Grupo de ataque do porta-aviões chinês ‘Liaoning’ opera no mar das Filipinas
O grupo de ataque do porta-aviões Liaoning da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) está agora operando no Mar das Filipinas, de acordo com o Ministério da Defesa do Japão.
Enquanto isso, um navio de pesquisa da PLAN entrou nas águas territoriais do Japão na segunda-feira e dois bombardeiros chineses H-6 voaram para dentro e para fora do Oceano Pacífico na tarde de segunda-feira, de acordo com comunicados à imprensa do Joint Staff Office (JSO) do Ministério da Defesa.
Às 10h de quinta-feira, o porta-aviões Liaoning (16), acompanhado pelo cruzador Anshan (103), destróier Chengdu (120), fragata Zhaozhuang (542) e navio rápido de apoio ao combate Hulunhu (901), foi avistado navegando para o sul 440 quilômetros a oeste da Ilha de Fukue, no Mar da China Oriental, de acordo com um comunicado de sexta-feira do JSO. Às 12h, o cruzador Wuxi (104) foi avistado navegando para sudeste em uma área 420 quilômetros a oeste da Ilha de Fukue. O Wuxi então se juntou ao Grupo de Ataque do Liaoning e todos os seis navios navegaram para o sul juntos através do Estreito de Miyako para o Oceano Pacífico na sexta-feira.
O Liaoning lançou e recuperou seus helicópteros enquanto estava no Mar da China Oriental, de acordo com o comunicado do Ministério da Defesa do Japão. O destróier da Força Marítima de Autodefesa do Japão JS Kirisame (DD-104), juntamente com uma aeronave P-1 Maritime Patrol Aircraft (MPA) da Fleet Air Wing 4 da JMSDF estacionada na Naval Air Facility Atsugi, Honshu e uma aeronave P-3 MPA da Fleet Air A ala 5 da JMSDF estacionada na Base Aérea de Naha, Okinawa, monitorou o grupo de ataque da PLAN.
No sábado, às 11h, o Liaoning – junto com Wuxi, Chengdu, Zhaozhuang e Hulunhu – foi avistado em uma área 260 quilômetros a sudoeste da Ilha Oki Daito, de acordo com um comunicado de domingo do governo japonês. Oki Daito faz parte do grupo Daito Islands, que fica a sudeste de Okinawa, no Mar das Filipinas. O Liaoning realizou operações de voo de seus caças e helicópteros embarcados das 11h às 17h. O destróier Kirisame continua a seguir o grupo e as aeronaves de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão decolaram em resposta aos caças da PLAN decolando do Liaoning, de acordo com o comunicado.
O Grupo de Ataque (CSG) do Liaoning foi desdobrado na mesma área pela última vez em maio, quando realizou exercícios por mais de duas semanas. Dos sete navios que acompanharam Liaoning então, apenas o Chengdu e Hulunhu estão com o atual CSG. Vários outros navios da PLAN também estão operando no Oceano Pacífico, com um grupo de ação de superfície composto pelo cruzador Lhasa (102), destróier Kaifeng (124) e navio de reabastecimento Taihu (889) transitando pelo Estreito de Osumi para o Oceano Pacífico na quarta-feira. Enquanto isso, na quinta-feira, o destróier Taizhou (138) transitou pelo Estreito de Miyako no Oceano Pacífico. O destróier Nanjing (155) e a fragata Anyang (599) transitaram para o Oceano Pacífico através do Estreito de Miyako em 3 de dezembro.
Na segunda-feira, às 3h20, um navio de pesquisa hidrográfica da PLAN foi avistado navegando para o oeste em uma área 50 quilômetros a sudeste da ilha de Tanegashima, parte do grupo de ilhas Osumi que fica ao sul da ilha principal de Kyushu, de acordo com um comunicado divulgado. pelo Ministério da Defesa do Japão.
O indicativo visual do casco fornecido identificou o navio como Chen Jingrun (26). O navio da PLAN entrou na zona contígua do Japão ao sul de Tanegashima e às 6h50. Em seguida, entrou nas águas territoriais do Japão ao sul da ilha de Yakushima e deixou as águas territoriais do Japão a oeste da ilha de Kuchinoerabu às 10h30 e navegou para o sudoeste. Um P-1 MPA da JMSDF da Fleet Air Wing 1 baseado na Base Aérea JMSDF Kanoya, Kyushu monitorou o navio da PLAN, de acordo com o comunicado.
Na tarde de segunda-feira, dois bombardeiros chineses H-6 voaram do Mar da China Oriental e passaram pelo Estreito de Miyako para o Oceano Pacífico antes de retornar a um ponto a sudeste da Ilha Oki Daito e transitar pelo Estreito de Miyako para o Mar da China Oriental, de acordo com um comunicado de imprensa da JSO divulgado na segunda-feira. Caças da JASDF foram acionados em resposta.
FONTE: USNI News / FOTOS: MoD do Japão
NOTA DA REDAÇÃO: Os EUA classificam dos destróieres Type 055 da China como cruzadores.