‘Naval Interaction 2022’: navios de guerra da Rússia e da China realizam exercício conjunto
A Rússia e a China concluíram exercícios navais no Mar da China Oriental, após uma semana de exercícios conjuntos que incluíram o ataque simulado com cargas de profundidade contra submarino inimigo e disparos de artilharia, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
Os exercícios de 21 a 27 de dezembro, intitulados “Maritime Interaction 2022”, incluíram a Frota do Pacífico da Rússia e foram realizados em águas ao largo de Zhoushan e Taizhou, na província de Zhejiang, na China, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
“Destacamentos de navios de guerra da Frota do Pacífico e das Forças Navais do Exército Popular de Libertação da China concluíram tarefas práticas no âmbito do exercício naval bilateral”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
“Os navios dos dois países, com o apoio da aviação antissubmarino, procuraram conjuntamente um submarino de um inimigo condicional e dispararam uma saraivada de cargas de profundidade movidas a foguete”, disse o ministério.
O ministério publicou um vídeo mostrando um grupo de navios de guerra russos e chineses no Mar da China Oriental, com marinheiros russos falando em mandarim com seus colegas chineses e navios russos disparando mísseis.
Outrora líder entre os países comunistas do mundo, a Rússia, após o colapso da União Soviética em 1991, é agora um parceiro minoritário de uma China ressurgente que já lidera em algumas tecnologias do século XXI.
O líder chinês Xi Jinping deve falar com o presidente Vladimir Putin antes do final do ano, disse a agência de notícias TASS.
FONTE: Euronews
Pela primeira foto se vê como a marinha chinesa evoluiu bem em seus desenhos de casco.
Lindo navio.
Incrível como China avança ano após anos na Tecnologia Militar deles, mais uma demonstração de força, a China ultimamente está priorizando muito a quantidade mas cada vez mais avança na qualidade tecnológica de seus meios de guerra. Países que levam a sério seu povo e seu território e defesa é outro nível!
Um país que despreza a educação e o desenvolvimento tecnológico, científico e industrial está fadada ao fracasso. Países como a China são exemplos de que a educação venceu….
Vc pode torcer pelos EUA, o país que mais prejudicou e prejudica até hj o Brasil, mas é fato, os EUA não tem como enfrentar China e Rússia juntos, e com tudo que os EUA já fizeram junto com o Ocidente pra destruir a Rússia e com oque estão fazendo agora pra conter a China, russos e chineses vão juntos até derrubar os EUA.
Da última vez que um país subestimou os EUA, o fim foi trágico.
Nunca duvide da capacidade dos nortenhos de enfrentarem inimigos poderosíssimos.
Os EUA na segunda guerra tinha a ajuda da Rússia e Inglaterra contra Japão e Alemanha
Retire a ajuda da Rússia
E
Substitua o Japão pela China
E a Alemanha pela Rússia
…
Na verdade os americanos que ajudaram os soviéticos, se não hoje Moscou seria uma cidade Alemã.
Sim.
E o Dia D foi que fez a Guerra acabar.
Por favor…
É muita colonização!
A URSS sozinha destruiu no solo 70-80% da forças terrestres da Whermacht!
Idem essa estória de material do ocidente! Em 1944-45 a imensa maioria do equipamento de combate soviético era de fabricação doméstica!
Prezado Celmo.
Eu sei disso.
Só estava sendo irônico.
Quando os Aliados realizaram o dia D, com cerca de 350 mil homens, os soviéticos já estavam nas fronteiras da Alemanha com 7,5 milhões de soldados.
A vitória foi soviética.
Estude a história
O dia D foi com clara intenção dos eua não deixarem toda a europa cair sob o jugo do exercito vermelho,se eles não tivessem invadido a frança nazista,toda a europa ainda hoje seria parte da urss,toda a história seria diferente sem o dia D
É sim,pode-se dizer que a rússia teria ganho a guerra sozinha,caso não tivesse ocorrido o que eu relatei acima.
Quando o Lend lease chegou Moscou já não era mais ameaçada pelos alemães.
Em um conflito convencional, se a Rússia entrar 100%, ainda recebendo ajuda da China, o exército russo chega em Paris…
A China varre os EUA da Ásia e Pacífico, imagina a indústria colossal chinesa em estado de guerra lançando navios de guerra um atrás do outro, os EUA não tem como competir, nem os LCS conseguiram, Boeing, LM, todos com sérios problemas de qualidade, EUA está afundando com a sua juventude usando drogas, nem completar efetivo militar conseguem mais.
Vale lembrar que na segunda guerra os EUA chegaram a fabricar um navio em 5 dias. Está história merece uma matéria.
Vale lembrar que quem tem essa capacidade industrial hoje é a China.
Os americanos, quando constroem um, tem ficar anos varrendo problemas e consertando defeitos.
Como é? rrrrsssssss…Cara deixa de fumar isso, é embaraçoso ler seu comentário.
Os russos estão usando praticamente os seus melhores recursos bélicos convencionais e mal conseguem segurar a Ucrânia que esta sendo abastecida com material de 2ºlinha da OTAN e vem você falar de chegar a Paris.
Putin está a sacrificar uma geração de pobres jovens russos no pantâno que ele criou.
Para além do mais os Chineses são inteligentes o suficientes de não entrar nessa torcida e preferem um urso fraco como vizinho.
Os americanos usaram os melhores recursos bélicos e saíram correndo de Cabul.
Os americanos não saíram a correr de Cabul, já os civis afegãos que não queriam viver sobre o regime talibã é outra coisa.
O material que os talibãs capturaram pertencia ao ex-exercito afegão que tinha sido doado pelos americanos.
A derrota americana no Afeganistão foi política e não militar.
Já os russos não conseguem sequer ocupar a Ucrania.
A Índia ficaria neutra, não iria querer entrar em guerra contra China e Rússia, nem China e Rússia iriam querer guerra contra a Índia, a China no seu entorno, Taiwan, mar do sul da China, etc, teria a maior marinha de guerra do mundo, suas forças de mísseis e sua força aérea, as indústrias chinesas e russas trabalhando juntas com os recursos naturais da Rússia, a China com uma população de 1,4 bilhões, imagina o rolo compressor que esses dois iam para cima dos EUA, seria ilógico chineses e russos se afastarem pois sabem que isolados os EUA derrubam um… Read more »
Antes não existiam armas nucleares.
Acho que o primeiro a subestimar foi a Espanha
Depois a Coreia, Vietnã e Afeganistão.
O último País que os EUA subestimaram foi o Afeganistão.
Fim trágico.
Não sei se vc reparou, mas a atuação bizarra dos EUA naquele País acendeu o sinal de alerta nos últimos poucos aliados que ainda tinham no Oriente.
Junto a isso, a grande vantagem econômica que a China possui está acelerando o processo de decadência americana
Ah tah, tiveram que juntar Canadá, Austrália, Brasil, Coreia, México, Índia, Polônia, Bélgica, Holanda, Grécia, Egito, África do Sul e até as Filipinas para conseguirem chegar até o Japão e a Alemanha.
A Rússia e a sua marinha não é suficiente nem para a enfrentar a o Japão e a JMSDF, quanto mais os EUA , a USN e sua rede de aliados… veleidades insanas de uma potência em declínio.
Você sabe que a a Rússia tem a 3° maior marinha de superfície e a segunda em submarinos nê?
Só perde para a dos EUA e China em quantidade e tonelagem.
* você sabia que tonelagem de ferrugem atracada no porto ou pegando fogo na doca é tão útil quanto uma apêndice inflamada e pútrida ?
Cara.
Os americanos não impões respeito em mais ninguém.
Com a fuga apressada do Afeganistão, até aliados históricos como a Arábia Saudita abandonaram o barco.
A Rússia, simplesmente ignorou ameaças americanas e da OTAN e invadiu a Ucrânia.
Acabou.
O Mundo mudou.
enquanto isso o Kuznetsov pegou fogo de novo…
E mais 3 F-35 caíram…
Nao sei porque voce coloca sempre os EUA sozinho contra a China e a Russia, ate porque existe alianças, ate diria que tenho duvidas se a China e a Russia juntas tem poder de fogo suficiente para vencer os EUA e o Japão, ou os EUA e a Coreia do Sul, ou os EUA e a Australia, e podia continuar a criar outras forças de alianças.
Uma coisa concordo com o que aqui ja foi dito, país que nao investe na educaçao do seu povo tem tendencia a ser submisso de uma superpotencia, porque sem educaçao não ha industrializaçao…
Estados unidos, apesar de seu título de maior potência militar e nuclear, nunca foi para suas guerras mais recentes sozinha, sempre precisa da ajuda de seus parceiros, asseclas ou vassalos para entrar na empreitada e dividir o butim, e quando entra só é contra algum país desdentado, um pinscher mega poderoso…
Os EUA sempre sabotou o Brasil e tem como Política de Estado permanente sabotar nosso desenvolvimento, Justiça Social, Soberania Nacional e Integração Regional.
Mas para os colonizados e quinta colunas é “natural” que o país seja um vassalo subdesenvolvido dos EUA…
Esperar o que de quem defende um ultra entreguista que presta continência para a bandeira dos EUA e foge covardemente feito um rato para a Flórida com medo de ser preso e para não passar a faixa presidencial?
Muito daora o contraste que os tons de pintura dão. Os navios russos tem pinturas mais escuras (o que eu prefiro) já os chineses utilizam uma mais clara, tipo a das fragatas alemãs. No mais a marinha chinesa de fato é muito poderosa, tremenda a evolução que eles tiveram, aprende MB.
EEUU nunca enfrentaria uma Guerra como essa só. Tem a OTAN e todo o Bloco ocidental.
Parece que em 2023 teremos a 3G Mundial, mas a China ainda nao esta preparada, para isso necessita de ter 1550 ogivas nucleares e 6 SSBN Type 096, isso so sera possivel em 2035.
Onde q o comunismo produz riqueza? O q a China tem hj é graças ao ocidente e aos EUA, aí podemos conjecturar sob ser burrice, ou queriam “quebrar as pernas do EUA ou até do próprio ocidente”! Pq é notório q temos aqui do nosso lado trabalhando “pra quem…”, os nosso comunas/socialistas! Apesar do ajuda ocidental aos ucranianos, se os russos fossem o q sua propaganda e russófilos alardeiam, a Ucrânia já teria sucumbido! O q os vermelhinhos tem realmente de relevante em termos bélicos são os armamentos nucleares ou coisa do tipo ( ou quem sabe talvez alguma coisa… Read more »
Você sabe que a Rússia não é comunista já tem uns 30 anos né?
Sabe também que o Putin e considerado de direita acha visto sua política na área de costumes, veja os amigos dele, Thrump, Orban, Lepen e etc.
E olhe seus inimigos, Biden, Macron e companhia.
Se um dia conhecer a China, vai perceber que está equivocado quanto a produção de riqueza. Modelo econômico é uma coisa, modelo político é outro.
Veja bem,a china não é comunista,a china é capitalista de estado,se você for ver,a realidade é que a china é mais capitalista que os eua,o regime político é socialista/comunista,o sistema econômico é capitalista
Suspeito que sua mente ainda está na guerra fria,o mundo mudou e muda todo dia,lembre-se de estudar e se atualizar,pois num piscar de olho tudo pode mudar
A sim,a china já é a maior economia do mundo,pesquise sobre isso😉
Os 4 navios russos participantes que podem ser vistos navegando em coluna na terceira foto à esquerda representam metade da Frota do Pacífico no que tange a principais combatentes e/ou mais adequados a operar em águas oceânicas. . Fazem parte da Frota do Pacífico o cruzador Varyag (1989) que aparece na foto liderando a formação, 4 grandes navios anti submarinos “Udaloy I” dos quais um deles o recém modernizado Almirante Shaposhnikov reclassificado como fragata que deverá permanecer em serviço até o fim da década na retaguarda e entre eles duas das quatro fragatas leves de 2200 toneladas carregadas, Sovershennyy e… Read more »
Boa tarde, Mestre. O Varyag passou por alguma modernização ? Digo isso porque seu irmão,o Moskva ( R.I.P.), deveria ter passado por um processo de atualização que infelizmente não ocorreu . Os incêndios são um grande problema para a marinha russa, espero que pelo menos as instalações de segurança e combate aos incêndios sejam aprimoradas . Esse Udaloy,por exemplo, sofreu um incêndio em 2018, correto ? Essas corvetas Steregushchiy que Sr. gentilmente apelida de “fragatas leves” são muito interessantes. essa no caso específico demorou doze anos desde o batimento da quilha ao comissionamento ( 2006-2017) . O Gerald R. Ford… Read more »
Thiago o “Mestre” de “Viagem ao Fundo do Mar” pelo que leu soube que o “Moskva” não iria passar mais por nenhuma modernização de grande monta apenas mantê-lo por alguns anos a mais no Mar Negro enquanto o “Marechal Ustinov” é considerado mais capaz que o “Varyag” por ter passado por uma revitalização posterior a do “Varyag” e ambos foram comprometidos durante meses no Mediterrâneo por conta da “Operação Especial” na Ucrânia justamente pela falta de grandes combatentes. . Quanto ao incêndio no “Marechal Shaposhnikov” é uma ocorrência comum em todas as marinhas e as mais visíveis na mídia como… Read more »
Bom dia, Mestre Dalton. O mestre é merecido não apenas pelo seu conhecimento ou por ser um veterano nesse pequeno espaço virtual, mas pelo seu caráter . Concordo em geral com o Sr, mas vale ressaltar alguns pontos. A marinha sovietica era mais equilibrada, coexistiam ambas as componentes. A de águas oceânicas e a costeira de águas verdes . É perfeitamente compreensível um atraso em um navio de 100.000 toneladas e tão complexo como o Gerald Ford, correções foram feitas até em unidades menores entregues incompletas na marinha russa. Surpreendente que uma corveta de pouco mais de 2.200 toneladas de… Read more »
Grato pela amizade Thiago ! Felicidades !
Steregushchiy bateu a quilha em 2001 e foi comissionada em 2008.
Não, você confundiu as unidades. A Steregushchiy é a primeira unidade da homônima classe.
A Sovershennyy (2006-2017) è a quarta ou quinta .
Em ambos os casos, 7 ou 12 anos, é um exagero para uma corveta tão modesta. Compare com uma Mogami ou Bergamini.
De fato é um exagero.
Mas essa classe de corvetas russas sofreu grandes modernizações estruturais. Antes não tinham VLS, agora tem. Agora as últimas unidades possuem até radares novos. Bem diferente das FREMMs italianas que tem todas as mesmas características técnicas entre GP e ASW.
Pois é, a Rússia agora é sócia minoritária (ao que parece já obrigada a se comunicar na língua do hegemón – nos tempos da URSS, lá nos 40 do XX, muito brasileiro destacado era fluente em russo como hoje quase todo zé ninguém em inglês) no empreendimento Chinês de contestar a ordem internacional. Mas o Japão tá de olho (um olho meio desenganado, contudo) e está trabalhando no reshape dos Izumo. Vejam:
Bem lembrado, Alex. Me permito sugerir a observação da idade média da frota . Nem vou comparar a frota de superfície com a marinha russa, seria pura covardia. Tonelagem, capacidades e idade são todos elementos a favor da JMSDF. Vou comparar diretamente a força submarina , onde virtualmente a Rússia teria vantagem. São 58 submarinos , 33 deles com uma idade superior aos 30 anos, em alguns caso 35/37 e pico de 40 . Não considerem os 12 SSBN que precisam manter o máximo sigilo possível, calculem quantos ssk e ssn e o fato que essa força precisa ser distribuída… Read more »
* tonelagem, me refiro as unidades de superfícies combatentes, ativas e operacionais.
Na história povos que formam a China e os povos que formam a Rússia foram sempre adversários .
No curto lapso de tempo da história , por razões ideológicas mais que geográficas e culturais procuram se acomodar .
Quem conhece a região da Mandchuria( Dalian , Harbin , ….) na China , região nordeste , sabe que está amizade não é real e nem sustentável no tempo .
Vejamos …..
”Na história povos que formam a China e os povos que formam a Rússia foram sempre adversários .”
Qualquer chinês e russo entende que precisam um do outro, a diferença é que nenhum deles aceita ser vassalo um do outro como acontece com os aliados dos EUA, isso se dá pela grandeza e influência de China e Russia em suas regiões, são países e povos históricos.
Não existe amizade entre países. A tal amizade de EUA com seus aliados também é uma ilusão.
Recomendo assistir esse documentário pelo exercito americano sobre a ascensão da China. https://www.youtube.com/watch?v=i7JcAvnbRtE&ab_channel=ArmyUniversityPress
Flexionando os músculos no Pacífico!
Fico a pensar o que a Chinesada esta a pensar em se exercitar com esse monte de BOT Russo, o que aprender com um monte de “alvos”???? Segue o jogo… sinceramente posso falar que antes da Ucrânia nutria um certo respeito pelos Russos… depois virou piada.
Pessoal, Boa tarde
Eu gostaria de fazer uma pergunta, não sei se aqui é o local correto.
Em uma visão estratégica, porque a Rússia não desce pela Bielorúsia e cerca a fronteira da Ucrânia junto com a Polônia e em contra partida isola todo o acesso ao mar? Desta forma, ficaria mais difícil a Ucrânia receber armamento e mantimentos Ocidentais, junto com um ataque as infraestruturas energéticas do pais.