Navio USCGC ‘Stone’, da Guarda Costeira dos EUA, visita novamente o Rio de Janeiro
O navio USCGC Stone (WMSL-758) da Guarda Costeira dos EUA está visitando o Rio de Janeiro novamente. O nono “cutter” da classe Legend da USGC adentrou a Baía de Guanabara em 7 de março e atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ). O navio já tinha visitado o Brasil em 2021.
O “cutter” da classe Legend, também conhecido como National Security Cutter (NSC) e Maritime Security Cutter, é a maior classe de “cutters” de patrulha ativa da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Entrando em serviço em 2008, a classe Legend é a maior de vários novos projetos de “cutters” desenvolvidos como parte do Integrated Deepwater System Program.
Essas embarcações podem ser usadas para uma variedade de tarefas, incluindo proteção ambiental, busca e salvamento, proteção da pesca, portos, hidrovias e segurança costeira, atividades de contraterrorismo, aplicação da lei, interdição de drogas, operações de defesa e outras operações militares/navais, incluindo tarefas de guerra naval junto à Marinha dos EUA.
O “cutter” classe Legend desloca 4.500 toneladas, tem 127 metros de comprimento, 16 metros de boca e 7 metros de calado, a propulsão é CODOG com dois motores diesel MTU e uma turbina a gás LM2500. Atinge velocidade máxima de 28 nós e tem autonomia de 12.000 milhas náuticas. O armamento inclui um canhão principal de 57 mm, um CIWS Phalanx, 4 metralhadoras .50 e duas de 7,62 mm. Pode levar um helicóptero MH-65C Dolphin.
Nas imagens, o USCGC Stone atracado na BNRJ, em fotos do editor Guilherme Poggio. Também é possível ver alguns navios da Marinha do Brasil que por vários anos ficaram atracados ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizando Período de Manutenção Geral (PMG), como o NDCC Mattoso Maia (G28) e a fragata Defensora (F41).