EUA, Japão e República da Coreia realizam exercício trilateral de defesa contra mísseis balísticos
Após o lançamento do míssil balístico da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) sobre o Japão em 4 de outubro (horário local), que fez parte de uma série maior de lançamentos nas últimas duas semanas, o cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga USS Chancellorsville (CG 62) e o destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke USS Benfold (DDG 65), parte do USS Ronald Reagan Carrier Strike Group, realizou um exercício de defesa de mísseis balísticos trilateral no Mar do Japão em 6 de outubro (hora local) ao lado dos destróieres da Força Marítima de Autodefesa do Japão JS Chokai (DDG 176) e JS Ashigara (DDG 178), e o destróier da Marinha da República da Coreia ROKS Sejong the Great (DDG 991).
Este exercício aumenta a interoperabilidade de nossas forças coletivas e demonstra a força do relacionamento trilateral com nossos aliados Japão e República da Coreia (ROK), que é voltado para o futuro, refletindo nossos valores compartilhados e resoluto contra aqueles que desafiam a estabilidade regional.
Também nesta semana, os Estados Unidos realizaram exercícios aéreos com nossa aliada ROK e aliados japoneses, bem como um exercício conjunto de mísseis táticos de tiro real com a ROK.
Os Estados Unidos, a República da Coreia e o Japão condenam veementemente os lançamentos da RPDC, que violam vários mandatos unânimes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Instamos a RPDC a cessar imediatamente as ações que violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, aumentam as tensões militares, desestabilizam a região e colocam em risco a paz e a segurança.
Continuamos comprometidos com a paz e a prosperidade em toda a região, a fim de garantir um Indo-Pacífico livre e aberto.
FONTE: Relações Públicas do Comando Indo-Pacífico dos EUA
SAIBA MAIS:
Coreia do Norte faz exercício com caças ao longo da fronteira sul-coreana