Empresa da Arábia Saudita oferece R$ 30 milhões para comprar o porta-aviões São Paulo
O futuro do porta-aviões desativado São Paulo, proibido de atracar no Brasil e no exterior, ganhou um novo capítulo após uma proposta de compra da embarcação ser encaminhada à Marinha, que avalia afundar o navio aposentado em águas internacionais.
A empresa Sela Trading Holding Company, da Arábia Saudita, disse que enviou para a Marinha do Brasil uma proposta de R$ 30 milhões para comprar o casco do antigo porta-aviões São Paulo.
Por causa de risco ambiental, a embarcação foi proibida de atracar no Porto de Suape, em Pernambuco, e ficou “vagando” em alto-mar durante quase quatro meses.
Em entrevista ao g1, o advogado Alex Christo Bahov, representante da Sela Trading, afirmou que enviou um e-mail para a Marinha do Brasil, na segunda (30), informando o interesse de compra.
“A proposta é pegar o navio, levar para um estaleiro especializado em desmanches que cumpra as leis de proteção ao meio ambiente e fazer reparos. Queremos aproveitar cada pedaço”, afirmou.
O advogado Alex Christo Bahov disse ainda que a proposta da empresa seria tirar todo o material tóxico que existe a bordo ainda no Brasil.
Só então, a embarcação seria levada para o desmanche que ele chamou de “ecológico”, num local que ele não informou.
O g1 entrou em contato com a Marinha do Brasil para falar sobre a proposta de compra. A Força Armada disse que, sobre esse assunto, só “se pronuncia apenas por meio de nota oficial”.
Leia a notícia completa no site g1, clicando aqui.
Vende logo essa tranqueira.
Oh! novela mexicana dos infernos.
Kkkkkkk
Tá estranha essa proposta heuheuue, tem algum político por detrás dos panos?
Não posso provar, mas tenho sérias convicções de que há. Aliás, ‘a literatura juridica nos permite desconfiar’ .
Vende. não vai conseguir nada melhor que isso.
Vcs acham mesmo que essa empresa vai comprar? O navio está desde agosto nessa, misteriosamente quando anunciam o afundamento, aparecem querendo adquirir por 3x mais do que foi arrematado em leilão. Aí falam que em 72h buscam.. dps mudam de ideia e falam que enviarão uma equipe pra vistoriar. Aí nessa, ganham tempo. É sério que vcs acreditam mesmo que querem comprar, por esse valor, “do nada”? É fachada pra ganhar tempo! Apenas
???????….E quem estaria interessado em ganhar tempo e para quê?????? Não sei absolutamente nada sobre o atual estado desse navio mas será que os sauditas não estão interessados em recupera-lo? Vai saber! Uma coisa é certa. Eles tem grana, e muita. E um porta-aviões, mesmo no estado desse aí da foto, não se encontra todo dia à venda. Os chineses fizeram isso com o primeiro navio deles. Compraram para desmanche ou para cassino, não lembro, e recuperaram ele e hoje o navio opera normalmente. É parte importante da marinha chinesa.
Mago, na verdade os chineses compraram o primeiro porta aviões lá em 1985, se não me engano, da Austrália, e foi postergada sua demolição para virar sucata para fins de estudos sobre o navio, era um PA da classe Colossus , semelhante ao saudoso Minas Gerais da MB.
Esse navio já está condenado não tem como colocar ele na ativa o custo mínimo seria de 1 bilhão de reais pra ele atuar no máximo 10 anos
Corretíssima 👏👏👏
Visão pragmática e correta, e-mail pra opção de compra e depois a ladainha voltar e se, SIC, o casco está condenado, afunde o mais rápido possível…
Tem uma cara de história plantada na mídia pela própria MB para ganhar tempo de vida pra essa bucha, aí.
Eu acho que a MB é a maior interessada em agir rápido, para produzir um fato consumado irreversível.
O problema é a carga de amianto. O mal que pode causar no fundo do mar onde for afundado.
Plástico, pet, esgoto, destruição dos mangues são mais destruidores que um pingo de amianto existente ali. Pergunto se, digo se, por um erro de cálculo um torpedo atingisse o meio dele, por erro repito…. ele viraria um belo recife daqui uns 50 anos…. com amianto e tudo.
Tem gente aí que acredita em Saci-Pererê, Branca de neve, sete anões e etc 👀🤦♂️
Na minha etapa o Pato é Macho a Xuxa é Preta (com perdão mas não é ofensa). E também sem racismo é só gíria de Mara mesmo .
Complicado !!!
Essa novela não acaba nunca !!!😩
Como dizem: “Aguardem cenas do próximo Capítulo”🤔
Se o Riachuelo pudesse… seria uma cena impressionante.
Um negocio da china esse vão comprar tirar tudo de tóxico e contaminado deixar aqui e levar limpinho.
Mas, segundo o artigo, a Arábia Saudita descarregaria o navio ainda no Brasil, o grande problema do navio é a carga tóxica de amianto. Se dizem que levariam o navio sem a carga, eles vão descarregar ainda no Brasil, vão colocar esse amianto aonde, no nosso mar?
Não é no mar, eles queriam levar para um estaleiro no Brasil retirar os elementos tóxicos e depois levar o navio para desmanche
Melhor a marinha afunda-lo.
Vale muito. e não existem, nem ferro-velho! O brasileiro não tem noção de que os Árabes bem podem reativá-lo, com lucro!
A maldição do pérola negra
“O advogado Alex Christo Bahov disse ainda que a proposta da empresa seria tirar todo o material tóxico que existe a bordo ainda no Brasil.
Só então, a embarcação seria levada para o desmanche que ele chamou de “ecológico”, num local que ele não informou.”
kkkk nem é golpe isso aqui pra encalhar o navio de volta no porto e esquecer ele la
cara vai pagar 30mi num negocio que vale menos de 3, vai limpar e dai vai levar ele pra desmanchar.. aham, confia, vai ser isso ai mesmo
E vai deixar a sujeira aqui, ainda por cima.
Como se isso fosse problema para um país que até 2017 permitia a produção e comercialização de produtos contendo amianto (telhas Eternit…). Um absurdo.
Eu ia falar sobre… Minha casa tem amianto para todo lado , telhas,caixa d’água… E ninguém tá nem aí pra isso.. pega o amianto faz um monte de telhar que por sinal eram muito melhores que essas de papel que tem agora …distribui e tá tudo certo…
Mas o navio é nosso a responsabilidade de limpar o navio corretamente era nossa mesmo
era nossa até o momento que o navio foi vendido para uma empresa especializada em fazer o descarte do navio.
Brasil não tem capacidade de fazer o serviço aqui e procurou quem sabia… se depois de assinado o contrato o cara deu pra traz ai é problema deles
Os caras tão querendo afundar a sujeira aqui. Qual a diferença? Pelo menos teremos a quem processar.
diferença é que a sujeira ta no meio do oceano agora, a 5km de profundidade e contida… diferente do que realmente aconteceria se a MB aceitasse a proposta: o navio seria trazido e abandonado no porto em poucas semanas por “falta de verba” ou “ahh vimos que os problemas eram maiores do que o esperado” e ficaria exposto ao tempo contaminado algum porto do nordeste
Afunda logo ou vende esse trambolho. Não importa
Importa sim , tem elementos tóxicos no navio que vai contaminar a vida marinha que nós comemos.
VENDE!!!
Se a situação de flutuabilidade desse navio fosse tão precária quanto informado, ele já teria afundado sozinho.
Esse navio deve ser feito de matéria fecal.
Não afunda por nada nesse mundo…
É igual meu Renault Kangoo. Não f* mas também não sai de cima.
“Não Ford nem sai de Simca”.
Que doçura de proposta!!! ‘eu levo só se você ficar com o lixo’…. Negativo, por favor. Agora é pegar ou largar. Quer? Pode levar, só se for inteiro. Essa deve ser a resposta.
Parece até a privatização do BANERJ, na década de 90.
O Estado do RJ privatizou os ativos, e ficou com o passivo.
Genial!
Mas o navio é nosso era responsabilidade nossa ” retirar os elementos tóxicos do navio”
Pela proposta, dizem que vem ao Brasil tirar o amianto e deixar por aqui?
Aí volta todo o imbróglio.
Afunda logo essa porcaria que nem deveria ter sido comprada (não a toa o seu irmão foi desmanchado e não revendido para outro país).
E que a Marinha tenha aprendido a lição, focando nas Tamandarés, nos Submarinos e em outros meios semelhantes. Outra sugestão é aposentar os SkyHawks e construir/adquirir mais um NAM com mais helicópteros e investir também em drones de ataque.
Por favor… e ainda criticam o almirantado. Mais um NAM? Pra quê? Chega de megalomanias. Vamos começar pelo básico: navios patrulha.
Pensando agora na origem de tudo, sempre me pareceu estranha,desde o início da novela, ainda no “milagroso” governo FHC, está operação, apressada, aloucada, sem quaisquer exame profundo, uma análise só menos sobre o estado da embarcação o que vai de contrário a tudo que eu sei sobre a MB. Vejam o tempo que levou a montagem dos CT classe Fletcher mk I pelo AMRJ nos anos 30/40, depois a compra do NAe Minas Gerais, a compra das fragatas inglesas nas suas duas classes, os submarinos Scorpene, agora a classe Tamandaré e aí vai…estranho desde o início…comprando correndo um navio complicado,… Read more »
Para comprar foi fácil, deve ter havido muito interesse em adquirir o q talvez já seria uma sucata e agora um jogo de empurra para nós livrar dessa geringonça. O MP tem de resgatar a verdade sobre a compra e também no afundamento para esclarecer o povo e punir algum culpado, o q nos interessa muito. Se houver algum tipo de responsabilidade q seja punido com rigor o responsável.
Vendia na hora ! É a melhor oferta que a MB poderia receber…
Se os Sauditas querem o Fiat Marea dos mares, vão pagar os custos do transporte e dos riscos, estão esperando oquê?!
Até na hora de lucrar com sucata, o Brasil não sabe tirar proveito.
Adriano, o São Paulo não é um Fiat Marea… É um Citroen ZX!
Eu acho que o navio era excelente à época de sua construção.
Aí, no final de sua vida operacional na marinha de origem, uns pobretões deslumbrados acharam que poderiam comprar o navio no estado em que se encontrava, sem qualquer revitalização ou manutenção de maior monta, e sair por aí arrotando capacidades aeronavais jamais adquiridas.
A culpa é do navio? Da França?
E acho que o navio saiu barato, em si. O que custaria muito seria a revitalização ou a manutenção que deveria ter sido feita, mas que foi ignorada pelos malandros que o adquiriram.
😆😆😆😆😆😆🇨🇵‼️
Tenho uma solução mais pragmática para a situação e fugir do MPF:
Levem a águas internacionais e afundem esse casco e assunto encerrado (220 MN) 👍
Manda um torpedo nele!!!
Os submarinistas merecem ganhar este presente!!!
Apenas um?
E contaminação do mar, como é q fica?
Imagina se os Sauditas compram a gerigonça e conseguem de alguma forma recupera-lo e opera-lo. Seria muita humilhação para Banania!! Não acho impossível de ocorrer, vide a China que comprou o Varyag e o reativou….há precedentes…
Com vontade e com dinheiro “O impossível é só questão de opinião….”
Verdade!! E ainda teria uns F-35 embarcados…kkkkkkkkkkk
Muita gente achava que a Turquia iria fazer isso, mas depois todos percebemos que realmente não tinham nenhum interesse. É velho demais (construído em 1957…) e difícil de ser modernizado. Já o Varyag, foi construído quase 30 anos depois. São situações diferentes. O outro interessado poderia ser a Índia, que nunca deu qualquer sinal (o que é curioso, visto que aquele país tem a maior empresa desmanteladora de navios do mundo.
Nenhum país o quer.
Pois é!! No caso do Varyag, se não me engano, estava bem conservado também, os Chinas fizeram várias inspeções antes de iniciar a operação que culminou com a aquisição…O Foch já era….mas como escrevi…foi apenas um “imagina se ocorre”.
Acho que não vão conseguir oferta melhor que essa. Talvez tenha alguém querendo fazer engenharia revessa…
Vão tentar aproveitar o navio, certeza.
Bem que poderiam colocar aqui na Lagoa da Pampulha em BH. Iria virar um senhor buteco !!!!!
Gente tira uma dúvida e como ficou os KC-2 Turbo Trader ! Os aviões que eram para operar nos Opalão???
Será que já desistiram? Ou ainda vamos receber??
Alguém tem alguma novidade??
KC-2 ja viro historia a muito tempo
ja deve ter virado sucata a essa altura
Marinha do Brasil, venda para os árabes! Se vcs afundarem, é bem capaz do preposto do pântano americano arrumar a desculpa perfeita para “tutelar” a nossa Amazônia Azul!!! Fiquem espertos!
Motorista do Fiat Marea segue pela estrada até que passa na praça do pedágio.
O cobrador diz: – 8 reais
O motorista: – Tá vendido! É seu!
Com R$ 30 milhões dé pra comprar 1/2 Seahawk.
A turma aì de baixo ñ observaram um pequeno detalhes: Eles querem comprar o casco VAZIO… capiche? É exatamente isso q tá pegando! A carga maldita! Se ñ fosse isso, o velho guerreiro talvez ñ existisse mais!
Ñ creio q a marinha vai fazer acordo nessas condições. De vendê-lo vazio. Como ela vai fazer o descarte das toneladas de ameanto?
Afunda logo essa bomba bem longe daqui e acaba esse problema chato ae …..
Tem caroço nesse angú heim?
Na minha opinião, mesmo no estado em que se encontra, ele não deixa de ser uma base militar, e pode ser usado contra nós mesmos!
Quantas telhas com amianto ainda existem no Brasil? Onde serão descartadas? De repente um navio virou uma Chernobyl que flutua no Atlântico que irá dizimar a vida marinha.
Acho q é um bom momento para lavar uma grana.
Não deixam consertar e nem afundar querem o que?
O porta aviões em questão participou de operações defendendo a Arábia Saudita de piratas da Somália, quando ainda era da Marinha Francesa. O Príncipe Mohammad bin Salman, tem isso em sua memória e despertou uma gratidão pela embarcação. Seu desejo é transformar essa ferramenta de guerra, numa ferramenta de Paz e entretenimento. Na parte superior será construído um campo de futebol flutuante e internamente deverá ser um hotel, podendo ainda parte virar um museu. O Foch ou São Paulo farão parte do complexo de entretenimento de Qiddiya se a negociação for fechada a tempo. Caso contrário, a embarcação poderá fazer… Read more »
Faz sentido. Aliás conheci em 2022 uma pessoa que me contou exatamente isso. Ele estava aborrecido com o representante do príncipe árabe mas também descontente com a engenharia da marinha.
Que trapalhada fizeram com esse navio, não sei a culpa é da Marinha ou do Governo Bolsonaro, mas alguém fez uma bela trapalhada.
Deveriam ter planejado melhor o descarte do navio. 🤦
A culpa é dos Almirantes da ENGEPROM
Alguém querendo pegar o pau de bosta que os caras iam afundar e os doidos ainda pensando.
FFAA vivem pra gastar dinheiro do contribuinte. Não protegem ninguém e só pensam nos próprios interesses.
A MB está sendo pressionada pela França e EUA à não ceder o casco para o desmanche, principalmente pra Turquia, Índia e Arábia Saudita. Eles temem que haja engenharia reversa nesses países ou que a Rússia ponha as mãos na tecnologia das catapultas. Por isso querem afundar o ex São Paulo.
Enquanto o MPF é ambientalista discutem sobre o afundamento de um Navio, os outros países jogam lixo radioativo no mar. Estes mimimi da proteção ambiental é arroubo de poder e dindin.
Existe alguma coisa errada nesse processo militar que adquiriu essa embarcação com produtos químicos tóxicos e que colocou em risco toda tripulação que esteve embarcada a bordo desse navio contaminado. Denota-se que não respeitaram por nenhum momento o acordo da IMO internacional do meio ambiente. Existe um paradigma nesse angu que abrirá ações jurídicas de quem esteve exposto a bordo do navio SÃO PAULO…