A Espanha autorizou a venda de seis helicópteros Sikorsky SH-3H Sea King para o Peru pelo valor simbólico de € 600 (US$ 596).

Madrid diz que a venda dos helicópteros desativados, que estão em mau estado de prontidão, não afetará as operações navais espanholas, pois os helicópteros Sikorsky SH-60F reformados serão introduzidos em breve.

Qualquer valor remanescente nos SH-3Hs é contrariado pela “obsolescência do material, seu alto custo de reparo, custos de transporte, oportunidades limitadas de comercialização e, consequentemente, seu baixo valor de mercado”, diz o governo espanhol.

Além disso, o preço de venda “simbólico” ajudará a fortalecer o relacionamento com a Marinha Peruana, diz.

O banco de dados de frotas Cirium do FlightGlobal mostra que os SH-3Hs têm mais de 40 anos, sendo o mais antigo um exemplar construído em 1967.

A Marinha Peruana é também uma antiga operadora do Sea King. Na foto, um Augusta SH-3D Sea King da Aviação Naval Peruana pousando na fragata BAP Mariategui (FM 54) da classe Lupo

FONTE: FlightGlobal

SAIBA MAIS:

Royal Navy se despede dos helicópteros Sea King

Marinha do Paquistão lança míssil antinavio Exocet de helicóptero Sea King

Marinha do Paquistão testa mísseis antinavio contra casco de fragata Type 21

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovani Bento

E o que a Marinha peruana irá fazer com eles?

Camargoer.

Olá Giovani. Pensei a mesma coisa. A Marinha do Peru tem 6 SH3 ex-USN dos quais apenas 4 estão operacionais. Provavelmente estes helicópteros espanhóis serão usados como fonte de peças de reposição.

Gerson Carvalho

Perdemos essa oportunidade kkk

Gustavo

Canibalizar e manter os deles voando, isso se os espanhóis não estiverem em melhores condições, ainda que já estejam ruins, conforme diz a matéria.

Camargoer.

Olá Gustavo. Improvável que as células espanholas estejam em melhores condições. As aeronaves argentinas foram revisadas recentemente e estão recebendo manutenção e apoio logístico. As espanholas estavam paradas e sua eletrônica estaria defasada em relação ás aeronaves argentinas em operação. O preço cobrado pelos espanhóis reflete isso. Lembre que quando a FAB comprou as células jordanianas de F5E/F, eles estavam defasados mas ainda assim custaram alguns milhões

Kemen

Argentinas ? Entendi que eram para o Peru, qual seria a implicação da Argentina nisso ?

Camargoer.

Olá Kemen. Vocẽ tem razão. Como havia uma discussão sobre a aquisição de dois SeKing modernizados para a Argentina, esqueci de mudar o “disjuntor”. Sim, o Peru comprou estas unidades estocadas do excedente espanhol provavelmente para servir de peças sobressalentes para a sua frota de SH3, que ao contrário das aeronaves argentina, não recebeu nenhuma modernização. Obrigado pelo alerta. Misturei tudo mesmo.

Kemen

Obrigado pelo esclarecimento, pensei que tinha algum detalhe no negocio com a Argentina.

Luiz Trindade

Eu ia fazer a mesma pergunta…

BK117

500 conto um Sea King? Pô, me vê dois aí!

Curiosa a popularidade dessas aeronaves, depois de tantos anos. Lembrando que os hermanos acabaram de receber 3 Sea King modernizados.

Camargoer.

Olá Bk. Você tem razão. A Marinha Argentina adquiriu 2 SH3 modernizados que eram de propriedade de uma empresa privada que prestava serviço para a USN por US$ 12 milhões incluindo treinamento da tripulação e mecânicos, apoio logístico por 2 anos e 500 horas de voo para cada aeronave.

BK117

Caro Camargoer, considerando que foram completamente reformadas e modernizadas, creio eu que foi uma pechincha esse valor pela aeronave que é. Foi uma excelente compra.

À propósito, obrigado pela correção. São 2 aeronaves. Eu tinha certeza de que eram 3 hehehehe

Last edited 2 anos atrás by BK117
Camargoer.

Olá BK. A memória prega peças. Acho que seria extremamente cansativo ter que checar toda informação antes da gente escrever um comentário aqui. Quando a MB comprou o Seahawk SH 70 (SH16 na MB) para substituir os velhos SH3, ela pagou cerca de US$ 200 milhões por seis aeronaves novas via FMS, incluindo treinamento, ou um pouco mais que US$ 30 milhões. Sem querer comparar as duas aeronaves, este valores nos ajudam a ter uma noção comparativa dos custos envolvidos.

BLACKRIVER

Salvo engano a um tempo atrás vi em grupos de WhatsApp fotos de um “civil brasileiro” EX-ROYAL NAVY

Kemen

Foram exelentes helicopteros, modernizados ainda “latem”, mas o custo de manutenção é alto em relação a helicopteros mais recentes ou novos.

carvalho2008

Um dos melhores projetos de helicopteros navais até hoje.

Rinaldo Nery

Lembro quando servi na 2a ELO. Éramos vizinhos do HS-1. O SH-3 sempre foi um helicóptero imponente. O irmão do Oscar Schimidt e do Tadeu Schimidt voava no HS-1.

Guizmo

Caramba, Cel. Quando adolescente a 2a ELO era meu esquadrão preferido, por conta desse DNA de ataque naval……e não sabia que eles tinham um irmão aviador naval.
Abs

Rafael

Luis Felipe Schimidt. Voamos juntos o guerreiro. Atualmente ele é prático em Vitória.

Rinaldo Nery

Foi cmt do CIAAN. Hoje é prático em Vitória.

Luciano

Um dos mais bonitos helicópteros já produzidos!

Dalton

A primeira foto mostra ao fundo um dos 2 “LSTs” da classe Newport adquiridos pela marinha espanhola, já retirados há muito de serviço, mesmo tipo do “Mattoso Maia”
da marinha brasileira.

Tutor

EUR 100,00 por unidade. Até eu compraria, botar no Jardim da minha casa.

Kemen

Entusiastas vão roubar as peças como lembrança.

Aéreo

Helicóptero naval de verdade, não uma certa “kombi” voadora que tem por ai…

Kemen

Tem Kombi rodando até hoje, hehehehe.

Kemen

O melhor custo beneficio dessa categoria.

comment image

Carlos Campos

esse até eu comprava kkkkk

Al Cunha

Que oportunidade nós perdemos!

Nemo

Creio que serão “canibalizados”. Provavelmente serão desmontados na Espanha mesmo para baratear o transporte.

GLAUCO ROBERTO BENTES

Todos cientes das Sucatas doadas ao Peru pelos bem intencionados espanhóis….Quem não tem cão, caça com gato.