DGA encomenda o primeiro de seis navios-patrulha costeiros para a Gendarmaria Marítima
A DGA encomendou ao consórcio SOCARENAM e CNN MCO, a 12 de agosto de 2022, um barco de patrulha costeira de nova geração para a gendarmaria marítima.
O contrato, no valor máximo de 110 milhões de euros, abrange o desenvolvimento e produção de um máximo de 6 navios-patrulha e serviços de manutenção em condições operacionais.
A entrega do primeiro navio, que será construído em Boulogne-sur-Mer, está prevista para o segundo semestre de 2024 em Cherbourg. Os outros 5 navios-patrulha serão destinados à França continental (Cherbourg, Lorient e Toulon), bem como ao exterior (Pointe-à-Pitre e Papeete).
Estes patrulhas polivalentes destinam-se ao cumprimento de missões de salvaguarda marítima (defesa marítima do território (DMT) e ação do Estado no mar (AEM), nomeadamente segurança marítima, polícia das pescas, inteligência de interesse marítimo e ordem pública, detecção de fluxos).
Suas missões envolvem inúmeras intervenções com o envio de uma equipe de controle a bordo dos navios no mar. É por isso que eles estão equipados com um barco rápido que vai até 40 nós.
Os navios-patrulha são embarcações com deslocamento aproximado de 350 toneladas carregados, para uma velocidade de até 21 nós, com capacidade de 25 pessoas (incluindo 15 tripulantes).
Essas embarcações, com 46 m de comprimento, devem poder realizar missões de 7 dias com 15 pessoas sem reabastecimento e devem poder navegar 180 dias no mar por ano. De acordo com suas missões, seu armamento é baseado em metralhadoras MAG58 e uma metralhadora de 12,7 mm.
Esses navios serão os primeiros navios da Marinha Francesa a ter sistemas de tratamento de fumaça, reduzindo sua taxa de emissão de óxido de nitrogênio.
FONTE: SeaWaves Magazine
NOTA DO EDITOR: no título da fonte original esses navios eram chamados de OPVs, porém suas características são de emprego costeiro, como o próprio texto indica.
CMN? Eles são especialistas nesse tipo de navio.
E que comecem as comparações com os NPa 500 Ton de USD 35 Mi by Emgepron…rsrsrs
HaHaHa…
Vai ficar na casa dos U$ 40 e poucos milhões de dólares…
.
O que a MB vai pagar em uma NPa 500t BR, quase compra um patrulha como os da classe Viana de Castelo.
1.800 toneladas. Em torno de 40 milhões de euros.
Olá Esteves. Geralmente, um OPV de 1500~1800 ton custa entre US$ 70~90 milhões.
E olhe lá, o Uruguai está com sérias dificuldades em encontrar interessados em entrar na sua concorrência para 2 OPVs de 1800 ton por 180 milhões.
Geralmente… Se você quiser tocar adiante um viés de confirmação. . O que importa no valor de um navio, é o “recheio”. Se a MB insiste em querer cumprir missões de guerra com NPa 500t BR, tornando-o uma corveta, ela vai ter de desembolsar um maior valor para atender estas missões. Isso se aplica a qualquer OPV e demais meios navais. A questão é que, no final das contas, o dinheiro que poderia ser usado para comprar mais navios, incentivar uma linha de produção constante e consequentemente demarcar presença na costa, fazendo papel de Guarda Costeira, será usado para comprar… Read more »