Schiebel Camcopter S-100 demonstra capacidade de guerra antisubmarino (ASW) em exercício da OTAN
Viena, 19 de outubro de 2022 – Schiebel, juntamente com a Thales e patrocinado pela
Royal Navy do Reino Unido participou no REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping using Maritime Uncrewed Systems) e no Dynamic Messenger 2022 em Portugal. Juntos, demonstraram com sucesso o CAMCOPTER® S-100 e seus recursos de Guerra Antissubmarino (ASW), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e de entrega de carga, que receberam grande aclamação.
As demonstrações bem-sucedidas da capacidade operacional do S-100 fizeram parte de um exercício anual maior da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) apresentando Sistemas Não Tripulados e como os mais recentes avanços tecnológicos podem ser incorporados às plataformas para benefício operacional no mundo real.
Os Sistemas Aéreos Não Tripulados tradicionalmente se concentram no fornecimento de ISR, mas agora a Schiebel, trabalhando com a Thales, está desenvolvendo uma capacidade ASW, que foi testada pela primeira vez durante este exercício da OTAN. O cenário demonstrado foi a vigilância e proteção dos acessos a um porto estratégico. Com uma barreira de sonoboias já colocada, o S-100 equipado com um sensor Wescam MX-8 EO/IR no nariz e um sensor de retransmissão de dados Thales BlueScan®, foi desdobrado para monitorar a transmissão de dados das sonoboias e retransmitir para a célula de comando em terra, permitindo a detecção e classificação de possíveis submarinos inimigos.
O grande exercício da OTAN também permitiu que o CAMCOPTER® S-100 mostrasse sua capacidade existente completando ISR, Busca e Resgate (SAR) e operações de entrega de carga. Equipado com um Overwatch Imaging PT-8 Oceanwatch e um Wescam MX-10, o S-100 mostrou com que facilidade ele pode detectar e identificar automaticamente pequenos objetos no mar em vários estados do mar, como uma parte valiosa das missões ISR e SAR. Com sua rede de entrega de carga suspensa, o CAMCOPTER® S-100 também entregou com sucesso suprimentos médicos do porto para um navio próximo.
Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel, disse: “Foi uma honra participar no exercício da NATO deste ano em Portugal. Juntamente com a Thales e a Marinha Real do Reino Unido, concluímos com sucesso vários testes de voo do S-100, apresentando uma variedade de capacidades impressionantes. Estou muito orgulhoso de poder afirmar que, com várias centenas de milhares de horas de voo, o CAMCOPTER® S-100 é o único UAV estabelecido e operacionalmente comprovado de sua classe.”
Sobre Schiebel
Fundado em 1951 em Viena, o Grupo Schiebel, que opera globalmente, concentra-se no desenvolvimento, projeto e produção do revolucionário Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) CAMCOPTER® S-100. Certificada para atender aos padrões AS/EN 9100, a Schiebel construiu uma reputação internacional por produzir produtos militares, comerciais e humanitários de alta tecnologia, que são respaldados por um excepcional serviço e suporte pós-venda. A Schiebel tem instalações em Viena e Wiener Neustadt (Áustria), Manassas, VA (EUA), Abu Dhabi (EAU) e Shoalhaven (Austrália).
Sobre o CAMCOPTER® S-100
O Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) CAMCOPTER® S-100 da Schiebel é uma capacidade operacionalmente comprovada para aplicações militares e civis. O UAS de Decolagem e Pouso Vertical (VTOL) não requer área preparada ou equipamento de apoio para permitir o lançamento e a recuperação. Opera de dia e de noite, sob condições climáticas adversas, com capacidade além da linha de visada até 200 km/108 milhas náuticas, sobre terra e mar. Sua fuselagem de fibra de carbono e titânio oferece capacidade para uma ampla gama de combinações de carga útil/autonômia até um teto de serviço de 5.500 m/18.000 pés. Em uma configuração típica, o CAMCOPTER® S-100 carrega uma carga útil de 34 kg/75 libras até 10 horas e é alimentado com combustível pesado AVGas ou JP-5. As imagens de carga útil de alta definição são transmitidas para a estação de controle em tempo real. Além de waypoint GPS padrão ou navegação manual, o S-100 pode operar com sucesso em ambientes onde o GPS não está disponível, com missões planejadas e controladas por meio de uma interface gráfica simples de apontar e clicar. O helicóptero não tripulado de alta tecnologia é apoiado pelos excelentes serviços de treinamento e suporte ao cliente da Schiebel.
DIVULGAÇÃO: Schiebel
Muitas marinhas estão adotando em seus combatentes de superfície, helicópteros leves não tripulados em parceria com um maior tripulado e o S-100 de dimensões reduzidas muito menor que um MQ-8C da US Navy por exemplo provavelmente poderia operar com um Seahawk a bordo de uma futura fragata Tamandaré, em que pese não ter sido divulgado pela marinha brasileira como possibilidade real.
parece meio forçado dizer que esse UAV tem capacidade ASW, sendo que foi usado para retransmitir dados de sonobóias previamente instaladas…
Um drone chegar perto de um submarino inimigo é melhor do que um navio. MB está pra trás nisso tbm?
Lembrando que existe uma aeronave brasileira na mesma classe do S100, chamada FT-200FH, desenvolvida por uma empresa de São José dos Campos.
Prezados editores e amigos, como esta a situação dessa empresa FT Sistemas? não vejo notícias dela desde 2018