Novo porta-helicópteros TCG ‘Anadolu’ da Marinha Turca passa por testes no mar
O porta-helicópteros de assalto anfíbio (LHD) da Marinha Turca TCG Anadolu, projetado pela Navantia e construído no Estaleiro Sedef, está passando por inspeções como parte de seus testes de aceitação no mar
Conforme informado, as inspeções foram realizadas no dia 2 de janeiro no Mar de Mármara na presença do ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar. O ministro, que recebeu instruções do Chefe do Estado-Maior da Marinha, Contra-Almirante İsmail Güldoğan, no navio, foi ao passadiço e fez verificações.
Enfatizando a importância da indústria de defesa doméstica e nacional para forças armadas eficazes, dissuasoras e respeitadas, o ministro Akar disse: “Com a liderança, apoio e incentivo de nosso presidente, grandes avanços foram feitos na indústria de defesa e a taxa de produção local e a nacionalização atingiram o patamar de 80%”.
A cerimônia de corte de aço para a embarcação foi realizada em abril de 2016, enquanto os testes de aceitação no mar do navio começaram em 20 de junho de 2022. O primeiro desdobramento com helicópteros foi realizado em novembro de 2022 e o TCG Anadolu está programado para entrega nos primeiros meses deste ano.
O TCG Anadolu combina as características de um navio doca para helicópteros e um porta-aviões. É batizado em homenagem à península da Anatólia, que forma a maior parte da massa terrestre da Turquia.
A embarcação possui 232 metros de comprimento e 32 metros de boca. As obras de construção começaram em 30 de abril de 2016, enquanto a quilha foi batida em 7 de fevereiro de 2018. Segundo oficiais da Turquia, o navio será equipado com o UCAV Bayraktar TB3, que pode pousar e decolar em navios com pistas curtas.
FONTE: Naval Today