Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning

Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) comemora 10 anos de operação de porta-aviões.

Em 1998, os chineses compraram o casco inacabado do porta-aviões de 50 mil toneladas Varyag (ex-Marinha Soviética) da Ucrânia e o navio foi entregue à China em 2002.

Depois de receber modificações extensas no Estaleiro Dalian, o navio foi incorporado pela PLA Navy em setembro de 2012 e renomeado Liaoning.

O Liaoning foi usado como base para o projeto do segundo porta-aviões da China (Type 002), Shandong CV-17, que entrou em serviço em 2019.

Tanto o Liaoning quanto o Shandong são porta-aviões do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), sem catapultas. Para decolar, os aviões empregam uma rampa ski-jump na proa.

Type 001A
Lançamento do segundo porta-aviões chinês (Type 002), o Shandong. Como o Liaoning, o Shandong possui uma rampa ski-jump na proa e não possui catapultas
Lançamento do porta-aviões Fujian (Type 003) em 17 de junho de 2022. O navio-aeródromo de 85.000 toneladas é dotado de catapultas eletromagnéticas ao invés da rampa ski-jump

Em junho de 2022, a China lançou ao mar seu terceiro porta-aviões (Type 003), Fujian CV-18, de 80 mil toneladas e dotado de catapultas eletromagnéticas. O Fujian é do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), sem rampa ski-jump.

O segundo porta-aviões da China pode transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.

Nas imagens recentes divulgadas pelos chineses, o Liaoning aparece com 24 caças J-15 no convoo.

A chegada do casco do Varyag na China e como ficou o navio depois da reforma

O Varyag, quando estava sendo rebocado para a China
A proa do Varyag, na primeira docagem na China

O Liaoning em operação

Vídeo comemorativo dos 10 anos de porta-aviões na China

SAIBA MAIS:

A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments