Primeiras imagens de satélite da fragata Admiral Makarov após ataque com drones
O analista da OSINT, Benjamin Pittet, publicou as primeiras imagens de satélite da Baía de Sevastopol em uma rede social, tiradas depois que os navios de guerra russos da frota do Mar Negro foram atacados pelo que se acredita serem veículos marítimos não tripulados.
As fotos foram tiradas no dia 1º de novembro às 5h35 e 11h06.
https://twitter.com/COUPSURE/status/1587718648474615808
O satélite registrou a fragata da classe Admiral Grihorovich em mar aberto a reboque. Após cinco horas, o navio acabou atracando na baía de Streltsk, em Sebastopol.
“É possível que a foto tenha registrado o movimento da fragata Admiral Makarov. A natureza do suposto dano do ataque do drone não pode ser determinada a partir da foto”, observou o centro militar.
No mesmo dia, um vídeo apareceu nas redes sociais mostrando um drone marítimo atacando o projeto 11356R Fragata Almirante Makarov – um navio que se tornou a nau capitânia da Frota do Mar Negro depois que o cruzador Moskva foi afundado por um ataque da Marinha ucraniana.
O Ministério da Defesa da Federação Russa não confirmou os danos a este navio em particular, embora reconheça os danos ao caça-minas Ivan Golubets.
De acordo com as autoridades de defesa russas, o ataque foi realizado por sete veículos marítimos não tripulados autônomos e nove drones de um tipo diferente.
Além disso, um vídeo apareceu online mostrando um drone marítimo sendo alvejado por navios, barcos e helicópteros russos.
FONTE: ukrinform.com
NOTA DO EDITOR: observar que uma das fragatas classe Grigorovich que aparece na imagem das 11:06h UTC (foto de abertura da matéria) está atracada por boreste, por onde ocorreu o ataque. Há também um guindaste ao lado da fragata. Geralmente estes navios, quando de prontidão, ficam atracados pela popa.