IDEX 2023: Marinha Angolana encomenda corvetas BR71 MKII do Edge Group sob acordo de € 1 bilhão
Angola assinou um acordo de 1 bilhão de euros com o grupo Edge dos Emirados Árabes Unidos, que permitirá à subsidiária da Edge Abu Dhabi Ship Building (ADSB) entregar uma frota de corvetas à Marinha Angolana.
O contrato “marco”, anunciado em 20 de fevereiro para coincidir com o show de defesa IDEX (20 a 24 de fevereiro), verá a construção de “uma frota” de corvetas BR71 Mk II de 71 metros.
Khalid Al Breiki, presidente de plataformas e sistemas da Edge, disse: “Assinar um acordo de exportação de defesa de 1 bilhão de euros representa uma conquista importante para a Edge e para o ADSB. Isso demonstra nossa abordagem estratégica e compromisso constante com o aumento das exportações nacionais, de acordo com a diretiva da Liderança dos Emirados Árabes Unidos”.
David Massey, CEO da ADSB, disse: “A corveta BR71 Mk II é uma embarcação altamente avançada capaz de realizar múltiplas missões para proteger a costa de 1.600 km de Angola. Estamos ansiosos para cumprir os requisitos operacionais da Marinha de Angola e fortalecer suas capacidades navais enquanto expandimos as vias de crescimento do ADSB.”
O Combattante BR71 Mk II é uma variante avançada da corveta da classe Baynunah (projeto BR 71) de 915 toneladas desenvolvida pelo estaleiro francês CMN, parte do Privinvest Shipbuilding Group. A embarcação foi projetada para operações de defesa de guerra litorânea contra ameaças aéreas e de superfície, tarefas de patrulhamento, aplicação da lei e missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).
Tem uma tripulação de 50 pessoas e velocidade máxima de 30 nós, com alcance de 2 500 milhas náuticas a 12 nós. Quatro motores MTU acionam dois jatos de água de direção e dois de reforço. Ele pode acomodar um helicóptero da classe de 5 toneladas em um convoo na popa e dois RHIBs de seis metros. O canhão principal é um canhão de 76 ou 57 mm, apoiado por dois canhões de 20 ou 30 mm. Também pode lançar mísseis antinavio Exocet e mísseis superfície-ar.
Edge descreveu a corveta BR71 Mk II como uma embarcação altamente sofisticada equipada com sistemas de missão avançados, incluindo um radar 3D, suíte de guerra eletrônica, comunicações seguras, uma arma principal e sistemas de mísseis superfície-superfície e superfície-ar.
Operando em um estaleiro de 330.000 metros quadrados em Abu Dhabi, a ADSB constrói corvetas, navios de patrulha offshore e barcos de patrulha rápidos para clientes militares e navios comerciais para a indústria de serviços petrolíferos. A empresa também oferece uma gama completa de manutenção, reparo e reequipamento, atualização e conversão, bem como serviços de consultoria de projeto e engenharia. O ADSB construiu meia dúzia de corvetas da classe Baynunah para a Marinha dos Emirados Árabes Unidos, com o navio principal construído na França pela CMN.
Não está claro se o contrato BR71 Mk II segue-se a um contrato de 495 milhões em 2016 entre Angola e a Privinvest que veria o estabelecimento de um estaleiro em Angola e o fornecimento de várias embarcações navais. Acredita-se que o acordo de 2016 foi reduzido significativamente após a pressão do FMI – Angola, no entanto, recebeu três embarcações de patrulha de alta velocidade HSI 32 do CMN. Aparentemente, dois navios-patrulha também deveriam ser entregues.
A Privinvest possui instalações e estaleiros em vários países, incluindo França (Constructions Mecaniques de Normandie – CMN), Alemanha (German Naval Yards Kiel) e Médio Oriente.
Corveta classe ‘Baynunah’ (Projeto BR 71)
FONTE: defenceweb.co.za