Saab inicia entregas de novo torpedo leve para a Suécia
A Saab fez as primeiras entregas do novo torpedo leve (Saab Lightweight Torpedo) para a agência de aquisição de defesa da Suécia FMV
Saab Lightweight Torpedo, chamado Torpedo 47 pelas Forças Armadas Suecas, é o novo sistema de torpedo leve da Suécia para defesa contra submarinos estrangeiros. O torpedo destina-se principalmente a submarinos suecos e corvetas Visby, mas também está preparado para integração em helicópteros. A FMV está agora realizando a verificação final do sistema de torpedos para garantir que ele atenda aos seus requisitos, antes do comissionamento com a Marinha Real Sueca.
“A primeira entrega de nosso novo torpedo leve marca um ponto importante para o projeto de desenvolvimento, que é um dos maiores já realizados em nossa unidade de negócios Underwater Systems. Agora começa o processo de comissionamento e substituição do torpedo leve existente da Suécia pelo novo, com a Saab garantindo que a Suécia tenha um torpedo leve de última geração na vanguarda da tecnologia”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
O torpedo foi desenvolvido especialmente para o meio ambiente no Mar Báltico com suas águas rasas e uma topografia e fundo do mar complexos. Estes colocam grandes exigências na localização e identificação de submarinos, bem como na navegação e comunicação pelo torpedo.
O novo torpedo leve foi encomendado pela Suécia em 2016, seguido pela Finlândia em 2018.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura de ajudar as nações a manter seus povos e a sociedade seguros. Capacitada por seus 18.000 funcionários talentosos, a Saab constantemente ultrapassa os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, sustentável e equitativo. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Possui grandes operações em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa doméstica de várias nações.
FONTE: Saab
Não estou vendo nenhum IRST nele… Será que os nossos torpedos F21 terão? Rsssss
Até os F-5 de empresas que prestam serviços para as Forças Armadas Americanas tem.
Falta a FAB apresentar todos os F21 com IRST.
Não vou dizer mais nada para não ser censurado, agora está na moda!
curioso, torpedo leve em submarinos… sempre pensei que submarinos só utilizassem torpedos pesados.
A Saab esta de parabéns !!!!
Desenvolveu um torpedo em 6 anos pronto para combate !!!
De fato submarinos tradicionalmente são armados com torpedos “pesados”, desenhados para serem utilizados em “águas azuis”. Neste caso trata-se de um torpedo criado para ser utilizado, como esta escrito na reportagem, em aguas razas e topografia dificil, no Mar Báltico. Torpedos “leves” existem de uma maneira em geral desde a 2a Guerra, sendo o Mk46 o mais utilizado por marinhas ocidentais.