Novo porta-aviões da China passará em breve pelos primeiros testes no mar, diz oficial

22

Lançamento do porta-aviões Fujian em 17 de junho de 2022. O navio-aeródromo de 85.000 toneladas é dotado de catapultas eletromagnéticas

Espera-se que o novo porta-aviões da marinha chinesa, o Fujian, vá para o mar pela primeira vez este ano, disse o oficial executivo do navio em entrevista à mídia estatal.

Em uma reportagem sobre a entrevista publicada no dia 3 de janeiro pelo jornal estatal China Daily, o capitão sênior Qian Shumin não deu uma data exata para quando o porta-aviões fará suas primeiras excursões marítimas, dizendo apenas que “os testes contribuirão para a realização dos objetivos do centenário do Exército de Libertação Popular”.

Esse centenário, que ocorre em 2027, foi referenciado pelo líder chinês Xi Jinping em outubro como um prazo para o PLA cumprir suas metas de modernização.

O Fujian é o maior navio de guerra que a China já construiu e colocá-lo em operação é um componente-chave nos objetivos da PLA Navy.

O navio foi lançado com grande alarde em 17 de junho de 2022 e está em fase final de construção em um estaleiro de Xangai.

O analista baseado no Havaí Carl Schuster, ex-capitão da Marinha dos EUA, disse que espera que os primeiros testes do Fujian ocorram na primavera.

“Com base nas tecnologias e sistemas instalados no Fujian, os primeiros testes no mar serão realizados por volta de março de 2023 e consistirão em engenharia básica e testes de manobra do navio”, disse Schuster, ex-diretor de operações do Centro de Inteligência Conjunta do Comando do Pacífico dos EUA.

 

Concepção em 3D do Fujian com sua ala aérea completa

Ele disse que os testes iniciais provavelmente durarão de três a sete dias.

Eles seriam os primeiros passos em uma série de testes de aproximadamente 18 meses que poderiam tornar o Fujian operacional em outubro de 2024, disse Schuster.

“Cada teste será seguido por um análise do que deu certo e errado; e as soluções para esses problemas, sejam humanos ou de equipamentos, são identificadas e aplicadas, respectivamente”, afirmou.

Deslocando cerca de 80.000 toneladas métricas de água, de acordo com a reportagem do China Daily, o Fujian é 50% maior do que os dois porta-aviões atuais da China e coloca a PLA Navy na liga dos “supercarriers”, como os navios da classe “Nimitz” de 100.000 toneladas dos EUA. .

Ele também mostra a China igualando a tecnologia de porta-aviões dos EUA.

Os outros dois porta-aviões da China, o Liaoning e o Shandong, são baseados em tecnologia soviética ultrapassada. Esses dois porta-aviões usaram o sistema de lançamento ski-jump, no qual os aviões simplesmente decolam de uma rampa, enquanto os porta-aviões americanos usam um sistema de catapulta mais avançado para lançar suas aeronaves.

E o Fujian usa um sistema de catapulta eletromagnética, algo que os EUA têm apenas em seu mais novo porta-aviões operacional, o USS Gerald Ford.

Schuster diz que a integração da ala aérea do Fujian em suas operações usando essa nova tecnologia será a parte final de seus testes, e ele espera que isso ocorra no verão de 2024.

 

 

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments