Embora países ocidentais tenham banido a maioria das importações de petróleo da Rússia, não há regras que impeçam navios ocidentais de entregar a compradores como China e Índia

O petróleo russo ainda está encontrando seu caminho para compradores em todo o mundo. Mas mesmo aqueles que passam seus dias rastreando seu movimento através dos oceanos lutam para descobrir exatamente quem o está transportando.

À medida que as sanções ocidentais contra a Rússia aumentaram devido à invasão da Ucrânia, mais navios se juntaram a uma frota existente de misteriosos petroleiros, prontos para facilitar as exportações de petróleo da Rússia.

Especialistas da indústria estimam o tamanho dessa frota “sombra” em cerca de 600 embarcações, ou cerca de 10% do número global de grandes navios-tanque. E os números continuam subindo.

Quem possui e opera muitos desses navios permanece um enigma. Como o comércio de petróleo russo se tornou mais complexo no ano passado, muitos carregadores ocidentais retiraram seus serviços. Participantes novos e obscuros surgiram, com empresas de fachada em Dubai ou Hong Kong estão envolvidas em alguns casos.

Alguns compraram barcos de europeus, enquanto outros exploraram navios velhos e rangentes que, de outra forma, poderiam ter ido parar no ferro-velho.

“Você se aprofundou nas artes das trevas”, disse um executivo sênior de uma empresa de comércio de petróleo à CNN, referindo-se a essa rede opaca.

A importância da frota sob o radar aumentou à medida que Moscou tenta evitar trabalhar com transportadores ocidentais e os clientes na China e na Índia superam os da Europa, agora proibidos de comprar petróleo russo por via marítima e produtos refinados, como diesel.

Leia a matéria completa no site da CNN, clicando aqui.

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