Marinha do Brasil deve afundar o ex-Navio-Aeródromo ‘São Paulo’ com explosivos a 200 km da costa

284

O NAe São Paulo, em 2004

O casco de ex-Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo da Marinha do Brasil deve ser afundado nas primeiras horas de amanhã (1/2), com explosivos, de maneira controlada, a cerca de 200 quilômetros da costa brasileira, em um local onde a profundidade beira os 5.000 metros, mas dentro da chamada ZEE – Zona Econômica Exclusiva.

Segundo matéria publicada na coluna História do Mar do site UOL, a Marinha informou ter identificado, com base em estudos realizados pelo seu Centro de Hidrografia, um local que permitiria o afundamento do ex-porta-aviões com redução de potenciais impactos ambientais.

O casco do ex-NAe São Paulo foi adquirido pelo estaleiro turco Sok para ser desmantelado, mas em 9 de setembro de 2022, quando estava chegando ao país, teve que dar meia-volta e retornar ao Brasil. A Turquia não autorizou a atracação do navio devido à presença de amianto a bordo.

Desde o retorno ao Brasil, o navio permanecia nas imediações da costa de Pernambuco, monitorada por equipe de emergências ambientais do Ibama que avalia riscos decorrentes do agravamento de avarias no casco. Em 10/01, a empresa proprietária do casco comunicou ao Ibama e à Marinha a intenção de abandonar o navio.

Desde então, a Marinha do Brasil determinou maior afastamento do comboio (rebocador conectado ao casco) da costa, para região com maior profundidade e a designou a Fragata União e do Navio de Apoio Oceânico Purus para realizar o acompanhamento do reboque.

PA Foch virou NAe São Paulo

PA Foch visitando o Rio de Janeiro, em 1999

A França desativou o porta-aviões Foch (R 99) e o colocou à venda em 1999, quando o porta-aviões Charles de Gaulle movido a energia nuclear entrou em serviço. O Brasil comprou o navio francês em setembro do ano 2000 por apenas US$ 12 milhões.

Rebatizado NAe São Paulo (A12), o porta-aviões chegou ao Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 2001. Ele substituiu o Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A11), adquirido da Inglaterra em 1956 e incorporado em 1960. O Minas Gerais foi desativado em outubro de 2001, após 41 anos de serviço ativo na Marinha do Brasil.

A aquisição do NAe São Paulo visava principalmente a operação dos caças-bombardeiros A-4KU Skyhawk adquiridos pela Marinha do Brasil à Força Aérea do Kuwait em 1998, já que os jatos operavam de forma limitada no NAeL Minas Gerais.

Após um acidente ocorrido com a tubulação de vapor da catapulta em 2005, o navio ficou muito tempo em reparos e aguardava uma grande modernização para recuperar a capacidade operacional.

Em 2017, o Almirantado concluiu que o Programa de Modernização exigiria alto investimento financeiro, conteria incertezas técnicas e necessitaria de um longo período de conclusão e decidiu pela desativação do navio-aeródromo.

Abaixo seguem imagens do navio quando estava em operação na MB e as imagens da maquete do navio modernizado com caças Sea Gripen.

NAe São Paulo e USS Ronald Reagan (CVN 76) em 8 de junho de 2004

Maquete do NAe São Paulo com jatos Sea Gripen, na LAAD 2013
Maquete do NAe São Paulo com jatos Sea Gripen, na LAAD 2013
Sea Gripen da MB na LAAD 2015
Sea Gripen da MB na LAAD 2015
Subscribe
Notify of
guest

284 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Santos

Sei não, os erros foram muitos. Os Almirantes que participaram dessa compra deveriam responder criminalmente pelo dinheiro perdido, nossa síndrome de compradores de sucata não acaba.
Já que vamos afundar, que seja mais raso, uns 60 metros para virar ponto de mergulho, melhorar a vida marinha em algum lugar da costa, sinalizar com boia e inserir em cartas de navegação.

J.Neto

Como assim?????

Underground

A MB operou esse navio por cinco anos.

Esteves

Esteve incorporado. Operar…sei não.

Willber Rodrigues

Se fomos ver a quantidade de dias em que realmente o São Paulo navegou e operou, e quantos pousos/aterrissagens foram feitos nele, a MB não operou o São Paulo quase nada….

pangloss

Não operou nada, mesmo.
Não aprendeu a voar os aviõezinhos com um mínimo de proveito, nem mesmo integraram um míssil antinavio naquelas velharias.
O navio, durante a sua trajetória na MB, jamais teve qualquer capacidade de operar em um ambiente minimamente hostil.

Reis

Quanto dinheiro jogado fora

Santamariense

Segundo dados da MB, o São Paulo permaneceu um total de 206 dias no mar, navegou por 54.024,6 milhas (85.334 km), realizou mais de 600 pousos enganchados e 566 catapultagens de aeronaves.

Burgos

Seria um sonho essa sua ideia, mas infelizmente não pode, tem muito material tóxico embarcado como amianto e alguns resíduos oleosos remanescentes , traduzindo em águas rasas poderia contaminar o litoral brasileiro e praias. Tinha dado um xute na outra matéria que abrangia o mesmo assunto acertei que a MB ia afundar esse casco, só errei a distância da costa tinha falado 180/200 milhas de distância mas pelo meus cálculos ele vai a pique em 110/120 milhas de acordo com a informação dada no relato acima. Que o Rei Netuno o receba e que esse assunto se dê por encerrado… Read more »

Camargoer.

Olá Burgos. Exato. Já comentei isso diversas vezes. O erro nunca foi a sua aquisição, mas a incompetência no modo como o navio foi alienado. A MB teve anos para planejar e executar a alienação do casco para desmantelamento, inclusive tempo suficiente para capacitar um estaleiro brasileiro. Há de fato um simbolismo semiótico muito forte no fracasso administrativo da MB.

Underground

Ninguém aqui teve acesso na íntegra do processo e dos estudos feitos pela MB. Portanto, dizer que a MB falhou, é conclusão equivocada.

Luciano

Boa noite, Underground. Anos atracado, parado, não poderiam ter produzido toda papelada, laudos, o que fosse necessário na legislação internacional e nacional para garantir sua venda e viagem pra desmanche? Alguém dentro da MB errou feio! Era pra ter um IPM e uma investigação do TCU!

Underground

Foram produzidos todos os documentos, tanto que o IBAMA deu a licença. E porque voltou? Por pressão dos ambientalistas.

Camargoer.

Não. Segundo o que foi publicado na imprensa, a licença de importação dada pela autoridade turca era provisória e dependia da apresentação do relatório completo descrevendo o tipo e a quantidade de material tóxico dentro do casco. A empresa só apresentou um relatório preliminar. A empresa tinha um prazo para entregar os relatório final mas não o fez. Isso levou o governo turco a cancelar a licença de importação. Sem uma licença de importação válida, o Ibama cancelou a licença de exportação. O faxsímile da nota do governo turco está disponível na internet.

Underground

Segundo o que foi publicado na imprensa…
Disse tudo!
Sem ter acesso ao processo, NA INTEGRA, é tudo manifestação retirada da cabeça das pessoas, de pessoas que não tem nada na cabeça.

Camargoer.

Olá Under. Como expliquei, a nota do governo turco foi publicada e está disponível para consulta. Eu já dei o link.

João Augusto

Enquanto houver estrutura judiciária militar não haverá Justiça com e aos militares.

Esteves

Tudo que não tem resultado positivo representa um fracasso.

Existam ou não culpados.

Leandro Costa

Caro Esteves. Concordo. A lógica é exatamente essa. Infelizmente a MB falhou miseravelmente e agora está prestes à cometer crime ambiental. Só espero que o impacto final seja mínimo. Mas infelizmente esse impacto ocorrerá.

Camargoer.

Caro Under. Segundo o que foi publicado, o governo turco cancelou a licença de importação porque não foi apresentado o relatório descritivo sobre a quantidade de material tóxico dentro do casco. Considerando o tempo que o navio ficou parado após a decisão da MB de aposenta-lo, a MB teve a chance de fazer este inventário mas não fez. Então, nem eu ou qualquer pessoa aqui do PN nem o governo turco teve acesso ao relatório de conteúdo de material tóxico, algo obrigatório neste tipo de contrato.

BR Paraná

Não falhou? Tem outro nome para isto?

Luciano

Boa noite, Camargoer, pois é, poderiamos ter feito uma limonada! Que aprendam com isso!

Camargoer.

Olá Luciano. Exato. Mudando de assunto, defesa para quando?

MFB

Todos os envolvidos nessa palhaçada, a maior de todas na Marinha (e olha que palhaçada não falta), deveriam responder criminalmente. Um absurdo do início ao fim.

Max Vilela

Comprar já um navio velho por alto custo e c um uso de apenas pouco mais de 20 anos e agora destruir no oceano poluindo as águas e animais marinhos , ainda q não perdeu tanto em virtude de ter vendido p os turcos. Mas péssimo essa história final.

Carlos

Tá cheio de amianto altamente cancerígeno cara!!!!

parabellum

Milhões de brasileiros bebem água diretamente de suas caixas d’água de amianto e também possuímos milhões de telhados deste mesmo material. Alguém deveria tomar uma providência urgente neste sentido. Uma questão sanitária grave pondo em risco há décadas boa parte da nossa população. Em todas as refinarias da Petrobrás as linhas de derivados de petróleo são isoladas com este material cancerígeno. Um genocídio, talvez…

Camargoer.

Olá P. Vocẽ está confundindo dois materiais completamente diferentes. Uma coisa é o fibrocimento, um material compósito obtidos da mistura da argamassa de cimento com as fibras de amianto. Neste caso, o amianto está aprisionado no cimento e não há como escapar. Isso se parece com as estruturas de fibra de fibro presas com resina epóxi. Outra coisa é o amianto usado como isolante térmico, muito parecido com a chamada lã de vidro, que também é proibida. Esta é a terceira vez que eu explico esta diferença. Se for preciso, explicarei de novo.

João Nunhes

Muito dinheiro 🇧🇷 jogado Fora
Acho que as autoridades que fizeram a compra deviam ser responsáveis pelo prejuízo

Camargoer.

Caro Roberto. Infelizmente, o casco do A12 possui uma enorme quantidade de material tóxico, entre lubrificantes, metais pesados e amianto. Caso ele naufrague próximo ao litoral, se tornará uma fonte de contaminação da vida marinha, um risco para a navegação, inviável para usado como recife artificial e um local interditado para mergulho. Repare que todo o problema para o seu desmantelamento resulta do desconhecimento detalhado da quantidade de material tóxico. Por esta razão, a MB decidiu afundá-lo a 5 mil metros, onde espera-se mas sem certeza, que ele esteja longe de qualquer vida selvagem e que pela ausência de oxigêncio,… Read more »

Carlos

Mas não deixa de ser um atentado Ambiental, não só para o Brasil como para todo Oceano.
Só essas toneladas de residuos toxicos virão ao de cima…..A verdade é igual ao AZEITE na Água.
(Vem sempre ao de cima)

Todos estes irresponsáveis deveriam pagar a FACTURA.
PORQUE O MUNDO É DE TODOS

VIVENDO DESTE LADO DO OCEANO ATLÂNTICO

Camargoer.

Concordo. Acho que tão grave é que a decisão da MB de afundar o casco vai de encontro com a diretriz política do novo governo. Fica um sensação ruim no ar, mesmo que não intencional. A MB está ignorando os demais órgão do governo. Seria simples chamar todo mundo e chegar a uma decisão envolvendo inclusive o Ministério do Meio Ambiente. Ao decidir sozinha, a MB fica com o ônus.

Leandro Costa

Esse novo governo poderia usar esse caso como um exemplo de até onde estarão dispostos à ir para preservar o meio ambiente. Se fizessem tudo certinho, seria uma excelente peça de propaganda, mas até nisso aparentemente falharam. Esse caso é público e a MB serve ao Estado Brasileiro, cujos componentes civis já deveriam ter metido o bedelho nessa história para levá-la até o fim que nós gostaríamos de ver, que seria o casco do ex-São Paulo ser alienado de forma correta, segura.

Camargoer.

Ola Leandro. Pois é. Eu também defendo que o casco seja desmantelado de forma segura e prudente. E se o comandante da MB não quiser, vai demitir? O problema hoje é da alçada da MB. Seria o presidente que tem que dar um basta na ação da MB ou caberia á MB chamar os demais órgãos federais para resolverem juntos?

Esteves

Pois é. Vai saber a certeza disso.

Camargoer.

Olá Esteves. A médio e longo prazo há mais incerteza que certeza.

Underground

“Infelizmente, o casco do A12 possui uma enorme quantidade de material tóxico…”
Se você sabia disso porque não informou para a MB e o governo turco? Só tava faltando isso.

Camargoer.

Caro. O todos estavam sabendo que o relatório apresentado para a autoridade ambiental turca era preliminar e feito a partir da análise de apenas uma parte do navio. Foi dado um prazo para que o trabalho de quantificação do material tóxico fosse concluído para a elaboração do relatório final. Como este relatório final não foi apresentado, a licença de importação provisória foi cancelado. Entendeu?

Mucheironi

Concordo com vc plenamente,o Brasil tem que começar a se comportar como um país do porte que ele é: grande. Começar a comprar equipamentos que realmente sirvam para algo bom e não somente pra desviar dinheiro e na consequência virar coral artificial.

Rodrigues campos

Boa ideia porém o navio conta com amianto que tóxico quanto parque parque ávida humana quanto para a vida marinha e retirar e depois ajudar não compensaria além de sair caro

Marcelo

Eu percebi que a compra do sao paulo foi um erro quando a marinha resolveu comprar os avioes turbo tracher e fazer a modernizacao deles por 200 milhoes de dolares (mais de 1 bilhão de reais na cotação de hoje)em avioes fabricados em 1950 e que estavam estocados no deserto !!! Deixou de comprar os 2 navios caça minas da Saab por 200 milhoes de dolares na época,hoje a marinha nao tem os aviões e nen os varredores da saab. Resumindo, marinha faz de tudo para desperdiçar o dinheiro do contribuinte com compras de material irrelevante para nao incomodar os… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Beto

O navio tem mais de 40 anos de uso só no Brasil foram 22anos almirantes devem responder processo por inutilizar um equipamento obsoleto? Fazem bem acabar com antiguidade precisam modernizar a frota com tecnologia moderna

Emanuel

Acredito que não seja uma boa ideia do em vista os componentes tóxicos da estrutura.

necosantos

Essa e mais uma daquelas comissões que ganha dinheiro com compra de sucata e depois gasta 10X mais para consertar, onde também se ganha dinheiro com isso 😂😂 inclusive, na época o comandante da marinha o Alte Moura Neto, amigo do Sérgio Cabral,foi capa de jornal, na época, por suspeita de corrupção nas comissões de compras que a Marinha tem em woshington e Europa, essa e mais uma corrupção nas FAs que deveria ser investigada pelo ministério público e os culpados presos.

francisco Farias

Os militares brasileiros, adoram lixo estrangeiro. Porque será?

Michel Havelosa

amigão, qual crime previsto em lei estariam os almirantes envolvidos? Acho que vc está completamente por fora do assunto, que nem calcinha de vedete…………… e seu post é completa loucura, onde se viu afundar esse navio em tão raso? De onde vc tirou que essa profundidade seria adequada ao caso? Independente de o que se quer, existe o que está acontecendo, o navio está fazendo água, não tem como salvar, não se pode rebocar com segurança, entrar no navio, nada disso é seguro, vá contar suas asneiras em outras sendas.

Cristiano de Aquino Campos

Podiam usar como alvo de teste, más…….

MATROSE

Os custos não compensam…

Tutor

Só se for com bombas burras, porque com misseis antinavios ou, principalmente, torpedos, não vale a pena jamais.

Wellington R. Soares

Não vale a pena porque ? Custo ?
Essa seria a melhor oportunidade para testar todas as armas da MB, F21, Exocet, Harpoon (se realmente tivermos), canhões, bombas, etc……..

Camargoer.

Seria preciso um grande número de mísseis e torpedos para um resultado incerto. Provável que o navio continuasse flutuanndo depois do impacto de vários mísseis e torpedos. O dano em um navio de combate que é atingido por um míssel ou torpedo é maximizado pela quantidade de material combustível e explosivo estocado dentro dele. Muitas vezes, o dano causado por um míssel ou torpedo serve para inutilizar o navio mas não para afunda-lo. Além disso, para um exercídio destes, é preciso preparar o navio (limpa-lo, instalar sensores, etc). Ora, o problema do A12 é exatamente a sua contaminação. Além disso,… Read more »

Marcelo

Ridículo essa explicação!!!

Fala direito, a MB não tem meios capacitados para afundar um navio!!!

Fica enchendo linguiça para disfarçar o óbvio!!!

É a mesma idiotice de ter que mandar a FAB criar uma zona de exclusão aérea para vôos ilegais de garimpeiro!

Onde está a porra da FAB esses anos todos com vôos ilegais? Só falta querer dizer que não é obrigação da FAB…

Jadson S. Cabral

Um navio desse tamanho não tem mesmo não. Vai acabar o arsenal da MB e ele continuaria flutuando, o que só aumentaria o vexame desse circo que se tornou a marinha brasileira.

Camargoer.

Caro. Uma coisa é acertar o paiol de um navio, seja com um míssil, torpedo ou um bomba de queda livre. Outra coisa é acertar um casco como o do A12, sem material explosivo ou combustível e com os tanques de lastro cheios para dar equilíbrio. Pense no enorme hangar dentro do A12 vazio, cuja estrutura foi pensada para conter incêndios de aviões. Como já expliquei, os EUA e a URSS já fizeram um exercício usando um casco de porta aviões para avaliar suas vulnerabilidades e pontos críticos. Nos dois casos, os cascos resistiram aos impactos.

Santamariense

No vídeo do link que coloquei acima, o casco afundado por 1 Mk-48 também não tinha armas, combustível, etc. E foi pro fundo assim mesmo.

Santamariense

Falou bobagem. Conhece o torpedo pesado Mk-48 que equipa os submarinos das classes Tupi e Tikuna?No link abaixo, vê-se o afundamento de um casco de NDCC da classe Newport, a mesma do NDCC Mattoso Maia, da MB, um navio com deslocamento full de 8.750 toneladas, que foi literalmente partido ao meio por 1 único torpedo Mk-48. E este casco não tinha combustível, armas, etc. O A-12 tinha deslocamento full de 33.000 toneladas. Três destes torpedos colocariam o A-12 à pique sem dificuldade.

https://www.youtube.com/watch?v=imwLc2T3oks

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Camargoer.

Nem isso. A URSS e os EUA já fizeram este tipo de exercício e não conseguiram afundar o casco.

Sulamericano

Fazer esse tipo de exercício e não afundar o casco só aumentaria mais ainda a vergonha que é a MB.
Se é que isso ainda é possível…

Camargoer.

Olá Sul. Provavelmente não afundaria. Por isso são instaladas cargas explosivas dentro do casco para serem acionadas no fim do exercício.

Camargoer.

Olá Cris. Para usar o casco do A12 como alvo, ele teria que ser atracado e preparado. Seria necessário remover todos os materiais tóxicos. Teria que ser instalado sensores e dispositivos de calibração. Seria necessário planejar o exercício de Misselex para atingir um propósito de multiplos objetivos (avaliar equipes, avaliar equipamentos dos navios de combate e submarinos) etc. Considerando o tamanho do Navio, seriam necessários inumeros torpedos e mísseis, ainda assim o resultado seria incerto. Os EUA e a URSS já realizaram este tipo de exercício e foi preciso usar cargas explosivas para afundar os casos de porta aviões aposentados,… Read more »

Jefferson Ferreira

Esse navio e tudo que ocorreu com ele é a melhor personificação do que é nossa marinha…

Henrique

Brasil eu diria

Camargoer.

Não. O Brasil é muito melhor que a sua marinha.

Henrique

aham kkkkkkk

vamos fingir que é sim e que não é praticamente a mesma coisa

Allan Lemos

A MB só é uma m**** porque o Brasil é uma m****. O mesmo se aplica à classe política, as elites e etc.

Jadson S. Cabral

A MB consegue ser pior, cara. Pois por mais que tenhamos problemas em tudo, as outras forças pelo menos conseguem cumprir boa parte de suas funções e têm planos reais de modernização sendo executados. A MB é um circo feito de ferro velho

Camargoer.

Então acho que você tem andado com más companhias. Muda de turma que você vai perceber que sua vida também vai melhorar

josebaldo

Brasil envolve todos (e não “todes”) brasileiros. Retire o poder público e suas instituições e terá outro parâmetro de integridade infinitamente mais próximo dos demais no mundo. E a última eleição revelou, “O problema do Brasil não é o brasileiro, são 50,7%”.

Luis Carlos

Afunda e faz um recife artificial.
Talvez tenha alguma utilidade.

Camargoer.

Considerando a quantidade de materilal tóxico desconhecido, usa-lo como recife artificial em águas rasas e quentes pode torna-lo uma fonte de poluição ambiental muito mais grave, contaminando a cadeia alimentar humana.

Welington S.

Afunda logo essa joça ponto e acabou.

Matheus

Bem que podia ser MISSILEX, testar os MANSUP ou os torpedos F-21.
Seria um baita show.

109F-4

Venho dizendo isso. Se vai afundar (e ia pelo andar da carruagem), procura um lugar adequado e fundo e testa o F-21, o MANSUP, bombas não guiadas, canhões, etc.

Esteves

O Mansup ainda não existe como arma incorporada. É um protótipo. O F21 não está disponível para o Riachuelo. Em tempos de paz, talvez nunca Esteja.

109F-4

Manda Exocet. Pelo menos treina os militares em um navio desse porte.

Alex-RJ

Que vergonha. Herança de FHC e almirantes caviar.

Dalton

O FHC não foi bom para os militares, mas a compra do “São Paulo” e antes dos A-4s foi sim uma boa ideia desde que não houvesse outra estagnação, pois a ideia era usa-lo por uns 15 anos quando então se estaria com um novo em construção avançada. . O então presidente Lula em 2004 proferiu um auspicioso discurso a bordo do “São Paulo” sobre reequipar as Forças Armadas e recuperar 15 anos perdidos, mas, poucos meses antes 2 “escoltas” um dos quais ainda novo foram retirados de serviço – para nunca serem repostos – e a corveta Barroso com… Read more »

SmokingSnake 🐍

O porta aviões São Paulo custou uma mixaria, para um porta aviões saiu de graça. O erro foi não ter reformado ele depois e deixaram virar sucata no governo de vcs sabem quem, agora ficam querendo achar culpados mas os culpados são eles próprios!!

A China comprou um porta aviões velho, deixou ele novo em folha e ainda aprendeu a construir outros e operar porta aviões com base nele.

Leandro Costa

A idéia era essa. Eu lembro do auspicioso discurso feito à bordo do “São Paulo” inclusive nos quais os próximos porta-aviões seriam construídos aqui.

Eu também acho que a aquisição foi boa, tanto do navio quanto dos aviões. O problema era justamente a falta de continuidade nos investimentos, etc. Foi nessa época em que a MB decidiu expandir seu quadro de pessoal e por aí foi. Daí em diante só ladeira abaixo mesmo, infelizmente.

Allan Lemos

Leandro, esse PA tinha sérios problemas nas caldeiras e nos motores. Mesmo assim os almirantes decidiram ignorá-los porque por uma questão de ego, queriam que a MB “operasse” um PA de qualquer jeito.

Esteves

Caviar é ótimo.

Willber Rodrigues

“Roubartilhando” um comentário brilhante que um colega disse aqui no PN:

A MB se resume a um caso que se recusa a ir embora ( São Paulo ) e um caso que se recusa a ficar pronto ( Alvaro Alberto ).

Será que os “iluminados” de farda branca e estrelas nos ombros que acharam que comprar o São Paulo seria uma boa idéia estão assistindo a essa novela mexicana?

Henrique

Esse pessoal iluminado recebe o salário no fim do mês se o país vai bem ou vai mal… Tão nem pra novela seja qual for (a menos que envolva o salário deles kkkkkk)

Willber Rodrigues

Mas vai falar em botar os militares numa eventual reforma da Previdência, pra você ver o escarcéu que eles fazem….

Esteves

Nem precisa falar nesse assunto pra fazerem escarcéu. Teve Almirante que não passou a faixa.

Dizem que são brasileiros. Dizem.

pangloss

A própria existência de uma faixa já é algo de um ridículo absurdo. Parece até miss em baile de carnaval.

Renan

Um chefe de estado fugir pra outro país e comandantes militares torcendo o bico para aquele que assume como presidente , mas ridículo é a faixa?!

Camargoer.

Ola Renan. lembre que o ex-comandante da MB não esteve presente na cerimônia de posse do novo comandante. Depois foi lá na casa dele faturar um jantar grátis.

pangloss

Renan, perdoe se eu não consegui ser mais claro. Haver uma faixa de miss para o comandante de cada força (e também para o Ministro da Defesa) é ridículo, em minha opinião. Aqui no Estado do RJ, um ex-governador de triste memória inventou uma faixa para chamar de sua. Sequer terminou seu mandato. Mas isso não diminui em nada o ridículo da recusa, pelo Presidente da República anterior, em transmitir a faixa ao seu sucessor, gostem-se ou não. Nem diminui o ridículo da ausência de um Comandante da Marinha na cerimônia de transmissão de comando para seu sucessor. Estamos nos… Read more »

Camargoer.

Miss tem a coroa e o ramalhete de rosas.

Camargoer.

Olá Esteves. Tem muita gente que usa passaporte brasileiro roubado. Até o Jason Bourne tinha um passaporte brasileiro falso

Pangloss

Até Kim Jong Un tinha passaporte brasileiro falso.

Camargoer.

Verdade. Bem lembrado. riso.

Camargoer.

Olá W. Isso é só uma questão de tempo. Quando mais cedo melhor.

Willber Rodrigues

Ou não.
O Brasil é mestre em empurrar coisas com a barriga ad eternum.

E agora que os milicos BR voltaram a sentir um gostinho de poder na administração passada, agora vai ser difícil “convencer”esse pessoal a voltar pra caserna e a não se acharem acima da CF.

Camargoer.

O sistema militar brasileiro já está inviabilizado. Existem apenas duas opções. Uma reforma ampla, incluindo a questão previdenciária, ou o sistema colapsará em poucos anos. Será possível adiar por mais alguns anos.. talvez uma década.

Henrique

se dependesse de mim militar seria só o cara que opera as armas, o resto é tudo civil com contrato de trabalho definido o inicio e fim.

e só se aposenta com 100% se estiver atuando em guerra declarada kkkkk

MATROSE

E a solução mais barata e de mais curto prazo para uma marinha que tem escassos recursos e reduzido poder tecnológico. Oxalá não ocorram impactos ambientais já que se pretende alcançar grande profundidade.

sub urbano

Enquanto a China já desenvolve o Type 004, com 110 mil toneladas de deslocamento e propulsão nuclear (possivelmente um reator de 4ª geração, de sal fundido).

josebaldo

Tudo na China, Rússia, Venezuela e Ira é lindo e perfeito.

Eduardo Angelo Pasin

Seria lindo ele ser afundado por mísseis e torpedos.

Angelo

Boa noite a todos!
Na matéria do uol sita uma proposta de trinta milhões de uma empresa de desmanche da arábia saudita , será que a chance de salva-lo do afundamento ou não querem correr o risco do navio ser desviado para outras coisas ou talvez não tenha sido apresentada garantias da proposta de compra.

Luiz Antonio

Com o tamanho da “trolha” que virou esse navio e pelo fato da MB ter recebido dinheiro da venda, declinada pelo comprador, eu entregaria essa b**** para os árabes de graça e ainda pagaria um jantar para eles. Ainda me livraria da gritaria e eventuais penalizações internacionais, fora a imagem do país por ter contaminado o Atlânticos com amianto.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Luiz Antonio

Em tempo: parece que a MB adiou o afundamento por conta da proposta árabe. Isso vai virar episódios de podcast

Red Pill - 红色药丸

Custou caro esse “sonho Top Gun” , não temos mais esquadra.

Underground

Esse navio custou US$ 12 milhões. O que está drenando recursos da MB são os submarinos.

Esteves

1,5 bilhões por ano X 80% de 80%.

O dreno chama-se ineficiência.

Allan Lemos

O que está drenando os recursos são os 80k de marinheiros.

Willber Rodrigues

Custou, não.

Ainda custa.

É só ver os A-4 e os Trader’s.

Esteves

Meu Deus…cadê os Trader’s?

Santamariense

Os Traders foram cancelados. Ainda bem!!!

Underground

Quanto orgulho!!!
Quem vai ficar com inveja são os russos. Um ano de guerra e não afundaram nada. Nós, sem estarmos em guerra vamos afundar um navio, e de cara um porta aviões.

Danilo Gentili 2026

Depois eu que sou o comediante👏👏🤣🤣

Mirão

Pelo visto o russo não sai da sua cabeça heim
Quanto é o aluguel?

Underground

E tua preocupação me intriga!

MFB

Mirão quer um russo dentro dele.

fewoz

E os devaneios nunca param. Agora o próximo é o o tal sub nuclear… Espero estar errado, mas já vejo as futuras manchetes aqui do Poder Naval: “Depois de X bilhões investidos, Marinha acaba desistindo do SN Álvaro Alberto por falta de recursos – Almirante X disse que o investimento, que ficou atrasado X anos, já não compensaria, por defasagem tecnológica e também porque acabaria saindo 5x mais caro do que o inicial planejado…” Comem presunto e arrotam caviar… Ao invés de começarem pelo básico, dando prioridade para navios menos complexos (navios patrulha pra ficar de olho nos pesqueiros chineses),… Read more »

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Underground

A aquisição dos submarinos teve mais ação de políticos e empresas que do almirantado.

fewoz

Não tenho nada contra os subs convencionais. Eles são necessários. O grande problema é o nuclear mesmo, por muitas razões…

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Matheus

Quais razões?

fewoz

Por demorar uma eternidade no seu desenvolvimento. Por custar mais. Por ter manutenção mais complexa. Por ter o perigo nuclear…

Não custa relembrar esta matéria postada aqui mesmo no Poder Naval, em 2021, sobre os convencionais:

https://www.naval.com.br/blog/2021/05/02/marinha-se-surpreende-com-o-custo-operacional-dos-submarinos-classe-riachuelo/

Esteves

50 anos de razões.

Henrique

Dreno de recursos que um sub nuclear puxa é absurdo.

Mas basicamente hj sem sub nuclear a marinha é inútil (qq marinha)

Esteves

Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Japão…

Henrique

legal, todas não tem sub nuclear e estão a mercê da Inglaterra e França, China, EUA e Rússia…

Esteves

Japão é aliado norte-americano. Os outros pertencem à OTAN incluindo a recente adesão da Suécia.

José Luiz

Um sub nuclear é como uma rainha no jogo de xadrez. Mobilidade, descrição com poder destruição. Indiscutível sua utilidade. Ocorre que produzir um sub nuclear é uma empreitada imensa, temo ser maior que as nossas capacidades. O sub nuclear é o topo da pirâmide do desenvolvimento bélico naval e na nossa pirâmide falta a base, partimos direto para ele. O programa se arrasta por anos a fio e realmente se um dia o Álvaro Alberto se materializar, temo que será fraco em vários aspectos, como discrição acústica, potência do reator e salvo engano terá que sofrer troca do combustível nuclear… Read more »

Esteves

Isso.

MATROSE

De fato, dentro da própria MB há vozes discordantes em relação a subnuc’s. O argumento é que o avanço tecnológico é tal que o sub convencional será operacionalmente mais eficaz e economicamente mais favorável.

Esteves

Influência das Malvinas. Queriam resolver ou achavam que resolveriam a “projeção de poder” com submarinos. Os filmes da época mostravam os IKL emergindo ao lado de plataformas de petróleo. Não faz mais sentido seguir investindo bilhões em um submarino movido a reator nuclear, ambos projetos que ainda necessitam de mais bilhões para serem protótipos…o mock-up do reator está em terra, o submarino não foi iniciado, não sabemos “assentar” o reator no navio mesmo recebendo ajuda dos franceses, estamos, ainda, longe da conclusão do programa, manejar um reator e recarregá-lo de 4 em 4 anos em instalações que não estão prontas… Read more »

Underground

Se você verificar qual empresa está envolvida nas decisões que levaram a compra dos submarinhos franceses, vai verificar que esse negócio de nuclear foi apenas justificativa para comprarem quatro submarinos e construírem uma nova base, tudo sem licitação.
Note que com tantos estaleiros no país para construírem navios, uma certa petroleira decidiu contratar empresas sem nenhum expertise, resultando no primeiro navio torto do Mundo.
Lembrando que também essas empresas chegaram a concluir contrato de representação com a EADS, o que gerou um reboliço dentro da Embraer.

Esteves

Lobistas.

Camargoer.

Lobster.

Henrique

Não faz mais sentido seguir investindo bilhões em um submarino movido a reator nuclear,

até pq ter uma arma que pode ficar oculta e o tempo de navegado só ta definido pela capacidade da tripulação suportar a claustrofobia é inútil, aham…


manejar um reator e recarregá-lo de 4 em 4 anos

da onde vc tirou que o reator só tem combustível pra 4 anos?

Esteves

Inútil não é. Vide países que operam. Para a extensão do nosso litoral, 1 de qualquer coisa é inútil.

O reator será um reator enriquecido (combustível) a 7%. Esgota em 4 anos. Reatores que estão em uso ou foram usados um navios de países que operam essas coisas, são reatores acima de 90%. Esgota junto com o navio…vai degradando…em torno de 35/45 anos.

Considerando 35/40 anos de vida útil serão 8 a 10 recargas. Se funcionar.

Henrique

nada a ver… doca o submarino na instalação que faz a recarga e faz a recarga…

e tb nada impede a MB fazer a recarga com 15%.

1 é maior que zero em qualquer lugar do universo

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Esteves

O reator será um reator de 7%.

Sete. É o que conseguimos. Um reator de 7%. Em 7 não cabe outro número se não 7.

Um submarino convencional ou nuclear em fuga faz ruído. Muito ruído. A “vantagem” seria fugir mais rápido que os hunters.

Mas com a velocidade dos torpedos e fragatas anti submarino…e outros meios incluindo aéreos…o submarino deve encontrar sossego no silêncio.

O porto seguro de qualquer submarino: o silêncio.

1 não pode estar em 2 lugares.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Henrique

“O reator será um reator de 7%. Sete. É o que conseguimos. Um reator de 7%. Em 7 não cabe outro número se não 7.” FOD4SSSE maluco… 7% é melhor que a patrulha de 60 dias do Riachuelo. Mania que brasileiro viralata q tem de desdenhar tudo, cara quer reator de 99% na primeira tentativa. nunca foi feito isso aqui e sujeito ja quer melhor reator do universo no negocio cara, teu tu único argumento contra o sub é puro viralatismo sobre a capacidade do reator que ja é infinitamente melhor que o modelo convencional. só de ter um patrulha… Read more »

Santamariense

E quando o submarino for desativado, faz o que com o reator e seu combustível? Afunda tudo no meio do atlântico? A MB não consegue dar o destino correto ao casco de um PA convencional, imagina um sub nuclear!!!

Underground

Brasil não conseguiu construir quatro navios de 500 toneladas (estão entregando um agora e outro ainda está com instalação de sistemas em andamento, sendo outros dois cancelados).
Há algo de errado com nosso povo. Nossas melhores mentes estão voltadas para complicar as coisas. O exemplo foi esse imbróglio na venda do navio. Que foi vendido, mandaram voltar, voltou, não podia atracar, não podia abandonar e consumindo combustível de rebocadores e indo para lugar nenhum.

Luiz Antonio

E como ficaria a arrogância desses almirantes de coquetéis?

Penskemen

Daqui algumas horas será sepultada a “ideia inicial de um PMM ao custo de 1 bilhão. De sua reutilização como um Museu flutuante. Do casco virar sucata para reciclar várias toneladas de aço. Aínda bem que o Porta Aviões Minas Gerais teve um final de vida útil mais digno. Em relação ao NAe São Paulo para muitos só serviu de vergonha e remorso. Bem, diante de tudo isso, só resta uma reflexão…
– Os meios não justificam os fins.

Nando

Gente da pra usar para helicóptero pra lançar drones o navio inteiro pode ser um drone centro de pesquisa vender no ferro velho da dinheiro no ferro velho muito dinheiro 💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰

Um Simples Brasileiro

Mais que fim melancólico para aquele que foi seu principal navio…

Elintoor_

Esse país é uma piada internacional.
Dá dó…
Daqui a 49 anos o Álvaro Alberto estará pronto, sendo bem otimista….

fewoz

Acho que nunca ficará pronto, mas se ficar, ficará limitado a apenas uma unidade, que pouco ou nada vai navegar. O Brasil não tem recursos ou tecnologia suficiente pra entrar numa empreitada desta. Não basta apenas construir, também tem que operar, fazer manutenção… E se tivermos um acidente nuclear? Nem quero pensar neste cenário.

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Esteves

Países que operam submarinos nucleares usam reatores pra toda vida do navio. Até esgotar o combustível.

Nosso projeto é recarregar a cada 4 anos. Ou aumentar os riscos 8 a 10 vezes.

Willber Rodrigues

Vai ser “maravilhoso” ver uma marinha que não consegue nem fazer navios-patrulha de 500t dentro do prazo, e que nunca tem grana pra nada, fazer reabastecimento de reator nuclear a cada 4 anos…

Esteves

Eles contam que fazendo um…aconteceria um efeito cascata.

Henrique

4 anos é maior que 60 dias… aprende ai

Luiz Antonio

Se não chover…..

Morgoth

Os franceses fizeram um negócio da China… ofereceram uma tranqueira que navegou pouco mais de 200 dias (de acordo com uma notícia antiga aqui do PN) com a MB e ainda receberam US$ 12 milhões por isso.

fewoz

É o que dá comprar carro velho. O sujeito compra achando que vai economizar, mas no final acaba tendo apenas dor de cabeça e gastando o dobro nele… Felizmente as as Forças Armadas vem mudando esta mentalidade nos últimos anos (Guarani, Centauro, KC-390, Gripen…).

Henrique

Franceses fizeram um bom negócio…

Negócio da China seria se o Brasil tivesse pago a manutenção do São Paulo pra França, pq a ideia deles era dar o navio e cobrar que o Brasil fizesse faria a manutenção completa com eles

Morgoth

Ainda tem isso, um retrofit de de 1 bilhão de euros o qual nem se sabe se resolveria todos os problemas do navio.

Henrique

“tinha isso”.. na época o valor era mais baixo (por não tinha essa inflação maravilhosa e amada por um certo governo) e pq os problemas do São Paulo é muito menores.

Esteves

Naqueles anos, 1 bilhão de dólares sem que a empresa contatada nos EUA fizesse a viagem. A MB gastaria alguns milhões com combustíveis, seguros, rebocadores, licenças.

Foi a única empresa que mostrou certo interesse.

1 bilhão de dólares é 1 bilhão de dólares. Mais transporte.

Henrique

transporte da onde, navio ja tava na França.. era pro estaleiro deles fazer a manutenção.

to falando da manutenção no ato da compra

Esteves

A MB não manifestou interesse em fazer quando comprou.

Depois que o navio Estava incorporado surgiram as urgências e a história do 1 bilhão. Com o navio bastante degradado na propulsão, nas catapultas e, obsoleto.

Henrique

A MB não manifestou interesse em fazer quando comprou.

sim… por isso:

Negócio da China seria se o Brasil tivesse pago a manutenção do São Paulo pra França, pq a ideia deles era dar o navio e cobrar que o Brasil fizesse a manutenção completa com eles”

Santamariense

E por que a MB não aceitou? O navio teria vindo modernizado, teria operado todos esses anos e talvez ainda estivesse ativo. Mas, preferiram pegar como estava e contar com uma provável, quem sabe, futura modernização. Deu no que deu….

Henrique

Vai… Pega na mão do Poseidon e vai

Esteves

O Instituto São Paulo Foch…

Underground

Tem dois responsáveis nesse troço: um é esse tal de Instituto Fock. Outro são os ambientalistas do Mundo inteiro. Esse navio poderia muito bem estar sendo desmantelado na Turquia, com todo (ou restante) do amianto a ser encaminhado para tratamento de resíduos.
Ambientalistas do Mundo inteiro, uni-vos. Deem-se as mãos e fique felizes pela contaminação dos Oceanos.

Esteves

Burocratas.

soldado imperial

concordo

Djalma Carvalhal

Mesmo para afundar de forma controlada ou usar como alvo é necessário retirar o amianto. Afundar sem retirar os elementos como este que contaminam o meio ambiente é uma demonstração de irresponsabilidade imensurável. Se de fato existe proposta de grupo Árabe para pagar 30 milhões nesta tranqueira que se venda. Essa desculpa esfarrapada de degradação do casco em 6 meses de um casco que sempre foi dito estar em excelente condição que até pensaram em retrofit completo é uma piada. Tecnologia existe para se manter o mesmo flutuando e realizar a descontaminação. Algo diferente disso só demonstra a incapacidade técnica… Read more »

Roberto

Triste fim, p algo q custou caro p os contribuintes…., perguntasse, pq não corta a parte superior q estão os retentores e sistemas de freagem de pouso dos caças e instala ou coloca numa pista de pouso em terra, preparada p se usar de treino de aterrisagem de caças embarcados, pelo nenos algo seria útil…, abraços.

Nemo

Pelo o que entendi da situação do São Paulo ele está afundando mesmo. Não haveria tempo para fazer nada.

Sensato

Como se fosse simples e barato como cortar e rebaixar o teto de uma Kombi… Fazer isso tudo, gastar esse dinheiro pra quê, treinar um micro punhado de pilotos a pousarem em um navio que não temos com um avião que nem deveríamos mais ter pois não serve pra quase nada exceto torrar dinheiro?

Felipe

Poderia aproveitar que a fragra Russa Admiral Gorshkov está no Atlântico e convidá-la a testar o missil hipersonico Zircon no casco do nosso NAE. O mundo inteiro ficaria curioso para ver o resultado.

Emmanuel

clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…clap…(palmas)

A MB fazendo o que saber fazer de melhor.
Afundar com erário público.

Wlton

Não seria possivel utilizarmos o navio para estudos e usarmos uma engenharia reversa…
Sera que a motivacao da nossa marinha eh tão baixa assim…

Esteves

Foram feitos. Custos proibitivos.

Um navio muito caro para construir e muito caro para manter.

Nilo

Marinha recebeu dia 30, segunda-feira, proposta de venda do porta-aviões, R$ 30 milhões, três vezes mais do que a empresa turca Sök Denizcilik Tic pagou pela sucata no leilão, a proposta veio de uma empresa de desmanche de navios da Arábia Saudita mas deve afundá-lo amanhã.
Senti um cheiro de strogonof rrsrsrsrs

Esteves

Essa história já deu.

Sensato

Em um navio dos anos 60 e que não temos pretensão de construir um igual em um horizonte de algumas boas décadas?

Luis

Por que ao invés de afundar, não coloca ele em um porto para ser visitado e cobrar os ingressos tornando assim uma renda ao invés de prejuízos?
Afinal sucata militar nós temos bastante e poderia ser um museu.

Wellington

O certo era ter sido reciclado, na Turquia ou aqui, esses órgãos ambientais atrapalham a vida de todo mundo. Maior frescura pra receber e reciclar o navio, agora vão ter q engolir todo esse “lixo tóxico” o resto da vida na natureza. Será q estão felizes agora?

João Fernando

Após isso, sou levado a crer que um sub nuclear é um erro. A partir de hj, serei contra esse apoio interminável de sub nuclear na MB. Desisto.

Esteves

Submarino nuclear não é um erro. Passar 50 anos tentando construir um…possa ser.

Joao

Pensa do descomissionamento do sub nuclear. Pensa na recarga do reator. Desisto.

Underground

Isso.

Nilo

Agora tem que tirar mais um da cadeia, almirante da Marinha do Brasil e físico nuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, fevereiro faz 84 anos rsrsrsr.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Deram perdão pra bandido.

Almirante Othon já deveria. Em Terra que Cabral fazendo o que fez está jogando golfe e, outros assumirão…Almirante Othon deveria ter tido a redução e a volta pra casa. Há tempos.

Por isso que o núcleo parou. Roda pra uns e não gira pra outros.

Camargoer.

Olá Esteves. Quem determinou a prisão de Othon foi o juiz Bretas em primeira instância. Decretou prisão preventiva. Ele recorreu da sentença (que ainda não foi julgado) e está em liberdade em decorrêcia de um habeas corpus. Espero que Lula conceda o perdão presidencial para ele. Só não sei se ele aceitaria ou se prefere aguardar o julgamento.

Humberto

Já que vai afundar deveriam utilizar os caças Gripen para bombardeá-lo. Seria um ótimo teste para avaliar o poderio bélico destes caças suecos.

Santamariense

Meu caro, por enquanto os F-39 voam….e pouca coisa mais. Missão operacional está longe ainda.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
TeoB

Espero que aproveitem a oportunidade a façam uma misselex com o mansup e quem sabe o torpedo do Riachuelo

Esteves

Nem 1 nem outro estão disponíveis.

Santamariense

A MB não tinha recebido os F21 para os Riachuelo??

Esteves

Nilo,

Essa chuvarada, esses cometas no céu, esse verão de inverno…Niloooooo que que se acha que é tudo isso?

Início do fim?

Nilo

Esquueceu. O nucleo da terra parou rsrsrs
Inicio de um novo começo. O Fogo, A Escrita, navegação, maquina…
Agora T.I./I.A./Processadores quânticos.
Mas ainda somos passageiros na nave mãe chama Terra, e nela somos gafanhotos em plantação de trigo, temos chance, se não a destruirmos antes que façamos navegação interestelar e o dominio da tecnologia de terraformação rsrsrsrsr.

Inhotep

O MPF entrou com recurso vetando o afundamento do casco, essa novela brazuca vai longe… 🍿🍿🍿

Esteves

Isso que da contar o que vai fazer. Quem quer, faz.

pangloss

Que alvissareiro…
Mais um pouco, e o Instituto Fuck volta a pleitear o retorno do casco.

ssd

O presidente que gosta de compra lixo da França está de volta

Alexandre Galante

O NAe São Paulo foi comprado durante o governo FHC. O governo Lula reativou o programa nuclear da Marinha (que tinha sido colocado em estado vegetativo por FHC) e fez o acordo do Prosub com a França.

Camargoer.

Olá Galante. Lembrando que o G40 foi adquirido em 2015.

Underground

MP entrou com ação para impedir o afundamento.
O juiz determinará que a ferrugem suspenda sua ação contra o aço, com imediata suspensão contra entrada da água no navio.
Em caso de descumprimento: toda a água do mar e as ferrugens terão prisão preventiva decretada.
O país vive fora da realidade.

Esteves

Tem manifestação de cracas.

Gerson Mendes

É, os políticos . Que permitem isso.
Devia reformar por ter sido comprado por milhões , cá carga q seja usado de alguma maneira

Osvaldo serigy

Bizarro e vergonhoso para a MB e o Brasil.

Nilo

A MB está correta afunda essa geringonça, se a MP não quer não afunda, vende aos arabes rsrsrsrsr, se alguem não quiser que venda então que compre, te garanto que a
França está se matando de rir.

Sidnei Rodrigues de Pinho

É lamentável que tudo isto tenha ocorrido!

Talia

E o desrespeito ao meio ambiente continuará imperando no Brasil… não nos enganemos, essa outra conta chegará…

Seiya

Afundar coisa no oceano é coisa de porco, tão imitando os norte americanos. Porque não desmontam? Reciclar ….

pangloss

Eu não sei como eu ainda consigo isso, mas ao ler a notícia senti muita vergonha. Eu já deveria ter aprendido, e não deveria me surpreender com tamanha mediocridade que a MB insiste em esfregar na cara da Nação, mas eu ainda sinto muita vergonha. Mas tem coisa pior à nossa frente. Se o padrão de incompetência se repetir no caso do Álvaro Alberto, a MB estará vocacionada a ser a instituição mais odiada ou mais ridicularizada da História brasileira. Começou o que não consegue concluir em mais de 40 anos, a um custo indecoroso e sob riscos inaceitáveis (que,… Read more »

Esteves

Quando a MB foi buscar conhecimento no IPEN no final dos anos 1970, talvez ela tenha contado com o imponderável.

Chegamos. Não bastou chegar.

Wellington

Havia antes a possibilidade de ser um navio museu ancorado com outras aeronaves aposentadas e aberto para visitação.
Assim não precisa afundar e correr risco ambiental, conserva a história e abre uma fonte de arrecadação.

Camargoer.

Olá W. Teria sido necessário remover o material tóxico do casco para trasnforma-lo em museu.

Esteves

Lenda.

Foxtrot

O Aquaman deve estar de cabelos em pé kkkkkkkkk.
E tome amianto no ambiente marinho !

Ives

Porque não fazer engenharia reversa e colocar ele em operação. Utilizar o conhecimento de engenharia nuclear da UFMG

Foxtrot

Já cansei de escrever isso.
Mas aqui a boçalidade impera !

Henrique A

Fazer engenharia reversa num navio dos anos 50? Gastar um dinheirão pra fazer coisa já obsoleta?

Ives

A UFMG desenvolveu um projeto nuclear muito mais eficiente á época da instalação das usinas de Angra dos Reis.
Sou da opinião que deveríamos fazer engenharia reversa com neste porta aviões e instalar uma nova fonte de energia para o mesmo com o aproveitando do casco e aprimoramento do nosso poder naval.

Esteves

Toda universidade tem projeto nuclear. Toda ou quase. O convênio em regime de comodato assinado (ao final da década de 1970) entre o IPEN, um instituto da USP criado para pesquisar e construir reatores nucleares em 1959, destina-se à transferência de conhecimento para a MB construir o reator nuclear que moverá o submarino Álvaro Alberto. Hoje esse conhecimento está em Iperó, estado de SP, onde a MB mantém o Labgene, um protótipo do reator nuclear em terra. Ao lado dessa instalação existe outra para construir um reator nuclear civil juntamente com a Invap da Argentina (eles já fizeram reator civil… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Fernando Garcia

A Arabia Saudita quer comprar por 30 milhões e se responsabiliza por levar embora. Será que os militares vão recusar e fazer mais uma bobagem de afundar o barco?

Esteves

Isso é historinha.

Diego

Vamos vender? Não Não vamos afundar e contaminar a água…essa marinha brasileira é uma piada

Last edited 1 ano atrás by Diego
Paulo Hernández

Deveriam aproveitar a oportunidade e usar os torpedos do novo submarino da frota para fazer exercício de tiro com torpedos guiados e verificar o funcionamento real dos mísseis mansub da MB.

Esteves

Míssil naval superfície. Presta para ser lançado de navio e atingir alvos na superfície. Mansup. É um protótipo. Não existe como arma incorporada.

O “novo submarino” deve ser o Riachuelo. Os torpedos pesados F21 comprados da França não estão incorporados ao navio.

Torpedos custam milhões. Gastar $$$$ com torpedos para afundar navio velho não faz sentido.

Incorporação acontece também em centros religiosos de matriz africana. Mas a maioria dessa gente é esquizofrênica.

Carlos Campos

Au revoir Sao Paulo

Guilherme Lins

Talvez o maior fiasco da nossa Marinha. Cada Marinha tem um fracasso pra chamar de seu. Seguimos!