A DGA encomendou ao consórcio SOCARENAM e CNN MCO, a 12 de agosto de 2022, um barco de patrulha costeira de nova geração para a gendarmaria marítima.

O contrato, no valor máximo de 110 milhões de euros, abrange o desenvolvimento e produção de um máximo de 6 navios-patrulha e serviços de manutenção em condições operacionais.

A entrega do primeiro navio, que será construído em Boulogne-sur-Mer, está prevista para o segundo semestre de 2024 em Cherbourg. Os outros 5 navios-patrulha serão destinados à França continental (Cherbourg, Lorient e Toulon), bem como ao exterior (Pointe-à-Pitre e Papeete).

Estes patrulhas polivalentes destinam-se ao cumprimento de missões de salvaguarda marítima (defesa marítima do território (DMT) e ação do Estado no mar (AEM), nomeadamente segurança marítima, polícia das pescas, inteligência de interesse marítimo e ordem pública, detecção de fluxos).

Suas missões envolvem inúmeras intervenções com o envio de uma equipe de controle a bordo dos navios no mar. É por isso que eles estão equipados com um barco rápido que vai até 40 nós.

Os navios-patrulha são embarcações com deslocamento aproximado de 350 toneladas carregados, para uma velocidade de até 21 nós, com capacidade de 25 pessoas (incluindo 15 tripulantes).

Essas embarcações, com 46 m de comprimento, devem poder realizar missões de 7 dias com 15 pessoas sem reabastecimento e devem poder navegar 180 dias no mar por ano. De acordo com suas missões, seu armamento é baseado em metralhadoras MAG58 e uma metralhadora de 12,7 mm.

Esses navios serão os primeiros navios da Marinha Francesa a ter sistemas de tratamento de fumaça, reduzindo sua taxa de emissão de óxido de nitrogênio.

FONTE: SeaWaves Magazine

NOTA DO EDITOR: no título da fonte original esses navios eram chamados de OPVs, porém suas características são de emprego costeiro, como o próprio texto indica.

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