Rafale M supera o F/A-18E/F Super Hornet na competição para equipar os porta-aviões da Marinha Indiana
O Dassault Rafale M emergiu como o favorito do programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF) para fornecer 26 caças para os porta-aviões da Marinha Indiana, superando assim o Boeing F/A-18 Super Hornet.
No programa MRCBF restavam dois competidores, o Dassault Rafale M e o F/A-18E/F Block III Super Hornet. O Bharatiya Nau Sena (Indian Naval Air Arm) apresentou agora ao Ministério da Defesa (MoD) um relatório sobre os dois caças, que passaram por testes de avaliação na Índia no início deste ano, para tomar uma decisão final.
De acordo com este relatório, o Rafale M foi considerado mais adequado para atender aos requisitos e critérios operacionais da Marinha da Índia em comparação com o F/A-18 Super Hornet.
O resultado deste programa MRCBF ainda será uma solução provisória até que o caça bimotor baseado em convés (TEDBF) desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) esteja pronto.
Anteriormente, a Marinha da Índia tinha optado pelo Light Combat Aircraft Navy (LCA-Navy) para ser introduzido como o novo caça. No entanto, como o LCA é uma aeronave monomotor, eles devem ter abandonado essa ideia.
Em 2 de setembro de 2022, a Índia incorporou um segundo porta-aviões, o INS Vikrant (R11) que vai operar ao lado do INS Vikramaditya (R33). O INS Vikrant estará totalmente pronto para o combate em meados de 2023, depois que os MiG-29K/KUBs concluírem os testes de voo cruciais do novo porta-aviões e o navio estiver equipado com armas de alta tecnologia, como o sistema de mísseis superfície-ar israelense Barak 8 com alcance de 80 km. Atualmente, a Marinha da Índia opera 39 caças MiG-29K/KUB, mas a manutenção operacional dessa aeronave já é um grande problema há alguns anos.
Não foi relatado quando o Ministério da Defesa indiano tomará a decisão e quando o Comitê de Gabinete de Segurança (CCS) aprovará o acordo de defesa.
FONTE: Scramble Magazine
Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.