MPF ajuíza ação para impedir afundamento do porta-aviões São Paulo
Derrame de substâncias tóxicas presentes no casco do navio traz risco de dano ao meio ambiente e à saúde pública
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para impedir que o casco do porta-aviões São Paulo seja afundado em águas brasileiras. O órgão requer à Justiça Federal que determine à Marinha do Brasil a imediata suspensão de qualquer serviço voltado ao afundamento da embarcação, em alto-mar ou próximo ao litoral, sem a apresentação de estudos que comprovem a ausência de risco ambiental.
O casco do São Paulo é composto de amianto, substância com potencial tóxico e cancerígeno. O ajuizamento da ação foi motivado pela notícia de que o afundamento da embarcação está programado para esta quarta-feira (1º). O objetivo do MPF, conforme consta na ação, é evitar que a decisão precipitada de afundamento cause “dano irreparável ao meio ambiente marinho, à saúde pública da população e consequências sanitárias irreversíveis”.
Na ação, o MPF requer ainda que a União seja condenada, por intermédio do Ministério da Defesa, a promover estudos técnicos para a adequada destinação do casco, mediante descarte apropriado, sem riscos ao meio ambiente e à saúde pública, ou pela venda do ex-NAe São Paulo a empresa com condições para fazer os reparos necessários ao descarte seguro.
O MPF acompanha o caso desde o ano passado, quando a embarcação esteve próxima ao Porto de Suape, em Pernambuco. À época, uma liminar judicial, em ação proposta pelo Estado de Pernambuco e Suape, impediu a atracação do ex-NAe São Paulo em Pernambuco. Desde então, a embarcação vem navegando sem destino pela costa brasileira.
Informações prestadas pelo Ibama e analisadas pelo MPF demonstram a real possibilidade de contaminação, bem como a ausência de estudos concretos pela Marinha que justifiquem o afundamento sem a averiguação de outra alternativa viável e mais segura.
Processo 0802721-36.2023.4.05.8300 – 2ª Vara da Justiça Federal em PE
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
Querem esconder o avestruz, enterrando só a cabeça.
Transforma esta coisa logo na maior traineira do mundo. Não vai cobrir o prejuízo da palhaçada, mas também não vai faltar peixe para alimentar os nossos homens.
Eu tenho uma solução para esse impasse. Doar essa banheira para o Zélenksy! Mas no braziu tudo é complicado…
O “Zé Lensky” não quer sucata não. Ele só quer filé.
O Zelensky (sei la como se escreve isso …. ) poderia afundar essa banheira em território Russo ! Só a ameaça de tal ato já faria os Russos se renderem imediatamente !
Vende logo para os beduínos… Ofereceram 30 milhões e ainda arcariam com custos de transporte. A MB está rasgando dinheiro?
Não funciona assim. Há todo um pré requisito para a entrega do navio, entre outras coisas capacidade para dar destinação ao eventual material contaminante.
Mesmo que se vendesse, seria necessário atracar o navio oara manutenção, o que está proibido pela Justiça.
Esse é o nosso país. Dá medo!!!!!
Está rasgando sim. O navio em questão ilustra bem a situação…
Me surpreende que a MB ainda não colocou à mesa a criação de uma esquadra de Iates e Lanchas, ao estilo GTE da FAB, para “necessidades operacionais”
Acho que VERGONHA é uma palavra muito pequena para traduzir o sentimento que tenho, como cidadão, acerca do que se tornaram nossas FFAA
Criança inocente!!!!
Não sei se chega a uma esquadra mas eu passava sempre saindo do trabalho e indo para a praça XV pelo Boulevard Olímpico, atrás do Primeiro Distrito Naval. Algumas vezes alguns marinheiros interromperam a passagem das pessoas, abriu uma correntinha, passou um almirante, ele embarcou numa lancha e esta seguiu viagem pela Baía de Guanabara.
Como a MB vai vender uma coisa que não é dela, o navio não foi vendido? Quem tem que vender é o proprietário, ora bolas.
Eles preferem contaminar águas brasileiras do que dar o braço a torcer e vender esse ferro velho ao tio Abdul…
.
O que o militar brasileiro ama:
– A bandeira do Brasil;
– O Hino do Brasil;
– Os Heróis de guerra do Brasil;
– A seleção Brasileira de Futebol.
.
O que o militar brasileiro odeia:
– O civil brasileiro;
– A fauna brasileira;
– A flora brasileira;
– O índio brasileiro;
– A urna eletrônica brasileira.
Boa! Vdd!
A coisa mais sensata que leio nos últimos aqui na Trilogia.
Eles também não são muito de trabalhar e têm pavor de qualquer coisa que possa tornar as forças armadas mais inclusivas, e não a casta de oficial que é descendente de uma longa linha de oficiais.
Recalcadinho detectado… e sua troopinha
Kkkkkkkk
A fauna e flora? Explique.
“A fauna e flora? Explique.”
.
Dicionário Aurélio tá aí pra quem quiser ler.
Falou tudo.
A culpa é de quem?
De todos esses ladrões, em todos os escalões da política brasileira.
Não querem que atraque em portos brasileiros, não querem que afundem, não querem vender. Afinal joguem esse porta-aviões em Brasília, esse país não é para amadores, MP, ONGS, MB e governos federais e estaduais, todos fazem parte de uma piada de mal gosto.
Pois é!
Mandaram voltar.
Proibiram de atracar.
Não querem afundar.
A ferrugem e entrada de água nos porões não estão nem aí para a liminar da Justiça.
Exatamente, vai acabar afundando sozinho. Vai ser tanta briga na justiça, que quando pedirem para atracar vão ter que buscar ele lá no fundo do oceano kkkkk…
Exato! Alguém avisa a eles que a liminar foi indeferida às 2h42? Kkkkk
O casco já não suporta mais navegação. Se não afundarem rapido em local mais adequado, acabará afundando “no meio da sala”. Sem chance. perderam tempo demais “passeando”
Bem isso, falta de entendimento e análise do MPF, antes de sair entrando com ações. Antes deve ser verificado a atual situação do objeto da ação.
Quando realmente deveriam processar alguns, nada fazem.
Brasil não é para amadores.
Não consigo ver melhora a curto prazo nesse país.
É a burrocracia brasuca brigando com a natureza agora!
Mas acalmem-se! Quando o navio começar a afundar o Xandão vai dar 48h para ele voltar à superfície! Caso contrário será declarado um navio antidemocrático.
Ridículo!
Mimimimi Xandão… Mimimi, sonhei que o Xandão matava o micto e me estuprava.
Vão chorar até quando ? Parem com esse mimimi e esse chororô!
kings ta furioso hoje
Choro vem do não respeito a constituição e abuso de autoridade, por parte dele.
Fora isso, que ele faça a função de julgar, não de investigar e tomar decisões monocráticas que só favorecem alguns.
Justiça tem que ser cega e imparcial, o que não está ocorrendo.
kkkk.
“Xandão, autoriza marinha comprar 10 CH-53K King Stallion, para içamento do NAE São Paulo, para seu jardim”.
Afundamento impresso já. Kkkkk
“joguem esse porta-aviões em Brasília”
.
Parece que alguém faltou as aulas de geografia e de física.
Na realidade faltou o respeito pela cidade construída por tantos brasileiros. Parece que alguns esquecem que mais do que 95% dos políticos que aqui trabalham são de outros estados. Não respeitam uma cidade que foi construída justamente para unir o povo brasileiro. Tem despeito com a cidade? Vem pra cá que te mostro a capital de todos os brasileiros. ah! Antes das bobagens: não nasci aqui, mas moro na cidade pela segunda vez. Respeitem para serem respeitados….
De Brasília eles só gostam mesmo é do cercadinho do QG do Exército.
O restante eles querem atear fogo!
.
“Eles”, os patriotas.
Vc não entende o conceito de ironia.
E você deve ter faltado as de português, pois claramente não aprendeu o que é sentido figurado.
Desculpe, mas não existe sentido figurado pra jogar um porta-aviões no Planalto Central. Não dá!
Sentido figurado seria: “jogar esse porta-aviões na p* que os pariu”… Aí sim.
Realmente, você não sabe o que é sentido figurado. Sugiro que vá pesquisar antes de ficar falando suas m**** por aqui.
se não sabe o que é sentido- figurado, não fale m…..a.
Quem pariu o menino que balance o berço. A MB tem que resolver esse pepino.
don´t look up!!! O desejo da manifestação é alucinógeno: a) Vamos fazer uma missilex,! treinar torpedos! Mansup da vida …..rasgar o casco é espalhar o tal agente tóxico…meus Deus…. b) Vamos afundar num lugar raso para coral….lógico! Tão razoável quanto transformar em museu….não falaram que tem 900 ton de amianto??? se tem…então… c) Arábia Saudita oferece 30 milhões, bem mais que os turcos….oras, que eu saiba é um advogado representando alguém árabe….quem, ninguém sabe….o que se sabe, como já disse, é que vale mais do que se pensa… d) Para que afundar um navio infundável!!!!??? Oras, ele é inafundavel, a… Read more »
KKKK! Boa! Ótimo comentário!
Já saiu a decisão e a liminar foi indeferida.. vão afundar rs
É bom não afundar amanhã pois dia 2 de fevereiro é dia de Iemanjá e periga ela devolver essa oferenda, já pensou essa bagaça parecendo na Praia kkkkk. Afunda logo hoje…
KKKKK, bem lembrado!
Uma ofensa dessas não ficará impune.
kkkkk boa a melhor do dia
Deixa afundar.
Ia ser divertido o tamanho da confusão, cpi, etc… para descobrir quem foi o culpado….
A coisa está pior do que imaginava, determina estudos técnicos, o que leva tempo, tempo é o que não tem o São Paulo, iria fazer então para segurança reparos no casco em que estaleiro?
“ou pela venda do ex-NAe São Paulo a empresa com condições para fazer os reparos necessários ao descarte seguro” e se não quiser descartar rsrsrs
Juntou neste caso o MPF e a MB, coitado do contribuinte brasileiro rsrsrs
É pior do que juntar o MPF e a MB: eles estão em lados opostos.
O cara sentado atrás de uma mesa quer que façam um estudo de impacto ambiental para afundar o navio, que pode levar uns dois anos, mais dois para o IBAMA liberar. Enquanto isso entra água no navio, que está impedido de atracar para efetuar as manutenções necessárias para que não entre mais água. A isso, nessas alturas, trazer o navio para a costa, mesmo com eventual decisao judicial determinado, seria irresponsabilidade sob ameaça real de afundamento.
Tá havendo uma falha na Matrix, só pode. Nossas melhores mentes vivem fora da realidade.
Detalhe: o navio só tem mais uns dias pra ser tomado completamente por água e afundar de forma natural.. ou seja, alguém avisa? Ademais, liminar indeferida. Pode afundar!
é duro dizer isso, mas as vezes dá vergonha de ser brasileiro.
Afunda!
Não afunda, vende!
Devolve!!
Atraca não atraca
MPF
Marinha
Ibama
STF
TJ
Congresso
SPtrans
Netuno
Borracharia do seu zé
Bando de órgãos recheados de Burocratas incompetentes
somos uma vergonha mundial..
E no fim, o barcão véio vai afundar por força da única coisa
que não tem Burocracia
A FERRUGEM!
Abs colegas
O brasileiro é um burocrata de nascença e essência.
Uma coisa deve ser dita do Brasil:
Aqui, ninguem morre de tédio. Todo dia é uma novela diferente.
Terra do drama. Tinha novela no rádio. Foi pras revistas. Das revistas pulou pra TV. Da TV veio pra internet.
O dia que tiver tele transporte vai ter drama. Manda um e fica metade,
Impressionante.
Teletransporte mandaria só a metade porque o caboclo pagou “meia” kkkkk
kkk é verdade.. não é para amador ser brasileiro
Os meninos limparam os comentários. É muita m*.
Agora o amianto virou líquido rsrsr “derramamento de substâncias toxicas”.
Tem coisa mais agressiva ao meio ambiente do que craqueamento de xisto betuminoso implantado no EUA e agora projeto Vaca Muerta menina dos olhos do Presidente, tá bom, nos contribuinte pagamos.
Olha…aquele cineasta Michael Moore, documentarista, contou a esperteza dos derivativos de WallStreet, lembra?…ele fez um documentário sobre o craqueamento…contaminação dos aquíferos e dos lençóis, inutilização de pastagens, os fazendeiros tendo que vender propriedades por uma fração do valor…no governo Obama.
Esses democratas norte-americanos são bem democráticos.
Leva esssa joça de encontro a primeira tempestade de bom porte que se formar ali na região, faz os rombos no casco e solta os cabos, alegando a segurança da tripulação que está rebocando…
Onde tá o São Paulo nesse exato momento? Não consigo achar nem o rebocador pelo Marine Traffic. Queria saber a altura de qual estado está
É lógico que ninguém pode ficar indiferente com um problema desses.Mas o fim deve de ser mesmo o afundamento.Até porque já tem tanta coisa do mesmo naipe ou até pior afundado.
É impressionante o tamanho da incapacidade brasileira e sua indecisão para solucionar qualquer problema . O afunda ou não afunda essa belonave é uma questão que já leva meses . Se está cheio de material tóxico , não deverá ser afundado seja em que local for do Oceano pois Oceano nenhum é lata de lixo !!! Deve-se retirar todo esse material e dar-lhe a destinação apropriada em terra . Depois disso poderiam transformá-lo em museu ou ainda numa oficina da Marinha . Os russos já montaram e desmontaram dezenas de submarinos atômicos e nós ainda não temos capacidade de lidar… Read more »
Eu sugiro que procure o que aconteceu em Andreev Bay.
não é tão simples assim, e olha que é só um pedacinho que sabemos, pois a radiação chegou na Suécia.
Nem afundar nem vender, manda essa trolha aí lá pra algum porto da Crimeia, alguém de lá vai saber o que fazer com ele,
mesmo se for só pra ser isca ou boia, já terá tido mais utilidade do que sua vida na MB
Milicos fazendo miliquices da nisso..só não é piada maior que os loucos marchando na frente de quartel.
O MPF está corretíssimo em não permitir o afundamento dessa Belonave , pois a própria Marinha Brasileira poderia ser responsabilizada por causar um nível altíssimo de poluição no Oceano assim como qualquer outra Marinha do mundo ! Não se pode abrir precedentes ! Qualquer entidade mundial que fabrica ou adquire um veículo – qualquer que seja ele ! – seja um carro , barco , navio ou avião deve ser responsabilizado por sua vida toda ou arcar com as consequências ! Haverá de ser desmontado e seu material reciclado ; e se outros países não querem assumir esse compromisso ,… Read more »
O navio está fazendo água brother. Se não afundarem de forma controlada e em local melhor, afundará sozinho e o relógio está correndo.
Que um PA eh um meio militar dificil de afundar a gente jah imaginava. Agora estah comprovado.
Enquanto a China constroi seus PA, a burocracia brasileira nao permite se dar um cabo ao assunto de afundar sua antiga capitanea.
Brasil: o pais do futuro.
Entrando para o seleto grupo de países que já afundaram um porta aviões….
A MB afunda qualquer coisa, desde que esteja parada e desarmada. De preferência embarcações próprias.
Acordem!
A MB vai afundar esse navio pra não passar a vergonha internacional de vê-lo afundar por contra própria!
A embarcação JÁ está afundado!
.
“Há pressa para resolver a questão uma vez que de agosto de 2022 até agora, 2.787 litros de água entraram na embarcação. O limite para navegação em segurança é de 3.530,7 litros.”
https://sputniknewsbrasil.com.br/20230128/sob-protestos-de-marina-silva-marinha-planeja-afundar-porta-avioes-sao-paulo-em-aguas-brasileiras-27246792.html
2 mil litros tem a caixa aqui na chácara.
como tenho viés sobrevivencialista, minha casa tinha 5 mil…..kkkkk
A questão não é a litragem, Esteves. A questão é que por onde entrou isso, só vai entrar mais, uma vez que os danos no casco não se reparar sozinhos.
Navio não é gente pra cicatrizar não.
Não foi isso que tu escreveu no teu comentário anterior.
“Há pressa para resolver a questão uma vez que de agosto de 2022 até agora, 2.787 litros de água entraram na embarcação. O limite para navegação em segurança é de 3.530,7 litros.”
Você disse que, se passar de 3530,7 litros, o navio corre riso de afundar. Então, como não tem a ver com a listagem??
Don´t look up….
Tem 8 vezes menos do que uma piscina de 3m por 6m x 1,5m. O estagiário que escreveu nem sabia o que estava escrevendo. Faltaram “zeros”. O limite é de 3.500 toneladas (aproximadamente 10% do seu deslocamento)
Ah, quer dizer que uns 4 mil litros de água afundam um navio deste tamanho?? Uma bobagem deste tamanho só poderia vir da Sputnik, mesmo. Barbaridade!!
Podem fazer quantas ações judiciais mas papel não vai impedir o navio já acabado de afundar. Se não quiserem que a Marinha afunde é so esperar uns dias que ele afunda sozinho.
Solução simples:
Naveguem por mais alguns dias e afundem esse casco em águas internacionais (220MN) da Costa brasileira onde a Justiça Brasileira não tem jurisdição 👍
E fim da novela que não quer acabar 👀
Bom para todos 🤷♂️
Mais um show retumbante de competência do cabide de empregos, digo, forças armadas BR.
Só se resolve esse tipo de coisa privatizando.
don´t look up…..
Salvem os oceanos. A Rússia iniciou testes nucleares subaquáticos.
Don´t look up
Mande a fatura ao FHC que comprou essa merda e a comissão paga o estrago
O FHC que liberou a grana, mas quem pediu para comprar foi a MB.
Imagina o imbróglio que vai ser se um dia conseguirmos ter um submarino nuclear e chegar a hora de fazer o descarte do núcleo do reator. Agora o MP decidiu que a Marinha não pode afundar o navio. Só que está entrando água no navio, devido ao estado precário do casco. A MB vai ter que reparar o casco? Aonde, se não deixam o navio atracar em lugar nenhum! A MB vai ter que alugar uma doca flutuante e reparar o casco em alto mar? Essa sucata ainda vai dar muita dor de cabeça! Maldita hora que decidiram comprar essa… Read more »
Vai alagar até afundar sozinho ao longo de toda essa discussão. Brasil raíz.
Sempre tem algum ecochato querendo aparecer. Mas essa situação é cômica, tipo de Banânia.
Manda o MP levar essa sucata pra casa. Não se tem tempo p/ fazer estudo. A coisa está entrando água, esse eco-malas não servem pra nada mesmo.
Oque fizeram com as catapultas ? Deixaram lá ?
Instalaram nas Niterói.
Rs
kkkkkkkkkkkk….Boa!!
O navio, durante todo o tempo que ficou parado: – recebeu o Sistema de Controle Tático SICONTA Mk VI; – trocou suas 4 URA – Unidade de Resfriamento Autônomo – por unidades novas (equipamentos enormes e caros); – revisão completa e revitalização de todo o aparelho de parada das aeronaves; – revisão completa das duas catapultas, com revitalização integral da catapulta lateral; – reforma e revitalização da tubulação de valor das catapultas; – instalação de 3 lançadores duplos de mísseis Simbad Mistral, de defesa de ponto; – substituição completa do revestimento do convoo; Além destes serviços , muitos outros foram… Read more »
Instalaram no Atlântico?
A maioria disso tudo que foi feito, vai pro fundo do atlântico (o oceano , não o navio da MB). Exemplo cristalino e perfeito de como rasgar milhões e milhões.
US$ 40 milhões. Somados aos US$ 12 da compra, totalizam US$ 52 milhões.
Essa compra foi a pior decisão que a MB já tomou.
O Almirantado da época deveria ser julgada pelo artigo 10 da lei 8429/92. Esse descaso e irresponsabilidade com o dinheiro público precisa acabar.
Pois é!! Mais de R$200 milhões ao câmbio de hoje. Absurdo.
Essa novela não acaba nunca, e só vai piorar, é capaz do navio virar só fuligem e ferrugem por si só através da inanição de decisões.
Transforma em um museu da marinha ou em uma escola ou hospital.
don’t look up!
Podiam transformá-lo em um museu, ter um restaurante temático. Garanto que diversas escolas, crianças e adultos iam adorar andar pelo porta aviões.
Poderia servir até mesmo para treinamento de tropas militares, bombeiros etc…
don’t look up!!!
MB desenhando para o Mundo:
– Tinho, vamos afundar porque o navio vai afundarcde qualquer jeito.
Ambientalistas do Mundo parabéns!!!!
Segundo matéria do portal G1 decidiram afundar assim mesmo apesar da proposta árabe.
Leia o que escrevi lá em cima: não é assim que funciona.
MB emitiu Nota sobre o afundamento do casco do que foi o NAe São Paulo. Entre muitas coisas, ao contrário da gritaria geral em todos os lugares, sem que ninguém tenha lido qualquer documento, a MB enfatiza que atendeu todas as normas legais para venda do casco, a qual corroboro. Necessário perguntar aos turcos motivo do cancelamento da autorização para desmanche naquele país, já que haviam emitido a necessária documentação. Minha resposta para isso é o que venho repetindo nos vários posts: a responsabilidade da bagunça foi do órgão ambiental turco, sob pressão dos defensores das matas, dos mares, dos… Read more »
Ambientalistas, Instituto São Paulo Foch e instituições que tomam decisões distantes de suas capacidades aumentando a desinformação. Exemplo, alimentarem a mídia, antiga imprensa, que o navio carrega resíduos tóxicos, que o navio participou de testes nucleares, que o navio tem amianto (quero ver a mesma preocupação com as milhões de caixas d’águas, telhas e coberturas feitas com esse material)… até foto do rebocador publicaram como sendo o A12.
Já vai tarde. Já devia ter ido.
Eita moído 😆. Esse bicho vai se transformar no Holandês Voador…
Esse navio foi a maior besteira que a Marinha fez nas últimas dëcadas, a França vendeu por preço de banana mas o dinheiro gasto com reforma pra operar velhos aviões A4 skyhawk só tomou recurso da frota que poderia ter sido usado em outros programas como corvetas ou fragatas. Das 3 forças parece que a Marinha é a menos competente em determinar quais são as suas prioridades. Apesar da importância em ter um submarino nuclear, temo que o custo de operação além da incapacidade em lidar com um navio contaminado no meio do oceano motivos de muita preocupação… imagina se… Read more »
creio que o que gastou foi meia corveta ou uma corveta inteira…..menos do que se imagina….e numa fração que uma a mais não mudaria a realidade de hoje….
É tanta baboseira que leio sobre esse assunto, a mais nova e que o casco do navio era feito com amianto, o que tem amianto são as redes de incêndio, vapor e aguada do navio, pois foi o material usado como isolante das redes, mais eu me faço uma pergunta, o amianto foi largamente usado como revestimento das redes dos navios de guerra e civis da epoca do A12, e muitos dele (ou quase todos) já estão no fundo do mar a décadas, e houve alguma contaminação comprovada, e vários deles até viraram sucatas em desmanche pelo mundo e só… Read more »
Faz um museu do porta aviões, agora tem gente querendo comprar vende a porra do negócio e para de mi-mi-mi.
Doar para Ucrânia, rebocar até a Crimeia.
Esse lixo má administrado, que foi usado por uns 5 anos e mais ficou em manutenção que navegou.
Marinha está é falida infelizmente!
Parei em “o casco do São Paulo é composto de amianto”…
Solução: envelopar o amianto com concreto bombeado, em seguida aproveitar o aço. Ou afundar
Quem comprou essa bomba foi o FHC do PSDB. Ele que o tire daqui do Brasil
Já que o afundamento ê inevitável poderiam pegar o FHC, os almirantes da época e botá los no navio pra irem junto pro fundo do Atlântico.
Que novela!!
E o Brasil segue sendo Brasil!!
Uma piada pronta