Ministério da Defesa japonês divulga novos detalhes sobre navios de defesa contra mísseis balísticos

28

O Ministério da Defesa do Japão divulgou na semana passada novos detalhes sobre o plano de Tóquio de construir dois navios de guerra de defesa contra mísseis balísticos para combater os mísseis norte-coreanos.

Em 23 de dezembro, o MoD divulgou detalhes adicionais sobre os dois navios BMD que o Japão decidiu adquirir após o cancelamento de duas baterias Aegis Ashore BMD planejadas, informou o Naval News.

“O documento divulgado pelo MoD descreve a necessidade de dois navios para permitir que os outros navios AEGIS se concentrem em missões diferentes e enfatizou mais uma vez a utilidade de ter navios com capacidades superiores aos destróieres Aegis existentes – capazes de lidar com as ameaças balísticas atuais, mas também para neutralizar o veículo de planeio hipersônico (HGV)”, diz o Naval News.

De acordo com o MoD, os navios serão construídos no Aegis Combat System existente, encontrado em combatentes de superfície de mísseis guiados americanos e japoneses e ligados ao radar de busca aérea eletronicamente escaneado ativo Lockheed Martin AN/SPY-7.

Uma imagem divulgada pelo MoD mostra um navio com 64 células verticais de lançamento e uma forma de casco semelhante a um projeto proposto para o combatente de superfície DDG(X) de próxima geração da Marinha dos EUA.

Os dois navios colocariam em campo o míssil Standard multifuncional 6, construído pela Raytheon, uma versão marítima do míssil Type 12 antinavio baseado em terra do Japão e espaço para armas que estão em desenvolvimento que podem interceptar mísseis hipersônicos, de acordo com o MoD.

O novo relatório do MoD não detalhou as dimensões específicas dos navios propostos, mas relatórios anteriores dizem que os navios podem deslocar até 20.000 toneladas. Essa tonelagem colocaria o par entre os maiores navios da frota japonesa.

O documento pede uma data ambiciosa de comissionamento de ambos os navios até 2028.

“Acreditamos que é uma iniciativa extremamente importante para fortalecer drasticamente nossas capacidades de defesa dentro de cinco anos”, disse o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, em setembro.

Os novos navios assumiriam as responsabilidades BMD dos oito destróieres JMSDF Aegis atuais, liberando esses navios para afastar as ameaças do sudoeste, disse ele. De acordo com o documento, os navios da BMD operariam principalmente no Mar do Japão, na península coreana.

Como os navios dos EUA, os destróieres Aegis da JMSDF têm a capacidade de conduzir defesa aérea e de mísseis de cruzeiro, bem como BMD.

O Japão inicialmente deveria instalar duas instalações BMD baseadas em terra Aegis Ashore, mas abandonou o programa devido aos riscos de destroços caindo no solo em áreas civis.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments