Aviões russos sobrevoam navios da OTAN no mar Báltico
Dois caças russos fizeram uma aproximação insegura e não profissional aos navios HNLMS Tromp (F803) e FS Chevalier Paul (D 621) da OTAN no Mar Báltico na quinta-feira (17 de novembro de 2022), sobrevoando-os a uma altitude de 300 pés (100 m) e falhando em responder às tentativas dos Aliados de se comunicar. As forças da OTAN agiram sempre com calma e responsabilidade.
Os pilotos russos não responderam às comunicações de consulta permanente das forças aliadas e sobrevoaram a força a uma altitude de 300 pés e uma distância de 80 jardas (73 m).
A OTAN considerou a interação insegura e pouco profissional, pois foi realizada em uma área de perigo conhecido, que foi ativada para treinamento de defesa aérea, e devido à altitude e proximidade da aeronave. A interação aumentou o risco de erros de cálculo, falhas e acidentes.
As forças da OTAN agiram com responsabilidade, cumprindo sua missão, em total conformidade com os regulamentos aéreos e marítimos internacionais. A OTAN responderá adequadamente a qualquer interferência na atividade legal da OTAN na área que ponha em risco a segurança de nossas aeronaves, navios ou suas tripulações. A OTAN não busca o confronto e não representa nenhuma ameaça.
FONTE: SeaWaves Magazine
Seja na paz com a OTAN, seja na guerra com a Ucrânia, os russos não conseguem ser profissionais.
…impressionante…
Seguindo o padrão russo
xapelão de aluminio…
Tu só sabe escrever isso, cidadão??
Existe profissionalismo em demonstração de força? 🤣🤣🤣
Não????????????
Engraçado…
Demonstração de força da OTAN = “machos pra caramba, é isso aí!”
Demonstração de força de forças não OTAN = fAlTa dE pRoFiSsIoNaLiSmO
Dois pesos e duas medidas 🤷🏽♂️
Verdade. Já faz muito tempo que notei isso. Se os russos salvam bebês em 1 prédio em chamas são monstros-assasinos-sanguinários-desalmados, etc.
.
Se países membros da OTAN esquartejarem todos os bebês de uma maternidade ainda vivos e fuzilarem as mães e os médicos depois em rede mundial de TV são tratados como heróis, defensores da justiça e amantes da paz.
.
Não há como não notar isso.
Justamente. Acho que foi em 1998 na Iugoslávia que abriram um espaço no Jornal Nacional para explicar como as nuvens podiam fazer o feixe de laser do designador das bombas errar o alvo (no caso, muitas bombas guiadas erravam). Depois não souberam explicar como uma Embaixada (a da China, no caso) foi atingida por bombas americanas (ou foi por um Tomahawk)…. Tudo para manter o maniqueísmo de que era o Bem (OTAM) contra o mal (Iugoslávia) Quando o maria fumaça do Kusnetsov cruzou o canal da Mancha em direção à Síria, fizeram um alarde grande, sendo que o ministério das… Read more »
Nuvens podem acabar atrapalhando bombas guiadas a laser já que nuvens são feitas de partícula de água e a água (dependendo da densidade da nuvem) pode atrapalhar o laser focar no alvo. por isso que hoje as bombas são guiadas por GPS. agora o bombardeio da embaixada chinesa foi intencional. salvo engano foram 5 bombas que atingiram ela, soltas por um Bombardeiro B-2 (que não fica sobre o comando da OTAN e apenas dos EUA) A teoria mais aceita é de que: Aparentemente era pra ser um recado pra china, existe boatos de que ela queria comprar partes do F-117… Read more »
Não foi intencional Victor, apesar dos chineses acreditarem que foi ao menos na época e sim uma “barbeiragem” por parte dos responsáveis pela missão cujo mapa utilizado não levava em conta a mudança de endereço da embaixada chinesa poucos anos antes.
A embaixada da China foi bombardeada na Iugoslávia, pq conseguiram informações do F-117 q havia sido abatido lá.
Pra quem não sabe, uma embaixada, como base militar, é uma Agência de Inteligência de alto nível (alto no sentido de pra qual escalão produz conhecimento).
Mas não é fácil achar uma desculpa pra atacar território soberano.
Bem isso mesmo kkk
Acho que o que foi chamado de “falta de profissionalismo” não foi o “demonstrar força”, mas passar com um avião desnecessariamente perto de um navio sabidamente praticando exercícios de defesa antiaérea e não responder aos chamados de rádio.
Se num “acidente” o avião fosse abatido, e aí?
E se fosse um avião americano, os Russos fariam o que?
Em resumo a matéria diz (se realmente conforme o descrito): Avião Russo faz gracinha em meio à exercícios da OTAN. Se isso não é falta de profissionalismo, então favor me explique 🙂
Até que enfim vida inteligente nas respostas. Estava lendo os dããããrrrr aí defendendo as burradas russas e só fiquei imaginando quanta falta faz as aulas de interpretação de texto…
Desenvolva o raciocínio ou a falta dele…..
Imagina se um tripulante dos navios acende um cigarro, perigo para os aviões russos.
Russetes e Putinetes podem dormir tranquilas, pelos comentários aqui no canal a Rússia está usando só 10% do verdadeiro potencial dela, ouvi dizer que nas profundezas dos porões do Kremlin existe um exército de reserva de cerca de 5 milhões de homens com equipamentosde primeira e que o suposto fracasso na Ucrânia é só pra passar o “fake do balão” e enganar o ocidente!
Só falta os russos recrutarem aquele exército chinês de terracota que os arqueólogos descobriram em 1974.
Independente da atitude russa, aqui no oceano Atlântico um navio da marinha norte-americana simplesmente ordenou que um avião patrulha da FAB desviasse para não passar perto da embarcação.
Quem pode, pode. Quem não pode, se sacode.
Boa noite.
.
O Senhor tem alguma referência dessa ocorrência?…
Curioso como muitos acreditaram e deram “likes”, como aquela narrativa que um NAe
da US Navy teria ordenado a um farol pensando tratar-se de um navio que saísse do caminho e até o Jô Soares disseminou essa bobagem !
A primeira vez que eu recebi essa história eu até acreditei, achei até plausível o comandante de um NAe achar se tratar de uma traineira e achar ela muito arrogante de mandar um Grupo de Ataque desviar. Mas ouvindo com atenção havia erros ali.
Depois fui saber que essa é uma anedota antiga e antes o navio que mandava o farol desviar era da Royal Navy.
Houve até uma bem humorada propaganda na tv britânica sendo uma fragata a protagonista !
Caro Dalton
Foi contado pelo comandante Rinaldo Nery, que você sabe quem é.
Abraço
Entendo João, mas, sem maiores informações como por exemplo nome do navio, quando ocorreu ou se houve um contexto por trás do comentário do Coronel fica difícil simplesmente aceitar.
.
Navios da US Navy vem ao Brasil ou mesmo Atlântico Sul apenas para participar de exercícios como “UNITAS” , aviões da FAB não representam uma ameaça e certamente são pilotados de maneira profissional.
.
Abraços !
.
Boa tarde Fábio CDC
Foi relatado pelo comandante Rinaldo Nery, ex-piloto da FAB e atual comandante da Azul, que comenta com frequência aqui, principalmente no Aero.
Abraço
Eu acho engraçado criticar os russos. Porque não criticar a OTAN vem cercando a Russia colocando os países ao lado da mesma? Como ignorar esse fato? Estou defendendo a invasão da Ucrânia?!? De maneira nenhuma porém sempre apoiar um lado que vai aos poucos estrangulando o outro é insano!
A Rússia é a vítima? Ou o agressor?
E como se estrangula a Rússia?
É fato que a Rússia está cercada independente da invasão da Ucrânia. De um lado está cercada pela Otan na Europa, do outro está cercada pelos EUA no Alaska.
Sou declaradamente anti-russo, mas não vou bater palmas para a Otan. Amanhã pode ser nossa Amazônia.
Queres ver, agora a Europa de Leste, têm que mudar de sítio, para os Russos não se melindrar e para esses países poderem ser democráticos e pertencerem aos Blocos que quiserem???
A NATO nunca ameaçou a Rússia, só diz que enfrentará quem quer que invada um país NATO, como os Russos gostam de invadir os vizinhos, claro não gostam.
Como então voce classifica a crise dos misseis em Cuba, na decada de 60?
A questão é que os países vizinhos da Rússia é que pedem para entrar na OTAN e ter a proteção dela contra uma invasão russa.
Talvez se a Rússia fosse menos ameaçadora em relação aos vizinhos eles se sentiriam mais confortáveis em não participar da OTAN.
é bem isso ai
Pois é, tem esse fator também. Os russos não ajudam e tem grave histórico de invadir vizinhos, estuprar mulheres e cometer todo tipo de arbitrariedade.
Isso faz com que os vizinhos que são fracos procurem ajuda no antagonista mais forte da Rússia.
Sim, você está defendendo a invasão da Ucrânia.
“Eu acho engraçado criticar os russos. Porque não criticar a OTAN vem cercando a Russia colocando os países ao lado da mesma?”
.
“ainnn estão cercandu a russia”
kkkkk… se a Rússia tivesse preocupada com a OTAn ela ja tinha atacado a Finlândia e a Suécia… e tb não teria desguarnecido São Petersburgo.. cidade tem zero defesa aera agora
“ se a Rússia tivesse preocupada com a OTAn ela ja tinha atacado a Finlândia e a Suécia. “
Isso não é vídeo game ..
Disse o cara que ainda acredita que a Rússia tá na vantagem ou tem a remota chance de sair com alguma coisa dessa guerra
Até agora a Ucrânia com ajuda de 30 países não expulsou a Rússia ..
Como o mundo muda em um ano…
https://www.naval.com.br/blog/2021/06/30/cacas-russos-assediam-fragata-holandesa-no-mar-negro-por-horas-e-realizam-ataques-simulados/
Vejam os comentários, principalmente sobre os Holandeses.
Muitas vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro…
kkkkkkk
maior
Estou aqui pra reafirmar tudo isso ..
“A OTAN considerou a interação insegura e pouco profissional”
.
Até aí tudo bem. A aproximação dos A-4 e dos Super Etendard argentinos nas Malvinas também eram inseguras e pouco profissionais (não tinham nem assentos ejetáveis). Se foram efetivas, aí já é outro papo…
Independentemente das lambanças táticas russas, o vocabulário ocidental/OTAN está tão contaminado pelo politicamente correto que chega a dar nervoso. Eles podiam ter usado os binômios “agressivo e irresponsável” ou “ousado e inconsequente”.
Os A4 Argentinos fizeram o que lhes competia, estavam em guerra.
Os A-4 e Super Etendard argentinos não tinham assentos ejetáveis?? Discorra sobre o assunto…
“não tinham nem assentos ejetáveis”
???
Os A-4 fizeram o que lhes competia e acima da estatística do pensamento a época.
Furava continuadamente as patrulhas dos Harriers que eram poucos e chegavam nos navios
Furaram continuadamente a defesa anti aérea dos navios e acertavam sua bombas
Porque a Ucrania não é sarna suficiente pra Russia se coçar, não é mesmo? Eles tem que pedir por mais…
Pois já deviam ter juízo, pois os Nasams e os Irís-T fornecidos aos Ucranianos, parece que até agora foram 100 por cento efectivos, pelo que dizem , é cada tiro cada melro, ao contrário dos sistemas Russos dos Ucranianos, que tem taxas de 70 por cento, os melhores sistemas de origem Russa em posse Ucraniana.
parece que o IRIS-T derrubou um SU-34 hoje em donestk, tem vídeo no telegram.
é verdadi esse bileti…
porque não seria? SU34 já caiu pra Igla, stinger, não é muito difícil ser abatido por um Iris-t
Ah…tá certo…então, não houveram inúmeros abates de aeronaves russas na Ucrânia?? Para você, isso é impossível?
Fonte?
A Ucrânia só está de pé por causa da OTAN, então há muito a guerra deixou de ser entre ucranianos e russos, os ucranianos estão dando apenas o sangue, a bufunfa e a inteligência vem da OTAN.
Não me parece. A Ucrânia está de pé porque os Russos resolveram queimar todas as pontes de entendimento com a anexação da Crimeia e as “regiões separatistas”. A partir daí resolveram receber treinamento da OTAN e modernizarem as suas formações a todos os níveis, descartando o modelo soviético.
A OTAN apoia mas se não fosse o espírito de resistência e a união dos Ucranianos isso não teria qualquer efeito. E aí a Rússia não poderia ter feito um melhor trabalho do que fez para que o resultado fosse outro.
“ os ucranianos estão dando apenas o sangue”
Para um lazarento como tu, que deve ter nascido em uma macega, sentimento de pertencimento, lutar por seu território e sua pátria, “dar apenas o sangue” não deve fazer sentido algum, mesmo.
E os marinheiros não se jogaram no mar como fizeram os americanos do AB no mar negro?
Russos sendo russos…
E a briguinha Otanets/EUAnets vs Russianets continua 🤦🏾♂️🤷🏽♂️🤦🏾♂️
Alfinetadas gratuitas e o debate sadio ficando de lado junto com o tema da matéria 👏👏👏
“A OTAN não busca o confronto e não representa nenhuma ameaça.” E pensar nas coisas boas que promoveu na Sérvia, Líbia e Afeganistão… Depois de ler estas palavras, vou conseguir dormir mais tranquilo!