O navio de assalto anfíbio multifuncional da Turquia e futuro navio-capitânia, o TCG Anadolu, abriu suas portas para os membros da imprensa no sábado (17) pela primeira vez.

O TCG Anadolu, em exibição no estaleiro de Tuzla, em Istambul, é uma das plataformas que podem levar não apenas as forças navais, mas também a posição diplomática da Turquia a um nível muito alto com suas instalações e capacidades.

O TCG Anadolu, uma embarcação do tipo Landing Helicopter Dock (LHD) baseada no LHD da Espanha Juan Carlos I, tem previsão de entrega ao Comando das Forças Navais no final do ano.

Os testes finais estão sendo realizados na plataforma, que foi lançada em 2015 sob a liderança da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB).

Ismail Demir, chefe da SSB, disse durante a turnê de imprensa que uma nova era começou com o TCG Anadolu.

“No âmbito do projeto, uma força de pelo menos um batalhão no Egeu, Mediterrâneo e Mar Negro poderá se transferir para a região da crise com seu próprio apoio logístico, sem a necessidade de apoio de base”, disse Demir.

LHD Juan Carlos I

Em 2015, as Forças Navais turcas em seu relatório de estratégia anunciaram o objetivo de trazer a Marinha Turca para a liga superior, de uma marinha capaz de projeção de força regional de média escala para uma “marinha com capacidade de projeção de força global de média escala”.

O relatório de 48 páginas estabeleceu um caminho para a modernização da marinha. Ele delineou os desenvolvimentos regionais e globais, nos quais a construção de um LHD foi incluída em planos de seis a 10 anos.

Demir afirmou ainda que o projeto LHD, iniciado em 2015, está prestes a ser concluído, que a taxa de produção nacional do navio está em torno de 70% e que estão trabalhando com uma cadeia muito ampla de fornecedores.

“Este será o maior navio de guerra do nosso país e existem apenas 12 países no mundo que possuem navios dessa escala. Nossa marinha fortalecerá seu poder com este navio”, disse Demir.

Demir também enfatizou que os sistemas de armas, radar e sistemas de guerra eletrônica e sistemas de aviônicos do navio foram todos desenvolvidos pela indústria de defesa da Turquia com recursos nacionais.

O navio, lançado em maio de 2019, iniciou os testes de aceitação no mar em junho de 2022 e os testes ainda estão em andamento.

Primeiro navio com UAV

Demir continuou dizendo que o navio, que fará parte da aliança da OTAN, será o primeiro navio do mundo desdobrado com veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) que pousarão e decolarão dele.

Ele disse que o trabalho está em andamento com o magnata turco de drones Baykar a esse respeito.

O Bayraktar TB3 UCAV, que está atualmente em desenvolvimento nas instalações de Baykar, é uma variante do famoso Bayraktar TB2 e está planejado para o navio-capitânia.

Demir observou que, no próximo período, não apenas os UCAVs, mas também aeronaves domésticas, como o Kızılelma e Hürjet, também estarão entre as aeronaves que serão implantadas no TCG Anadolu.

O Kızılelma (“Maçã Vermelha”), o nome dado ao Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados (MIUS), está se preparando para fazer seu voo inaugural, enquanto o Hürjet é um avançado avião de treinamento a jato e ataque leve desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) .

UCAV Kizilelma

Helicópteros AH-1W SuperCobra e helicópteros de uso geral também serão implantados no TCG Anadolu.

A plataforma de lançamento construída no convés do Anadolu fornece uma capacidade de operação com as aeronaves F-35B STOVL (Short Take-Off/Vertical Landing) da Lockheed Martin. Desde que a Turquia foi retirada do programa F-35, o país estava em busca de alternativas até que a implantação dos UCAVs veio à tona, o que marcará uma estreia global.

A remoção da Turquia do programa F-35, do qual Ancara era fabricante e compradora, veio depois que o país comprou sistemas russos de defesa aérea e antimísseis S-400, que Washington argumenta que poderiam ser usadoz por Moscou para obter detalhes confidenciais sobre o jato americano, além de ser incompatível com os sistemas da OTAN. A Turquia, no entanto, responde que o S-400 não seria integrado aos sistemas da OTAN e não representaria uma ameaça à aliança, sublinhando que os EUA empurrou Ancara para a decisão de buscar vendedores alternativos depois que Washington se recusou a vender seus sistemas Patriot.

Base flutuante

 

O TCG Anadolu, o maior projeto da indústria de defesa que a Turquia já produziu como um único produto, foi equipado com recursos extremamente críticos. Isso coloca o navio em posição de servir não apenas nos mares circundantes da Turquia – apelidado de “Pátria Azul” – mas também nos oceanos Índico e Atlântico, quando necessário.

Com um comprimento de 232 metros e uma boca de 32 metros, o TCG Anadolu deslocam 27.400 toneladas. A plataforma gigante, que atinge uma velocidade máxima de 21 nós com carga total, poderá receber elementos terrestres, aéreos e marítimos.

De acordo com as informações fornecidas, a doca com capacidade de água dentro do navio permitirá quatro embarcações LCM (Landing Craft Mechanized), cada uma transportando um tanque.

Será capaz de transportar um total de 94 veículos, incluindo 13 tanques, 27 veículos blindados de assalto anfíbio, seis veículos blindados de transporte de pessoal (APCs), 33 veículos do tipo diversos e 15 reboques.

Um total de 10 helicópteros ou 50 UCAVs podem ser implantados no convés de voo, e esse número pode chegar a 100, dependendo da configuração.

O navio terá uma capacidade para 1.223 pessoas. Haverá uma instalação hospitalar completa e duas salas de cirurgia a bordo.

FONTE: Daily Sabah

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