Fincantieri lança o ‘Marcantonio Colonna’, quinto PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura
No dia 25 de novembro, no estaleiro de Riva Trigoso (Génova) ocorreu o lançamento do Pattugliatori polivalenti d’altura (PPA) Marcantonio Colonna, a quinta das sete unidades que serão construídas no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano com entregas previstas até 2026.
Os PPAs fazem parte do plano de renovação das linhas operacionais das unidades navais da Marinha Italiana, decidido pelo Governo e Parlamento e lançado em maio de 2015 sob a égide da OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta na área de armamentos).
Estiveram presentes, entre outros, o Subsecretário de Estado da Defesa Matteo Perego di Cremnago, o Presidente da Região da Ligúria, Giovanni Toti, o Chefe do Estado-Maior da Marinha, o Administrador de Equipe Enrico Credendino, o Diretor da OCCAR, Amm. Matteo Bisceglia, recebido pelo Gen. Claudio Graziano e Pierroberto Folgiero, respectivamente Presidente e CEO da Fincantieri, bem como o Gerente Geral da Divisão de Navios Militares do Grupo Dario Deste.
Marcantonio Colonna, que viveu entre 1535 e 1584, foi um dos mais ilustres capitães de terra e mar do século XVI, também protagonista da batalha de Lepanto em 1571. A madrinha do navio foi Jeanne Colonna Pavoncelli, descendente da família ilustre.
O subsecretário de Estado da Defesa Matteo Perego di Cremnago disse: “É um dia muito importante para este território extraordinário e para a Itália, para a indústria nacional e para as pequenas e médias empresas, tanto em termos de emprego quanto de investimento. Agradecimentos à Fincantieri e às empresas coligadas pelo grande valor técnico e inovador que hoje fazem com que o sistema de Defesa dê mais um passo no processo de modernização das linhas operacionais das unidades da Marinha”, continuou o Subsecretário, que acrescentou: “Dar passos avançar em dimensões estratégicas como esta para a defesa e a segurança nacional, significa dar passos em frente para a nossa pátria e para os nossos cidadãos”.
O PPA representa um tipo de navio altamente flexível com capacidade para desempenhar múltiplas tarefas que vão desde o patrulhamento com capacidade de salvamento no mar, às operações de Proteção Civil, bem como, na sua versão mais equipada, como navio de combate de primeira linha.
De fato, estão previstas diferentes configurações de sistemas de combate: desde um “leve”, relacionado à tarefa de patrulha, integrado com capacidades de autodefesa, até um “completo”, dotado de capacidade máxima de defesa.
Além disso, a unidade é capaz de usar barcos rápidos RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) até um comprimento de mais de 11 metros através de guindastes laterais ou uma rampa de lançamento localizada na extremidade da popa.
FONTE: Italian Defence Technologies
VÍDEO: A tecnologia avançada do cockpit naval dos PPAs
LEIA TAMBÉM: