Destróier USS ‘Higgins’ e fragata canadense transitam pelo estreito de Taiwan
O USS Higgins (DDG-76) realizou um trânsito no Estreito de Taiwan na terça-feira, anunciou a Marinha dos EUA.
O Higgins realizou o trânsito em cooperação com a fragata classe Halifax da Marinha Real Canadense HMCS Vancouver (FFH-331), de acordo com um comunicado de imprensa da Marinha na terça-feira.
O trânsito do estreito foi feito fora de quaisquer águas territoriais, disse o secretário de imprensa do Pentágono Brig. O general Pat Ryder disse durante uma coletiva de imprensa na terça-feira.
O Higgins e Vancouver realizaram um trânsito de rotina “de acordo com a lei internacional”, de acordo com o comunicado da Marinha.
“O trânsito do Higgins e da Vancouver pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos e de nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto”, segundo o comunicado. “Cooperação como essa representa a peça central de nossa abordagem para uma região segura e próspera.”
Este é o segundo trânsito do Estreito de Taiwan desde que a presidente da Câmara Nancy Pelosi (D-Calif.) visitou a ilha. O último trânsito ocorreu em 29 de agosto, quando o USS Antietam (CG-54) e o USS Chancellorsville (CG-62) navegaram pelo estreito.
A China criticou o trânsito do estreito na época e chamou os dois cruzadores da classe Ticonderoga de velhos. A China ainda não comentou o trânsito do Higgins.
No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, alertou os EUA contra o apoio aberto a Taiwan depois que o presidente Joe Biden disse que os EUA defenderiam Taiwan.
“A China lamenta e se opõe firmemente às observações feitas pelo presidente dos EUA e fez representações severas com os EUA”, disse Mao, de acordo com um artigo do jornal estatal Diário do Povo.
FONTE: USNI News
NOTA DA REDAÇÃO: O USS Higgins e a HMCS Vancouver foram acompanhados por navios da PLA Navy durante o trânsito, como mostra a imagem de satélite abaixo: