Paquistão recebe segundo submarino modernizado da classe ‘Khalid’
A Marinha do Paquistão recebeu seu segundo submarino diesel-elétrico (SSK) da classe Khalid (Agosta 90B) modernizado da empresa turca STM.
A embarcação, PNS Khalid, foi entregue ao serviço com um novo conjunto de sonares, periscópios e sistemas de comando e controle, divulgou a STM por meio de um comunicado à mídia em 25 de janeiro.
A Marinha do Paquistão opera uma frota de três SSKs da classe “Khalid” que foram comissionados entre setembro de 1999 e setembro de 2008.
O primeiro da classe “Khalid” foi construído pelo Naval Group (então conhecido como DCN) em Cherbourg, França. O segundo e o terceiro navios, PNS Saad e PNS Hamza, foram construídos pela Karachi Shipyard and Engineering Works (KSEW) sob um acordo de transferência de tecnologia.
A classe “Khalid” tem uma velocidade máxima de 20 nós quando mergulhado e 12 nós quando emergido. Usando o snorkel, a embarcação pode atingir um alcance máximo de cerca de 8.500 milhas náuticas na velocidade de cruzeiro de 9 nós.
Duas embarcações da classe são equipadas com recursos de propulsão independente do ar (AIP). O Hamza foi equipado com um sistema AIP de oxigênio líquido MESMA de 200 kW desde o momento em que foi construído, enquanto o Saad foi adaptado com o sistema entre 2012 e 2014.
Em termos de armas, todos os três submarinos estão equipados com quatro tubos de 533 mm cada. Além de torpedos, esses tubos podem lançar o míssil sub-superfície Exocet SM39, bem como minas de influência naval Stonefish Mk III da BAE Systems.
FONTE: Janes