Putin envia fragata ao Oceano Atlântico armada com mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon
Navio russo nomeado Admiral Gorshkov testou mísseis no ano passado
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na quarta-feira o envio de uma fragata armada com mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon – um tipo de armamento que ele diz não ter “análogos” – ao Oceano Atlântico.
O navio, chamado Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov, está sendo desdobrado meses depois que o Ministério da Defesa da Rússia divulgou um lançamento de teste bem-sucedido dos mísseis, que percorreu uma distância de 1.000 km.
“O navio está equipado com o mais recente sistema de mísseis hipersônicos – ‘Zircon’ – que não tem análogos”, disse Putin durante uma videoconferência com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e Igor Krokhmal, comandante do navio, segundo a Reuters. “Este é um sistema hipersônico baseado no mar.”
Shoigu disse que o navio viajará pelo Oceano Índico e pelo Mar Mediterrâneo, além do Atlântico, acrescentou a Reuters.
O vídeo divulgado pela Rússia em maio passado mostrou um míssil Zircon sendo disparado do Mar de Barents perto da Escandinávia e atingindo um alvo no Mar Branco com grande precisão.
“Hoje, a fragata líder do Projeto 22350 Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov disparou um míssil de cruzeiro hipersônico Tsirkon em uma posição de alvo marítimo no Mar Branco a partir do Mar de Barents”, anunciou o Ministério da Defesa na época.
O míssil Zircon pode viajar nove vezes a velocidade do som, de acordo com a inteligência sobre a nova arma.
A Rússia também concluiu recentemente os lançamentos de teste do Sarmat – um míssil intercontinental que pode carregar ogivas nucleares, segundo relatos.