DRDO e Naval Group assinam acordo para integrar sistema AIP nativo em submarinos da classe ‘Kalvari’
Em um grande impulso para ‘Aatmanirbhar Bharat’ (‘Índia autossuficiente’), o sistema Air Independent Propulsion (AIP) baseado em célula de combustível do Laboratório de Pesquisa de Materiais Navais (NMRL) da DRDO será instalado em breve a bordo do INS Kalvari.
Um acordo foi assinado entre altos funcionários do NMRL e do Naval Group da França em Mumbai em 23 de janeiro de 2023 para estender a cooperação para entrar na fase de projeto detalhado para integração de AIP nativo nos submarinos da classe Kalvari. Como parte do acordo, o Naval Group certificará o projeto AIP para integração nos submarinos.
O AIP tem um efeito multiplicador de força na letalidade de um submarino elétrico a diesel, pois aumenta a autonomia submersa em várias vezes. Tem méritos em desempenho em comparação com outras tecnologias e é único porque o hidrogênio é gerado a bordo. Esta tecnologia foi desenvolvida com sucesso pela NMRL com o apoio de parceiros da indústria indiana. A tecnologia já atingiu o estágio de maturidade para a industrialização.
Vale ressaltar que o protótipo terrestre do AIP do NMRL foi testado com sucesso. Este novo empreendimento será um passo significativo para a certificação do projeto detalhado do módulo de energia, que será realizado pela NMRL juntamente com a indústria indiana e o projeto das plataformas impactadas pela integração do AIP autóctone dentro do submarino indiano pelo Naval Group. Essas ações abrirão caminho para o início da localização e industrialização do AIP, incluindo a fabricação do casco pela indústria indiana para futura instalação a bordo dos submarinos.
Falando na ocasião, o presidente e CEO do Naval Group da França, Pierre Eric Pommellet, disse que eles estão orgulhosos de cooperar com as partes interessadas indianas para integrar com segurança o AIP nos submarinos da classe Kalvari, que foram construídos pela Mazagon Dock Shipbuilders Limited. Esta é uma extensão natural da cooperação bilateral estratégica compartilhada entre a Índia e a França no campo de defesa e dissuasão subaquática e em linha com o compromisso contínuo do Naval Group com a política ‘Aatmanirbhar Bharat’ do governo.
Raksha Mantri Shri Rajnath Singh elogiou a DRDO, a Marinha Indiana e a MDL por levar a iniciativa de Aatmanirbhar Bharat adiante no domínio subaquático. O secretário do Departamento de Defesa, P&D e presidente da DRDO, Dr. Samir V Kamat, também parabenizou o NMRL, a Marinha Indiana, o MDL e o Naval Group France por esta parceria estratégica.
Sobre o Naval Group na Índia
O Naval Group India é uma subsidiária 100% de propriedade do Naval Group, com sede em Paris, França. Fundada em setembro de 2008 como DCNS India, ela está presente em 2 grandes cidades: Mumbai e Nova Delhi. O principal objetivo do Naval Group estar na Índia seria apoiar a Indigenização por meio de atividades ‘Make in India’ para equipamentos submarinos Scorpène®, desenvolver o ecossistema de defesa indiano, bem como desenvolver serviços de design na Índia com talentosos indianos engenheiros. O esforço do Naval Group India é ser visionário e aprofundar seu envolvimento na capacitação de mais e mais indústrias, criando um ecossistema robusto que possa atender às diversas necessidades de defesa do país.
Sobre o Naval Group
O Naval Group é parceiro da soberania marítima de seus clientes. Um player internacional em defesa naval e herdeiro do know-how naval francês, o Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades das marinhas. Presente em todo o ciclo de vida dos navios, o grupo concebe, constrói, integra e mantém submarinos e navios de superfície, bem como os seus sistemas e equipamentos, até ao desmantelamento. Também presta serviços para estaleiros e bases navais. Uma empresa de alta tecnologia, baseia-se em sua experiência excepcional, seus recursos exclusivos de design e produção e sua capacidade de estabelecer parcerias estratégicas e transferências de tecnologia bem-sucedidas. Atento aos desafios da responsabilidade social corporativa, o Naval Group é membro do Pacto Global das Nações Unidas. Com operações nos cinco continentes, o grupo fatura 4,1 bilhões de euros e emprega 16.028 pessoas (equivalentes a tempo inteiro / dados de 2022).
FONTE: Naval Group