Os pontos amarelos no mapa mostram a posição aproximada de navios afundados durante a Segunda Guerra Mundial, em um lembrete vívido da magnitude do conflito. A maior parte dos afundamentos foi de navios mercantes.

Os Teatros de Operação com o maior número de afundamentos foram o Atlântico Norte e o Oceano Pacífico.

No Atlântico, a campanha submarina da Alemanha na tentativa de cortar as linhas de comunicação marítima entre os EUA e a Europa foi combatida eficazmente com adoção de comboios e de novos sensores e armas antissubmarino.

No Pacífico, a guerra submarina da Marinha dos EUA contra os navios japoneses enviou milhões de toneladas de navios mercantes para o fundo.

Os enormes recursos dos EUA possibilitaram 4 estratégias para derrotar o Japão: um impulso das Filipinas em direção a Formosa; o avanço de ilha em ilha pelo Pacífico central; a campanha submarina e, no final, as bombas nucleares.

Toneladas de produtos de amianto usados em navios de guerra

As embarcações navais construídas durante a Segunda Guerra Mundial e na década de 1970 foram fortemente isoladas com amianto. Em navios da Marinha movidos a vapor, o isolamento de amianto foi usado em tubulações e equipamentos quentes para garantir que o equipamento funcionasse adequadamente e que os marinheiros não fossem expostos a superfícies extremamente quentes ou submetidos a calor intenso. Os tipos de produtos de amianto incluíam almofadas isolantes, coberturas de tubos, fitas, fios, tecidos, juntas, embalagens e cimento. Quase todas as peças de máquinas que precisavam ser isoladas teriam sido isoladas com materiais de amianto.

Muitos dos produtos de amianto usados na construção e manutenção desses enormes navios de guerra ainda permanecem a bordo deles hoje. A remoção do amianto e de outros materiais perigosos a bordo é um procedimento muito caro que foi demonstrado quando o USS Oriskany (CV-34) foi afundado na costa da Flórida em 2006 para ser usado como recife artificial. Para afundar o USS Oriskany, a Agência de Proteção Ambiental exigiu que a embarcação fosse completamente limpa, o que custou cerca de US$ 20 milhões.

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Alan Santos

Quantas casas no Brasil tem caixa d’água de amianto e cobertura de amianto ? Aqui em casa as telhas são de amianto ,ah e a caixa d’água também .

Allan Lemos

Não entendo nada de química mas já li que o amianto só é nocivo se for aspirado, caso contrário é uma substância inerte.

É a histeria ambiental dos ecochatos que está fazendo com que as pessoas tratem o navio como o novo Chernobyl.

Deixemos que o navio descanse no leito do mar como tantos outros, destino triste, mas melhor do que o ferro velho.

Alan Santos

Não entendo o pessoal que negativou meu comentário , parecem que nunca viram uma telha ou caíxa dagua da Eternit,Brasilit,Multilit etc . Ou nunca ouviram falar de pastilhas de freios de amianto ou as grandes minas exportadoras de Minaçu ou da Sama ….eita povinho burro e preguiçoso …..

Camargoer.

As pastilha de freio não usam mais amianto.

Socrates

Acabou. Já foi tudo respirado. Ahh lona de caminhão tem, meu velho. É aquele cheiro de azedo atrás de caminhão nas descidas de Serra ou no fundo da sua rua.

Camargoer.

Caro Sócrates. Caminhão velho tem amianto nas lonas de freio, tem tétano nas ferrugens e o motor emite muito mais particulado que um motor novo. Veículos novos usam materiais sem amianto.

EMILIO R

Nem as telhas.

Camargoer.

De fato. Não existem mais telhas de fibrocimento.

Alex Barreto Cypriano

Oi, mestre Camargoer. Está banido, desde 2017, o uso do amianto (fibra de origem mineral) na fabricação de artefatos de fibrocimento. Antes, dizia-se telhas ou caixas d’água de cimento-amianto; agora, dizemos apenas telhas ou caixas de fibrocimento (em que se usam outras fibras que não o amianto na pasta). Curiosidade: a mistura de cimento e água chama-se pasta ou nata; cimento, água e areia, argamassa; cimento, água, areia e brita, concreto; cimento, areia, brita e armadura de aço, concreto armado. Já se construíram cascos navais de uma mistura de cimento, água, areia e armadura (fina) de aço (mistura chamada de… Read more »

wiliam

Camargoer, esses dias falando com um mecanico quando fui trocar as pastilhas do meu carro… o cara falou que é tudo amianto disfarçado.. ainda utilizam e ninguém fala nada … *(só não sei se é informação fidedigna) mas o cara é do ramo e tem algumas matérias a respeito da dificuldade da eliminação total do amianto.. veja: A substituição completa do amianto esbarra em dificuldades mercadológicas e técnicas. ‘Proprietários de veículos pesados reprovam a troca por causa do custo 30% a 40% maior do conjunto de lonas’, afirma o diretor-comercial da Thermoid, de São Paulo, Gentil Pacioni Júnior (faturamento anual… Read more »

Last edited 1 ano atrás by wiliam
Igor pessato

Vc está totalmente correto, o amianto só é nocivo lá na minha de amianto quando aspirado por muitos anos.

Camargoer.

Não existe nível seguro para a exposição ao amianto nem mesmo EPI adequados para trabalhar com amianto. O amianto quanto inalado pode causar câncer no sistema respiratório e desenvolver uma insuficiência respiratório em função da cicatrização do tecido pulmonar. Além disso, a ingestão do amianto pode causar câncer no sistema digestivo, principalmente no intestino. Por anos, o amianto foi misturado com argamassa para a produção do fibrocimento, usado para fazer telhas e caixas de água, Ainda que este material seja seguro no produto final, a fabricação dele expunha os trabalhadores ao amianto. Por isso o fibrocimento foi banido.

Camargoer.

Olá Alan. São coisas diferentes. O amianto usado como isolante térmico é muito parecido com algodão. São fibras com muito ar dentro. É o ar que serve de isolante térmico, muito parecido com aquelas canecas com dupla camada. O problema com este tipo de amianto ocorrem em dois momentos. 1. quanto o material é processado para fabricar o isolante. 2. quanto ocorre o desmantelamento do sistema, porque o funcionário pode ter contato com o amianto ou mesmo o amianto ser mal acondicionado e acabar liberado no ambiente. O material usado na caixa de água é o fibrocimento. È uma mistura… Read more »

Alberto

Quem quiser ver pode olhar a fiqsp do amianto e também o site da CETESB, amianto na água não foi associado a câncer, o problema é só com as fibras inalaveis, que tem que ser bem pequenas, da ordem de microns , não tem toxicidade, é só um agressor físico para os tecidos se for inalado, se for ingerido será corroído pelos ácidos digestivos, sua composição é a mesma da areia.

Camargoer.

Olá Alberto. O amianto é um mineral fibroso que nada tem a ver com a areia. O fato dele ter silicio e oxigênio em sua composição (além de magnésio e ferro, além de outros elementos) não é suficiente para compara-lo com outro minerais, como a silica ou mesmo as argilas. Outro erro é achar que o amianto pode ser dissolvido (corrosão é outra coisa) pelos ácidos digestivos, essencialmente ácido clorídrico diluído. Também não adianta comer areia achando que vai ser dissolvido no estômago. Todo amianto é tóxico em qualquer quantidade. Claro que nenhuma pessoa irá inalar o amianto em suspensão… Read more »

Demolidor

São coisas diferentes.

Camargoer.

Sim. São completamente diferentes. Uma coisa é o fibrocimento que é um material compósito de argamassa e amianto. Outro é o próprio amiano usado como isolante térmico. O fibrocimento é parecido com o concreto armado, mas ao invés da armação de ação, as fibras do amianto servem para dar resistência á tração.

r.francesconi

Amianto deixou de ser usado há um certo tempo. Provavelmente é fibrocimento o que vc se refere.

Camargoer.

Olá R. Sim. cimento-amianto ou fibrocimento. Os dois termos são usados para descrever a mistura de argamassa e amianto que foi muito usado no passado para fabricar telhas e caixas de água. Como o amianto o uso do amianto foi banido do Brasil, este tipo de material também foi banido. Desde 2017 o Brasil parou de usar amianto, mas havia uma autorização para exportação, principalmente para os EUA, mas recentemente o STF também decidiu que a lei de banimento inclui tanto o uso doméstico quanto a mineração para exportação.

sergio

A questão e que ao contrario do que a nossa mídia expetaculosa a milhares de navios afundados em todo o mundo com toneladas de amianto neles, e o mundo não acabou, os oceanos não morreram, e a incidência de C.A. nos seres humanos não virou epidemia por causa de amianto.

Leonardo

Quase não tem amianto no fundo do mar então

sub urbano

Existe uma histeria contra o amianto. Quem morre por amianto são os antigos trabalhadores da industria, construção e mineração de amianto de uma época onde não se usava-se máscaras de epi. Se não for inalado o amianto é inofensivo, quimicamente ele é uma areia em fiapos. Se vc mastigar e engolir uma telha de amianto não acontece nada (a não ser na hora de sair kkkk).

carvalho2008

Mestre Sub Urbano, já assistiu aquelas serie de Irmaos a Obra? ou outras do genero? quanto eles vão derrubar ou reformar uma casa em que descobrem instalação de amianto é u deus no acuda…..tem de chamar a secretaria municipal, acionar as empresas especializadas e a casa fica interditada…. A questão é que sempre havera suspensao de particulas de amianto……o povo fala..mas haaa…..é fibrocimento….nao é lã nem poeira….mas francamente…vai serrar a caixa d´dagua para instalar o encanamento para ver se não faz suspensão de poeira….ou desmontar um telhado antigo quebrando as telhas…..acho que nem 8 nem 80…. Mas sim, nós Brasileiros… Read more »

Felipe Augusto Batista

Serrar, cortar, este é o problema. A Turquia não queria o navio lá porque durante o desmanche ele teria obviamente que ser cortado e picado liberando a poeira de amianto. Mas eu realmente não consegui entender todo o problema dos ecologistas de não permitirem o São Paulo de atracar de volta no Brasil para fazer os reparos necessários. Isto não iria contaminar águas brasileiras. O amianto estava contido lá dentro, como ficou quieto lá décadas no Rio de Janeiro, o risco era mínimo, não estavam querendo picotar o navio aqui, apenas tapar os buracos enquanto esperavam autorização pra levar pra… Read more »

Carvalho2008

Deve ter ocorrido muita coisa por trás….muito mais porque o estaleiro de lá, vive disto….a Turquia flertava em visitar o casco antes do desmanche….a classe Clemenceau era por demais conhecida e não havia fato novo sobre as obras vivas deste tipo de navio…a mais de décadas…alguma pressão acima do conhecido ocorreu….e a Turquia cancelou a licença que dava início a toda a documentação meses depois e ilegalmente após o material sair do Brasil…

Leonardo

Acredito muito nessa visão sua Carvalho2008. A coisa parece ser mais profunda e complexa, pois fizeram muito barulho pra algo extremamente ridículo. Não deixar atracar pra dar manutenção é totalmente sem lógica. A cortina de fumaça foi a questão ambiental e do amianto. Usaram isso pra ninguém ter acesso ao casco.

Quem devia ter desmanchado e aprendido algo era a própria MB, pelo visto muitos queriam e quem tinha não soube aproveitar a oportunidade.

Camargoer.

Olá Carvaho. Telhas e caixa de água usam um material chamado fibrocimento, que é uma mistura de amianto e argamassa. Este material é proibido hoje. Contudo, ele não causa problemas de saúde porque o amianto está preso na argamassa. O problema do fibrocimento é durante o seu processamento. Existem dois materiais parecidos, o amianto e a lã de vidro. Ambos causam cãncer no sistema respiratório e digestivo. No pulmão, o amianto e a lã de vidro causa pequenas feridas. As cicatrizes formadas no pulmão são impermeáveis, reduzindo a capacidade respiratório.

Caerthal

A gente substituiu então por por plástico que vai durar milhares de anos para se decompor. É tudo pela ciência, não existem interesses escusos..

Cada material deve ser manuseado e empregado de acordo com a boa técnica. Mau usado todos são nocivos. Amianto foi para o Show do Fantástico. Prejudica e economia e mais nada.

Camargoer.

Caro C. O amianto é um material que dura infinitamente mais que qualquer resina. Então, sua comparação não faz sentido. Contudo, sua preocupação com a destinação de resinas plásticas é correta. O plástico pode ser reciclado e reprocessado, contudo a cada ciclo de reciclagem suas cadeias reduzem de tamanho, perdendo as características originais. Então, pode-se misturar o plástico reciclado com resinas novas, ou repolimerizaar o plástico reciclado, emprega-lo em usos que demandam menor massa molar ou adicionar aditivos (como nanopartículas ou fibras de vidro ou mesmo argilas esfoliadas) para dar novas propriedades. Isto tudo tem um custo e a pergunta… Read more »

Camargoer.

Olá Sub. Se vocẽ comer telha de amianto vai quebrar os dentes. Contudo, como o fibrociemnto usando nas telhas e caixas de água é um material compósito, no qual o amianto faz o mesmo papel do aço no concreto armado, as fibras estão presas na argamassa. Contudo, se vocẽ comer amianto livre, ou mesmo comer lã de vidro, as fibras irão causar danos nos tecidos do sistema digestivo. Estas lesões podem provocar câncer principalmente no intestino.

Douglas Rodrigues

Os ecochatos piram com um único navio a ser afundado de forma controlada! Mas falta conhecimento ou são coniventes com o fato de todos esses navios da II GM estarem no fundo do mar cheio de amianto e outros produtos igualmente tóxicos?

Henrique

Vantagem do governo atual ser de esquerda é que os ecochatos vão fingir demência e ignorar isso…e depois é “nada acontece, feijoada” kkkk

Rui Mendes

Então qual seria a alternativa???!!?
Tirar os navios do fundo do mar???
Ignoram porque está feito e não existe solução para isso, já para o que ainda não aconteceu, existe solução, deixar de fabricar e desmantelar o já construído.

Camargoer.

Caro Douglas. Ao longo da histórias, nossa espécie cometeu muitos erros, na maioria das vezes sem conhecer as consequências. Contudo, em vários momentos gratificantes, nossa espécie teve a capacidade mudar. O próprio ato de lavar as mãos foi considerado pela elite européia como um ato de afronta moral, o que causou milhares de mortes de mulheres puérperas. O banimento dos testes nucleares atmosféricos é outro exemplo, assim como a proibição do chumbo como aditivo na gasolina. A questão das emissões de CO2 também. O problema nada tem a ver com afundar apenas mais um navio contaminado mas garantir que todos… Read more »

Wilson França

Quer que os ecologistas façam o quê? Os navios já estão no fundo do mar. Dãã

Camargoer.

Olá W. Creio que todos nós devemos continuar exigindo o respeito ao meio-ambiente, o total banimento de substâncias tóxicas, exigir que a MB implemente uma política ambientalmente sustentável para o desmantelamento de seus meios e que seja esclarecida a responsabilidade administrativa e se for o caso criminal da autoridade brasileira apontada pelo governo turco que não entregou a documentação exigida pelo governo turco para sustentar a licença de importação.

Mars

Cacet* tem mais amianto no fundo do mar do que eu imaginava. Apesar da nossa costa ser relativamente ‘livre’ em comparação a Europa ou Ásia. Eu confesso que tenho uma curiosidade e interesse por naufrágios, mesmo que só se limite a Internet, eu acho muito legal o trabalho das equipes que pesquisam e encontram essas embarcações. Queria muito que alguém demonstrasse interesse por encontrar o BB São Paulo ou Cruzador Tamandaré, seria bem legal. E sobre o porta aviões São Paulo, acaba sendo um fim mais ‘digno’ do que ser desmantelado na minha opinião, apesar dos riscos ao meio ambiente.… Read more »

Andres Delgado

Nunca mais vou entrar no mar! Quem entra morre!

Demolidor

Erros do passado não justifica cometer os mesmos erros no presente.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Camargoer.

Exato. È um princípio ético bem simples.

Caerthal

Em ciências biológicas nada é simples. a cada 10 anos as verdades mudam bastante. Mas tem sempre muita gente querendo demonstrar uma certeza que não possui. Quando os dados estatísticos se acumulam essa gente muda de assunto.

Alguém lembra das soluções eficazes tipo máscaras de pano, álcool gel, lockdown, picadinhas? Eficácia zero, mas muito $, regulamentos e palavrório vazio.

A gente tem que ter um pé atrás dessas certezas e buscar casar a teoria com os fatos comprováveis.

A grande maioria das casas no Brasil usa caixas d água de fibrocimento. Não deveríamos ter observado algo nas estatísticas de cáncer?

Camargoer.

Caro C. Talvez eu já tenha explicado isso uma dezena de vezes, mas vou explicar de novo. Uma coisa é o fibrocimento. Outra coisa é o amianto. O fibrocimento usado para fabricar caixas de água e telhas (e que também foi banido) é um material compósito preparado pela adição de amianto á argamassa. resultando em alguma coisa parecida ao concreto armado. A argamassa tem uma enorme resistência á compressão, mas é fraca á tração. Deste modo, as fibras de amianto no fibrocimento dão resistência á tração. Como os trabalhadores da indústria tinham contato com o amianto, a fabricação de fibrocimento… Read more »

EduardoSP

Vamos explicar. Se a transmissão do vírus se dá por via aérea, maior distância entre emissor e recebedor equivale a menor probabilidade de contaminação.
Da mesma forma, se a transmissão se dá por via aérea, barreiras físicas que reduzam a dispersão de partículas equivalem a menor probabilidade de contaminação.
Isso é tão difícil de entender?
Ou você também acha que lavar a mão é inútil?

Demolidor

A utilização de máscara de pano, álcool gel, Lockdown e vacinação funciona para contenção da pandemia, estas são as medidas indicadas pelos médicos, por exemplo eu adotei estas medidas e nunca peguei COVID ninguém da minha família pegou está doença.

Simao pedro

Muitos navios até hoje, ainda a procura