Caça-minas da Marinha Romena é atingido por uma mina à deriva no Mar Negro
O caça-minas Tenente Dimitrie Nicolescu (DM-29) da Marinha Romena detonou uma mina à deriva em uma tentativa de desarmá-la no Mar Negro.
A mídia romena informou sobre isso com referência ao departamento de defesa do país.
A tripulação do navio estava ciente da mina à deriva a cerca de 25 milhas náuticas a nordeste do porto romeno de Constanta.
A bordo do caça-minas havia um grupo de mergulhadores e um barco especializado em pesquisa e coleta de informações sobre objetos perigosos à navegação.
No entanto, devido às condições climáticas adversas e à escuridão, o Tenente Dimitrie Nicolescu (DM-29) chocou-se com a mina marítima e esta explodiu.
Como resultado, um pequeno buraco se formou na borda da linha d’água na popa do navio.
“Não há vítimas ou feridos como resultado da explosão, os 75 militares do navio não estão em perigo, a flutuabilidade do navio não é prejudicada e não há danos graves a bordo”, disse o Ministério da Defesa da Romênia.
Imediatamente após o incidente, a tripulação do navio fechou o buraco e limitou o acesso de água ao compartimento da popa.
Após o início da agressão armada da Federação Russa na Ucrânia, esta é a terceira mina marítima que atingiu a área de responsabilidade das Forças Navais romenas.
Desde o início da guerra até o presente, 28 minas marítimas foram destruídas na parte ocidental do Mar Negro, das quais três minas pela Turquia, duas pela Romênia, uma pela Bulgária e 22 pela Ucrânia.
FONTE: Militarnyi / Sea Waves Magazine