Submarino russo Dmitry Donskoy, último classe ‘Typhoon’ , foi retirado de serviço

135

SSBN Dmitriy Donskoy

Ele aguardará desmantelamento em uma base naval em Severodvinsk, juntamente com outras duas unidades deste projeto, disse o chefe do Movimento Russo de Apoio à Marinha, Vladimir Maltsev

MOSCOU, 6 de fevereiro. /TASS/. O submarino estratégico pesado de propulsão nuclear Dmitry Donskoy da classe Akula da Marinha Russa foi desativado, disse o chefe do Movimento Russo de Apoio à Marinha, Vladimir Maltsev, à TASS.

“O cruzador submarino Dmitry Donskoy foi desativado da Marinha Russa. Ele aguardará a utilização em uma base naval em Severodvinsk junto com outras duas unidades deste projeto”, disse ele.

O Dmitry Donskoy foi lançado pelo Estaleiro Sevmash em 1976 e lançado em 29 de setembro de 1980. O relatório de aceitação foi assinado em 29 de dezembro de 1981.

Inicialmente, os mísseis balísticos intercontinentais do complexo D-19 eram a principal arma do submarino. Em 2002, o submarino foi atualizado sob o projeto 941UM. Em seguida, foi usado para testar o míssil Bulava. No verão de 2017, o Dmitry Donskoy navegou para a Frota do Báltico para participar do desfile da Marinha.

No geral, o Estaleiro Sevmash construiu seis submarinos do Projeto 941 para a Marinha. Todos os submarinos estavam operacionais com a Frota do Norte. Até hoje, três deles foram alienados com financiamento dos EUA. Dois submarinos, o Arkhangelsk e o Severstal, foram retirados de serviço e aguardam descarte.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments