IMAGENS: Fragata IRIS ‘Dena’ da Marinha Iraniana no Rio de Janeiro
Nas fotos, a chegada da fragata IRIS Dena da Marinha Iraniana ao Rio de Janeiro e depois atracada ao cais do porto. Diversas lanchas trouxeram tripulantes do outro navio iraniano IRIS Makran, que ficou fundeado e não atracou no Rio.
Os navios de guerra IRIS Makran e IRIS Dena chegaram na manhã de domingo (26/2), segundo a autoridade portuária do Rio.
A fragata leve Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” de construção iraniana, derivada da classe “Alvand” ou “Saam” do projeto Mk.5 da Vosper Thornycroft, do final dos anos 1960.
A Dena foi incorporada à Marinha Iraniana em junho de 2021. O navio está equipado com um canhão de 76 mm Oto Melara, 4 mísseis de cruzeiro antinavio chineses C-802 com 120 km de alcance, torpedos antissubmarino de 324 mm e metralhadoras.
O Makran é um navio de base avançada deslocando 121.000 toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate.
FOTOS: Edson de Lima Lucas
NOTA DA REDAÇÃO: A sigla IRIS antes dos nomes dos navios iranianos significa Islamic Republic of Iran Ship. A sigla é usada no notíciário internacional, mas nas placas dos navios a sigla que aparece é IRINS, de Islamic Republic of Iran Navy Ship, como na foto abaixo: