Reino Unido inicia construção do terceiro submarino nuclear classe ‘Dreadnought’ de mísseis balísticos
No dia 9 de fevereiro foi cortado o aço do Warspite, terceiro dos quatro novos submarinos da classe Dreadnought, atualmente em construção no local de Barrow-in-Furness da BAE Systems.
O Warspite é o terceiro dos quatro submarinos de mísseis balísticos Dreadnought Class sendo projetado e construído pela BAE Systems.
Com entrada em serviço no início da década de 2030, os submarinos levarão a dissuasão nuclear do Reino Unido e serão os maiores, mais poderosos e tecnicamente avançados submarinos já entregues à Marinha Real Britânica.
A construção dos dois primeiros submarinos, Dreadnought e Valiant, já está em andamento.
Steve Timms, diretor administrativo do negócio de submarinos da BAE Systems, disse:
“O marco de hoje é um momento realmente significativo para os milhares de funcionários aqui na BAE Systems e em toda a empresa de submarinos que estão trabalhando juntos para entregar a classe Dreadnought. Estamos imensamente orgulhosos do papel que desempenhamos na entrega deste empreendimento verdadeiramente nacional para a Royal Navy e nossa contribuição para proteger a segurança nacional”.
Comparecendo à cerimônia, o Ministro de Compras de Defesa, Alex Chalk KC, disse:
“Nossa dissuasão nuclear protege todos os cidadãos do Reino Unido das ameaças mais extremas, a cada minuto de cada dia, e o progresso na Classe Dreadnought é crucial para manter nossa segurança nacional. Este marco é um passo significativo no programa Dreadnought, apoiando milhares de empregos e estágios em todo o país e protegendo o Reino Unido e nossos aliados nas próximas décadas”.
FONTE: ukdefencejournal.org.uk