USS Gerald R. Ford (CVN 78) departs Naval Station Norfolk on its first deployment, Oct. 4, 2022. The Gerald R. Ford Carrier Strike Group (GRFCSG) is deployed in the Atlantic Ocean, conducting training and operations alongside NATO Allies and partners to enhance integration for future operations and demonstrate the U.S. Navy's commitment to a peaceful, stable and conflict-free Atlantic region. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jackson Adkins)

NORFOLK, V. – O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78), navio capitânia do Gerald R. Ford Carrier Strike Group (GRFCSG), partiu em 4 de outubro da Estação Naval Norfolk em sua primeira missão operacional para realizar operações e exercícios de treinamento ao lado de aliados da OTAN e parceiros em todo o Oceano Atlântico.

“Este desdobramento é uma oportunidade para avançar ainda mais nas capacidades operacionais do Ford e demonstrar as vantagens que o navio-aeródromo e a Carrier Air Wing (CVW) 8 trazem para o futuro da aviação naval, para a região e para nossos aliados e parceiros”, disse o contra-almirante Greg Huffman, comandante do Carrier Strike Group (CSG) 12. “Agora, mais do que nunca, é cada vez mais importante para a Marinha dos Estados Unidos reforçar nossos relacionamentos com nossos aliados e parceiros à medida que contribuímos para promover um ambiente pacífico, estável e livre de conflito na região atlântica”.

Inovação e interoperabilidade são os principais pontos focais do desdobramento do GRFCSG, permitindo que nações aliadas e parceiras fortaleçam a defesa coletiva do Atlântico, bem como amadureçam a integração para operações futuras.

“O USS Gerald R. Ford vai navegar em alto mar com nossos parceiros”, disse o Capitão Paul Lanzilotta, comandante do Ford. “Queremos interoperabilidade, queremos intercambialidade com nossos parceiros. Nossos parceiros da OTAN que estão navegando conosco – vamos trabalhar com eles todos os dias, todas as noites. Isso é o que significa operar em alto mar. Exercícios de defesa aérea. Ataque marítimo de longo alcance. Faremos praticamente todos os conjuntos de missões que estão no portfólio para a aviação naval e estamos empolgados com isso.”

Enquanto estiver desdobrado, o GRFCSG operará com meios aéreos, marítimos e terrestres de vários aliados da OTAN e nações parceiras para fortalecer os esforços de dissuasão e defesa e melhorar a eficácia e a interoperabilidade. Juntos, o GRFCSG, aliados e nações parceiras participarão de eventos de treinamento, incluindo ataque marítimo de longo alcance, defesa aérea, guerra antissubmarino e operações marítimas distribuídas.

Os EUA. comandos e unidades que participam do desdobramento do Gerald R. Ford Carrier Strike Group (GRFCSG) incluem o Carrier Strike Group (CSG) 12, Carrier Air Wing (CVW) 8, Destroyer Squadron (DESRON) 2, USS Normandy (CG 60), USS Ramage (DDG 61), USS McFaul (DDG 74), USS Thomas Hudner (DDG 116), USNS Joshua Humpreys (T-AO 188), USNS Robert E. Peary (T-AKE 5) e USCGC Hamilton (WMSL 753).

Os esquadrões de aeronaves que participam do desdobramento do GRFCSG são:

• Strike fighter squadrons – VFA 213, VFA 31, VFA 37 e VFA 87.
• Tactical electronics warfare squadron – VAQ 142.
• Carrier airborne early warning squadron – VAW 124.
• Fleet logistics support squadron – VRC 40.
• Helicopter maritime strike squadron – HSM 70.
• Helicopter sea combat squadron – HSC 9.

“É um momento emocionante para liderar os aviadores da Carrier Air Wing Eight enquanto embarcamos na primeira missão do Ford”, disse o Capitão Daryl Trent, Comandante, Carrier Air Wing Oito. “Esse grupo de indivíduos trabalhou arduamente para preparar todos os aspectos da ala aérea para se integrar às novas tecnologias do Ford e o fizeram com excelência. Também é apropriado que, quando o USS Nimitz foi desdobrado pela primeira vez em 1976, foi a CVW-8 que embarcou. Agora, em 2022, a CVW-8 é novamente a primeira ala aérea a embarcar nesta mais nova classe de porta-aviões.”

As nove nações participantes são: EUA, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suécia.

A missão envolve aproximadamente 9.000 militares de nove nações, 20 navios e 60 aeronaves.

FONTE: Marinha dos EUA

NOTA DA REDAÇÃO: O porta-aviões USS Gerald R. Ford teve sua quilha batida em 13 de novembro de 2009, foi lançado em 11 de outubro de 2013 e comissionado em 22 de julho de 2017.  O navio-aeródromo enfrentou muitos problemas nas suas catapultas eletromagnéticas e nos novos elevadores de munição. O custo total de construção ultrapassou os US$ 13 bilhões de dólares.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments