
Se houver um atraso, a Austrália corre o risco de não ter submarinos para substituir sua frota envelhecida. Assim, poderia recorrer à França para preencher as lacunas.
Oportunidade
Em uma reunião com o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese em julho, o presidente francês Emmanuel Macron, que ficou furioso com a forma como a França foi despejada, teria se oferecido para fornecer quatro submarinos.
A existência da oferta não foi negada por Anne Genetet, parlamentar do partido Renascimento de Macron e secretária da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional.
“É normal que a França tente aproveitar a oportunidade, pois temos capacidade, know-how e material de alta qualidade”, disse ela à RFI. “Não é à toa que assinamos esse contrato com a Austrália”.
No início de setembro, o ministro da Defesa Richard Marles da Austrália viajou para a França e se encontrou com o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu.
“(Os) ministros (estão) comprometidos com o desenvolvimento de projetos que permitirão ainda mais a relação de defesa franco-australiana”, disse o Ministério da Defesa australiano em comunicado.
No entanto, a Marinha Australiana não está interessada em adquirir submarinos franceses, pois não tem mão de obra para aprender a usar outro tipo de dispositivo.
O Ministério da Defesa da Austrália deve divulgar sua estratégia completa de submarinos em março de 2023.
FONTE: RFI
Eu acho que a Austrália tomou uma bela volta. Só precisa de um aceno pacífico da China pros EUA considerar a AUKUS inútil e tacar esse acordo no ralo.
Todo mundo segue a vida, e a Austrália fica sem nada.
Bela volta por culpa deles que aceitaram esse acordo vago e ainda cancelaram o que tinham de concreto.
2 anos pra negociar e ainda não conseguiram nem decidir qual submarino os australianos vão receber? Kkkkkkkkkk 8 subs nucleares + know how envolvendo a tecnologia nuclear em menos de 20 anos, num país que tem menos experiência na área que o Brasil, sem saber onde, quando ou QUANTO? O próprio acordo foi uma especulação e a Austrália já começou a perceber isso, brilharam o olho com uma proposta vaga e esqueceram que o papel aceita tudo (fora o que sequer está no papel pq não foi resolvido ainda).
Quem vc acha que os EUA e o RU beneficiairam, nós ou a Austrália?
Se liga…
Eu nunca disse que terão que desenvolver do zero espertão, nem sei de onde tu tirou isso, melhore a interpretação. Teoricamente vão construir e entregar 8 submarinos nucleares e obter esse know how em menos de 20 anos, quando desses 2 anos de negociação até agora sequer conseguiram decidir qual o modelo do submarino (a estimativa é só depois de março de 2023), quem dirá as salvaguardas tecnológicas (não se pode esperar que os EUA ou Reino Unido entreguem tudo sobre a tecnologia nuclear deles) e o mais importante: QUANTO isso tudo vai custar. Supondo de forma bem otimista que… Read more »
O quê você acha que te habilita a ser tão assertivo quanto a isso?
EUA e RU têm na Austrália um aliado preferencial, duvido que a deixem na mão.
A Austrália ficará sem submarinos… Se o sub não pode ser francês, se ingleses e americanos não conseguem entregar subnucs, de onde surgirão tais plataformas? Isso me lembrou de coisas (modo de dizer, pq deu branco), como alemães fazendo SSK com espaço para um reator… Saab Nuclear Division Svenska…
Os franceses mal conseguem entregar os deles… devem ter uns 4 (no máximo 5 ativos hoje) e da classe Suffren só tem um.
Não vai atrás do que diz o Macron..
“No entanto, a Marinha Australiana não está interessada em adquirir submarinos franceses, pois não tem mão de obra para aprender a usar outro tipo de dispositivo.” Se isso fosse verdadeiro, então não poderiam receber também subnuc ingleses ou americanos, pois a premissa seria a mesma: não tem mão de obra para aprender a usar outro tipo de dispositivo. Os fatos e as palavras parecem apontar para outro motivo: estão comprometidos a adquirirem unicamente subs anglo-saxônicos, mesmo que isso coloque em risco as suas operações de submarinos visto que a classe Collins irá dar baixa e não há subs ingleses ou… Read more »
Não terão capacidade de mão de obra, para aprender outra tecnologia, além da que está acordada, a Americana ou Britânica.
Está bem explicado, para se entender, sem qualquer dificuldade.
A Austrália é um grande exportador de commodities, que tem dinheiro sobrando devido ter uma população irrisória e que definitivamente não sabe negociar seus contratos de defesa…
Errado, a Austrália tem boa parte de sua renda proveniente do setor de serviços, que tem dinheiro sobrando graças a isso. Se o Brasil tivesse uma população irrisória também seria pobre da mesma forma, exportando commodities.
Kkkkkkkkkkkkkkkk eu já sabia que ia dar nisso, poderia ter feito um bolão, vão ficar sem nada no final.
A Australia vai receber 8 SSN Astutes , ja esta decidido, agora nao sera facil suprir esses navios uma vez que o pessoal da BAE agora estara focado em construir o SSBN Dreadnought. Os submarinistas Australianos ja estao treinando nos Astutes da Royal Navy.
O jeito é comprar 4 sub frances de prateleira construídos na França com urgência em tempo record de construção para entregar aos australianos !!!!
Pagando $$ bem para os franceses tenho certeza que eles entregam os submarinos novos em 3 anos !!!!
Alguns acontecimentos que não mencionados no artigo. Recentemente foi assinado um acordo com o Reino Unido para permitir que os submarinistas australianos treinem a bordo dos submarinos da classe Astute.
O Naval Group, em tudo isso, recebeu a indenização de 555 milhões de euros 💶 . O novo primeiro ministro teve uma postura menos rude procura reconstruir os laços com os franceses.
Nesse ínterim, a Coréia do Sul fortaleceu a sua posição no setor de defesa australiano e ofereceu os KSS-III, garantindo a entrega dentro 7 anos.
Novela …
Saiu em um site de notícias australiano uma reportagem que mostra os reais motivos da Austrália ter tacado a bola nas costas dos franceses. Não sei se a informação é real mas se for a situação australiana é mais complicada que parece. Segue o link.
https://www.abc.net.au/news/2022-09-16/leaked-document-officials-kept-in-dark-over-french-submarines/101445670
Pesquisei e descobri que o grupo ABC News é uma fonte séria de informações na Austrália.
https://en.wikipedia.org/wiki/ABC_News_(Australia)
Soberania para decidir, conteúdo local, projeto mais avançado, valores superestimados, nacionalização de até 60%, combustível de baixo enriquecimento, capacidades para águas rasas…até os japoneses entraram na história.
Parece que tudo era favorável aos franceses e a classe Suffren. Por que deixaram escapar?
O grupo de mídia ABC pertence à Disney. Aquela do Pateta.
Os australianos devem está de olho (avaliando) no desdobramento do trabalho dos francês em Itajaí quando ao nosso SubNuc.
.
😂
https://www.youtube.com/watch?v=597SJUloXbk
O ABC australiano pertence ao próprio Estado da Austrália.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Australian_Broadcasting_Corporation
Verdade. A outra ABC News é que é do Pateta.
Bizarra as decisões tomadas pelo MD da Austrália.
Um Brasil com gangurus
E saneamento básico.
Olá Rafael. A população da Austrália é como caranguejos. Está toda no litoral. O miolo do país é um vazio.
Não é totalmente assim, é quase mas a Austrália é um dos países com melhor qualidade de vida, mais poder de compra e conta com grandes e belíssimas cidades, bem como pequenas cidades e aldeias no seu interior, depois têm a cultura e costumes semelhantes à dos Anglo-Saxões, sempre tiveram grandes bandas com projeção mundial, bem como dos melhores desportistas mundiais, em várias modalidades e dos melhores também no desporto motorizado.
O Professor Camargoer se referiu a distribuição e densidade demografica da Austrália. E sim, é totalmente como ele disse. A população além de diminuta é concentrada no litoral. Uma rápida olhada no mapa comprova o que ele disse, nada a ver com praias e desportistas.
Nem bandas…
A Austrália é um deserto demográfico. Só tem vida nas beiras.
E crocodilos. Enormes.
e alto poder de compra,
Nada a ver, povos com culturas e costumes bem diferentes.
O sub nuc brasileiro sera baseado em um Scorpene? ou nesse Suffren?
Scorpene, mas o reator é nacional
O Suffren sera usado como base do novo SSBN SNLE 3G de 15 mil Toneladas.
Olá Wilber. Sei lá. O projeto do SN10 é de 6 mil ton e o Scorpene é de 2 mil ton. Os dois usarão muitos sistemas similares mas as diferenças são tão grandes que nem dá para falar que o SN10 seja baseado no Scorpene.
Podemos acrescentar que os engenheiros Brasileiros envolvidos no projeto do Riachuelo estão aquirindo conhecimento do projeto classe Riachuelo para ser aplicado no projeto no nosso SubNuc.
e se deus quiser dessa vez a MB não vai jogar fora todo conhecimento que adquiriu
O motivo dos Australianos romperem com os Franceses, foi por atrasos enormes e valor que praticamente dobraram em poucos anos… Eles já iriam “romper” com os Franceses de qualquer forma, ai nesse meio tempo apareceu uma possível solução para o problema que foi a criação da AUKUS, e a oferta de subs nucleares…
Então acho muuuuito difícil eles voltarem a negociar com os Franceses, MAS…
Acho que foi um alinhamento Anglo Saxonico mesmo, a Australia comprou 9 Fragatas Type 26 do Reino Unido, o Canada comprou 15 Fragatas Type 26 do Reino Unido, nada mais natural do que se alinhar com que esta mais proximo de voce (lingua e cultura), a França é um pais Latino, nada mais natural do que ajudar o Brasil (outro pais Latino), Quase de certeza que o Submarino Australiano sera o Astute Britanico, porque não há nem sequer Virginias para a demanda US Navy, quanto mais para a Australia, o Reino Unido esta nesse momento finalizando a linha de producao… Read more »
Boatos espalhados para preparar o caminho dessa negociata que rolava por baixo dos panos, além disso nada comprova essas alegações, caso contrário não teriam pago mais de meio bilhão de euros em indenização para os franceses. Aconselho a leitura da matéria do ABC compartilhada pelo colega Fawcett. Existiam problemas no programa, com certeza. Mas muito se deve a incapacidade da indústria local e aos requisitos atípicos e ambiciosos dos próprios australianos. No mais, eles não são novos nesse tipo de negociata. Toda vez que querem fomentar ( ressuscitar!) a própria industria, maior autonomía em relação a Washington e obter off-set… Read more »
O Brasil poderia comprar esses submarinos cancelados da Austrália para aumentar o lote dos submarinos Riachuelo já que já tem o complexo instalado e com os submarinos sendo entregues rapidamente consegue construir e comissionar esses dose submarinos e podendo adicionar mais ao lote e comprar um terceiro.
Submarinos nucleares. Não estão à venda. O Riachuelo é um Scorpene, submarino convencional.
Bem…não estão à venda para nós.
Qualquer submarinista que se preza preferiria ir à guerra em submarinos americanos ou ingleses, a franceses, sinto muito.
Quiseram sentar em duas cadeiras, sentaram no chão.