‘Naval Interaction 2022’: navios de guerra da Rússia e da China realizam exercício conjunto
A Rússia e a China concluíram exercícios navais no Mar da China Oriental, após uma semana de exercícios conjuntos que incluíram o ataque simulado com cargas de profundidade contra submarino inimigo e disparos de artilharia, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
Os exercícios de 21 a 27 de dezembro, intitulados “Maritime Interaction 2022”, incluíram a Frota do Pacífico da Rússia e foram realizados em águas ao largo de Zhoushan e Taizhou, na província de Zhejiang, na China, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
“Destacamentos de navios de guerra da Frota do Pacífico e das Forças Navais do Exército Popular de Libertação da China concluíram tarefas práticas no âmbito do exercício naval bilateral”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
“Os navios dos dois países, com o apoio da aviação antissubmarino, procuraram conjuntamente um submarino de um inimigo condicional e dispararam uma saraivada de cargas de profundidade movidas a foguete”, disse o ministério.
O ministério publicou um vídeo mostrando um grupo de navios de guerra russos e chineses no Mar da China Oriental, com marinheiros russos falando em mandarim com seus colegas chineses e navios russos disparando mísseis.
Outrora líder entre os países comunistas do mundo, a Rússia, após o colapso da União Soviética em 1991, é agora um parceiro minoritário de uma China ressurgente que já lidera em algumas tecnologias do século XXI.
O líder chinês Xi Jinping deve falar com o presidente Vladimir Putin antes do final do ano, disse a agência de notícias TASS.
FONTE: Euronews