IMAGENS: Marinha Chinesa comemora 10 anos de operação de porta-aviões
A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) comemora 10 anos de operação de porta-aviões.
Em 1998, os chineses compraram o casco inacabado do porta-aviões de 50 mil toneladas Varyag (ex-Marinha Soviética) da Ucrânia e o navio foi entregue à China em 2002.
Depois de receber modificações extensas no Estaleiro Dalian, o navio foi incorporado pela PLA Navy em setembro de 2012 e renomeado Liaoning.
O Liaoning foi usado como base para o projeto do segundo porta-aviões da China (Type 002), Shandong CV-17, que entrou em serviço em 2019.
Tanto o Liaoning quanto o Shandong são porta-aviões do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), sem catapultas. Para decolar, os aviões empregam uma rampa ski-jump na proa.
Em junho de 2022, a China lançou ao mar seu terceiro porta-aviões (Type 003), Fujian CV-18, de 80 mil toneladas e dotado de catapultas eletromagnéticas. O Fujian é do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), sem rampa ski-jump.
O segundo porta-aviões da China pode transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.
Nas imagens recentes divulgadas pelos chineses, o Liaoning aparece com 24 caças J-15 no convoo.
A chegada do casco do Varyag na China e como ficou o navio depois da reforma
O Liaoning em operação
Vídeo comemorativo dos 10 anos de porta-aviões na China
SAIBA MAIS:
A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’