Novo porta-aviões chinês ‘Fujian’ (Type 003) realiza provas de cais
O Fujian, primeiro porta-aviões chinês Type 003 dotado de catapultas eletromagnéticas, iniciou as provas de cais.
O navio-aeródromo, projetado e construído na China, é o primeiro do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) da Marinha Chinesa, com um deslocamento de carga total de mais de 80.000 toneladas.
O Fujian passa por testes e depuração do sistema de energia. O vapor de alta pressão é canalizado de caldeiras terrestres por meio de um sistema de fornecimento de vapor especialmente projetado para verificar as turbinas a vapor do navio e outros componentes de seus sistemas de energia.
Uma série de trabalhos de instalação e comissionamento de equipamentos estão sendo realizados no Fujian conforme planejado, e as tarefas de teste relacionadas estão sendo avançadas em paralelo.
O principal objetivo das provas de cais é verificar a qualidade da construção do casco e a qualidade da instalação e confiabilidade de várias máquinas, sistemas, tubulações, equipamentos, instrumentos, medidores, armamentos, dispositivos especiais, etc.
Durante as provas, o porta-aviões fica atracado ao longo do cais e todos os equipamentos são ligados para verificar o funcionamento em plena capacidade enquanto o navio está parado. O tempo necessário para as provas depende do funcionamento do equipamento.
Entende-se que o fato de o porta-aviões ter entrado na fase de provas de cais indica que a instalação dos equipamentos está bastante adiantada.