A Royal Navy na Operação Vantage no Kuwait (1961)
Em 25 de junho de 1961, o primeiro-ministro (governante) do Iraque, Abdul Qarim Qassem, declarou que o Kuwait fazia parte do Iraque e começou a mover tropas em direção ao Kuwait. Soa familiar?
O “commando carrier” HMS Bulwark (R08) da Royal Navy estava perto de Karachi, Paquistão naquele momento, assim como várias fragatas no Golfo Pérsico. Os britânicos, é claro, estavam no Golfo há muito mais tempo que os EUA e tinham tropas e equipamentos no Bahrein, além de equipamento em Áden.
As primeiras unidades em cena foram o 42 Commando do HMS Bulwark mais três fragatas Loch Fyne, Loch Alvie, Loch Ruthven, e os LSTs Striker e Empire Gull, LCTs Redoubt, Bastion, e Parapet, com bindados do Bahrein, bem como o MSF Meon.
O Bulwark tinha o único radar de busca aérea no teatro até a chegada do HMS Victorious e o destróier Cassandra e a fragata Lincoln, no dia 9 de julho, (eles estavam em Hong Kong no início).
Em 5 de julho partiram o HMS Centaur, os destróieres Camperdown, Finisterre e Saintes do 2º Esquadrão de Destróieres, o AO Olna, e outro LST, Messina, pelo Canal de Suez.
Esta foi a primeira vez desde a Crise de Suez que os britânicos estariam movendo qualquer força-tarefa considerável através do Canal, mas nada anormal ocorreu. Outras unidades trazidas para a área foram as fragatas Loch Insh, Llandaff e Yarmouth.
Em 6 de julho chegaram quatro varredores de minas da classe “Ton” e um rebocador. O HMS Centaur chegou em 31 de julho. Dentro de duas semanas, os britânicos tinha 5.700 homens com apoio de artilharia e blindados dentro do Kuwait.
Também foram incluídos jatos Hunter, Canberra e aviões de patrulha Shackleton e várias aeronaves de transporte da RAF.
As forças iraquianas nessa época incluíam 12 embarcações rápidas com torpedos P-6 ex-URSS. A Força Aérea Iraquiana voava 15 jatos Hunter F.6 e 5 F-86 Sabres, além de Vampires FB, Venoms FB e Furys. Eram complementados pelas suas recentes aquisições do bloco soviético de aproximadamente 20 MiG-15, 10 MiG-15 UTI e 11 Il-28 Beagles.
As forças poderosas e a pressão política dissuadiram uma invasão e, em 11 de outubro, todas as forças estavam fora do Kuwait.
FONTE: “White Ensign”, por R.A. Doty
LEIA TAMBÉM: