Enquanto reivindicava publicamente a neutralidade entre a Argentina e o Reino Unido durante a Guerra das Malvinas de 1982, o governo do presidente Ronald Reagan havia desenvolvido planos para emprestar um navio à Marinha Real caso esta perdesse um de seus porta-aviões na guerra, disse o ex-secretário da Marinha dos EUA, John Lehman, ao U.S. Naval Institute, em 26 de junho de 2012.

Lehman e o secretário de Defesa Caspar Weinberger em 1982 concordaram em apoiar a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher com o empréstimo do navio de assalto anfíbio USS Iwo Jima, disse ele.

“Concordamos que [Weinberger] diria ao presidente que planejamos lidar com todos esses pedidos rotineiramente sem sair dos canais existentes da Marinha”, disse Lehman em um discurso cedido ao U.S. Naval Institute que ele fez em Portsmouth, Reino Unido. Nós deixaríamos o Departamento de Estado, exceto o Secretário de Estado Al Haig, fora disso.’”

Reagan aprovou o pedido sem hesitação e suas instruções para Weinberger foram simples: “Dê a Maggie tudo o que ela precisa para seguir em frente”, disse Lehman no discurso.

Na época, a Marinha Real havia desdobrado o HMS Invincible e o HMS Hermes nas Malvinas. Cada porta-aviões levou dez Sea Harriers de decolagem vertical armados com mísseis Sidewinder americanos – todos os principais componentes da guerra aérea do Reino Unido nas Malvinas.

O plano de contingência para fornecer um porta-aviões substituto foi desenvolvido a pedido da Royal Navy.

“Como na maioria dos pedidos dos britânicos na época, foi um pedido informal em uma base ‘e se’, Marinha para Marinha”, disse Lehman.

O almirante aposentado da Marinha dos EUA James “Ace” Lyons, comandante da Segunda Frota dos EUA na época do conflito, ajudou a desenvolver o plano para fornecer à Marinha Real o Iwo Jima se o Hermes ou o Invincible fossem perdidos. Embora principalmente um porta-helicópteros, pelo menos um navio da classe “Iwo Jima” era qualificado para operar a versão americana do Sea Harrier, de acordo com a edição de 1982 do Combat Fleets of the World.

HMS Hermes
HMS Invincible

“Decidimos que o USS Iwo Jima seria o navio mais fácil para os britânicos operarem e proporcionaria uma transferência tranquila”, disse Lyons ao U.S. Naval Institute, em 26 de junho de 2012. Estaria a bordo para ajudar os britânicos com alguns dos sistemas.”

Os consultores de contrato necessários para ajudar a operar o USS Iwo Jima provavelmente seriam marinheiros aposentados com conhecimento dos sistemas do navio, disse o editor do Combat Fleets, Eric Wertheim.

“O arranjo provavelmente teria sido uma operação semelhante à The Flying Tigers, quando os EUA enviaram aeronaves excedentes para a China e depois recrutaram ex-pilotos para pilotar os aviões”, disse Wertheim.

“Uma vez que os britânicos assumissem o navio, a tripulação provavelmente teria sido complementada por americanos contratados em particular e familiarizados com os sistemas”.

O Iwo Jima teria funcionado bem como um substituto para o Invincible, pois ambos os navios eram próximos em tamanho e função. “Mesmo que o Hermes fosse um navio maior com mais capacidades, o Iwo Jima poderia ter preenchido a lacuna”, disse Wertheim.

USS Iwo Jima (LPH-2)
USS Iwo Jima (LPH-2)

FONTE: USNI News

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