Novos equipamentos militares da Rússia em 2023
Em 2023, novos equipamentos militares aparecerão nas Forças Armadas da Federação Russa: 22 lançadores com mísseis balísticos intercontinentais Yars, Avangard e Sarmat, 3 bombardeiros porta-mísseis estratégicos Tu-160 e o submarino nuclear de mísseis balísticos Borey-A Imperator Aleksandr III. Além disso, a Marinha Russa receberá 4 submarinos e 12 navios de superfície.
Está planejado aumentar o fornecimento de sistemas de mísseis hipersônicos de alta precisão “Dagger” e “Zircon” e continuar trabalhando em outras amostras promissoras.
O submarino nuclear Imperator Aleksandr III foi lançado no dia 29 de dezembro, com o presidente Vladimir Putin participando da cerimônia.
É o sétimo submarino estratégico de propulsão nuclear da classe Borei-A. Esses submarinos são capazes de transportar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava. Os testes de mar do Imperator Aleksandr III devem começar em junho de 2023. O sexto submarino anterior da família (Generalissimus Suvorov) juntou-se à Marinha Russa em uma cerimônia especial no mesmo dia. Sob o atual programa de armamentos, outros quatro submarinos da classe Borei-A devem ser construídos.
Os submarinos das classes Borei e Borei-A foram desenvolvidos pelo Central Design Bureau for Marine Engineering Rubin. De acordo com o Ministério da Defesa, os submarinos Borei-A diferem do projeto básico em vários aspectos — eles têm um nível de ruído mais baixo, melhores sistemas de manobra e controle em grandes profundidades e um sistema de controle de armas aprimorado.
FONTE: TASS / INFOGRÁFICO: Sputnik